Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

EUA relatam falta de medicamentos contra câncer

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

falta de medicamentos

A falta de medicamentos contra câncer está forçando os médicos a tomar decisões difíceis sobre como tratar seus pacientes nos Estados Unidos. Segundo reportagem da NBC, as ações incluem racionar doses e recorrer a outras opções de tratamento, por vezes, menos eficazes e com mais efeitos colaterais.  No fim de maio, a FDA listou 14 medicamentos contra câncer em falta no país.

Um relatório do Comitê de Segurança Interna e Assuntos Governamentais do Senado revela que a falta de  medicamentos aumentou quase 30% entre 2021 e 2022. Entre os remédios em falta está a carboplatina, agente quimioterápico usado como tratamento de primeira linha para vários tipos de câncer, entre eles o de mama, ovário, cabeça e pescoço, e câncer de pulmão.

Já uma pesquisa da Rede Nacional Abrangente de Câncer apontou que 93% dos centros de câncer dos EUA relataram escassez de carboplatina, enquanto 70% estavam com falta de cisplatina.

Os especialistas em câncer no país sabiam que a escassez estava chegando e tentaram se preparar. Nos últimos meses, eles racionaram arredondando para baixo as doses de carboplatina em 10%, sem diminuir a eficácia da droga. A carboplatina não é apenas uma droga eficaz; também é menos tóxico e causa menos efeitos colaterais do que outras drogas disponíveis.

De acordo com uma pesquisa realizada em maio pela Sociedade de Ginecologia Oncológica, médicos em pelo menos 40 estados têm pelo menos um medicamento quimioterápico em falta.

O que levou à falta de medicamentos contra câncer?

A atual escassez de carboplatina e cisplatina foi causada em parte por problemas de qualidade em uma fábrica, a Intas Pharmaceuticals, na Índia. Entretanto, especialistas dizem que o verdadeiro problema é mais crônico uma vez que a lucratividade dessa indústria é muito baixa ou inexistente.

A cisplatina e a carboplatina são baratas: custam US$ 15 e US$ 23 o frasco, de acordo com a US Pharmacopeia. Muitas farmacêuticas acabam fechando as portas ou enfrentando problemas de qualidade devido à dificuldade de investir em tecnologia.

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress