Falta de crédito desacelera varejo brasileiro

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Falta de crédito
Foto: Divulgação

A falta de crédito é um dos fatores que mais prejudica o poder de compra da população brasileira atualmente. Para contornar o problema varejistas de todos os segmentos apostam em operações financeiras alternativas em busca da preferência e da fidelização de seus clientes.

A base da pirâmide social brasileira, constituída por 76% da população, distribuída entre as classes C, D e E, é responsável por quase 50% do consumo no país. Esse mesmo público, no entanto, é o que mais encontra dificuldades durante suas compras, principalmente quando necessitam de empréstimo.

Esse potencial mercado, prejudicado por esses empecilhos, é o grande alvo das empresas que disponibilizam alternativas dentro de seu próprio estabelecimento. Algumas oferecem financiamentos por conta própria, outras contam com empresas parceiras para agilizar processos em seu ecossistema, afastando a necessidade de um banco para intermediar as transações.

Falta de crédito impede maior consumo

Um levantamento do Instituto Locomotiva, em parceria com a PwC, revelou que 56% das pessoas da classe C já deixaram de comprar algo por falta desse recurso. Nas classes D e E, este número sobe para 72%.

Segundo a mesma pesquisa, 87% das pessoas nas classes C, D e E consumiriam mais se tivessem um acesso mais fácil a crédito, 79% deles já solicitaram aumentos em seus limites, mas 38% não conseguem.

“Com a chegada dos bancos digitais e a pandemia, as pessoas passaram a ter conta em banco, em parte para receber o auxílio-emergencial. Mas não a serviços financeiros”, afirma Pedro Albuquerque, cofundador e diretor de Novos Negócios da Retail Payment Ecossistem (RPE)

“Mesmo os bancos digitais não conseguem atingir plenamente a população das classes C, D e E, pois, ou eles não têm interesse ou disponibilizam valores muito pequenos, que não resolvem a demanda”, complementa.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress