Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Farmácia associativista tamanho família

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Farmácia associativista tamanho família
Eduardo Lobato e a tia Celia Lobato Ribeiro: aprendizado sobre farmácia ultrapassando gerações

Uma pequena drogaria na cidade mineira de Pitangui se transformou em uma farmácia associativista tamanho família – que administra uma loja da Entrefarma, duas da Maxi Popular e dez da Ultra Popular.

A trajetória da família Lobato e Ribeiro na gestão do negócio é o destaque do oitavo episódio da seção Minha História, espaço dedicado a empreendedores que, heroicamente, movem as farmácias brasileiras.

Desde garotinho Eduardo Lobato, diretor comercial do Grupo Entrefarma, já era familiarizado com o varejo farmacêutico. Ele ajudava a tia Celia Lobato Ribeiro em uma loja de 40 m², localizada literalmente embaixo de uma escada. Formada como farmacêutica pela UFMG, Celia fundou a Farmácia São Geraldo em 1989, juntamente com o irmão Joelson, em um endereço que até hoje é a sede do grupo.

“Éramos nós dois e mais um funcionário cumprindo uma jornada que começava às 7h e só terminava, muitas vezes, às 22h todos os dias”, relembra. Anos mais tarde, o marido Clodoaldo juntou-se ao empreendimento e hoje é diretor de expansão e TI. Celia responde pelas decisões operacionais e financeiras.

Farmácia associativista superou todos os planos econômicos

Em 34 anos de atividades, a família viu-se obrigada a conviver com diversos planos econômicos, hiperinflação, troca de moedas e taxação de juros. Os percalços foram muitos desde a fundação, mais dois deles quase acabaram com o negócio – o confisco da poupança e das aplicações financeiras do Plano Collor, em 1990, e o encerramento das atividades da MinasCaixa, em 1991.

“De uma hora para outra ficamos sem capital de giro para honrar nossos compromissos bem no período em que estávamos nos firmando financeiramente”, ressalta Celia.

Mas nada foi motivo para desanimar os irmãos, que continuaram firmes no comando da drogaria. Em 1999, conseguiram comprar o lote onde estavam instalados e ergueram uma loja de maior porte, rebatizando-a de Farmácia Solução. “Tivemos que trocar o nome porque, na cidade vizinha de Divinópolis, um empresário já havia registrado a marca São Geraldo”, explica.

Foi nessa época que Lobato, aos 11 anos, começou a ajudar a tia na farmácia. “Buscava uma oportunidade para trabalhar e comecei fazendo o que era preciso naquele momento. Limpava a prateleira, guardava remédio, conferia as mercadorias, fazia entrega a pé e assim fui aprendendo e tomando gosto pelo negócio. Até que minha tia me propôs cuidar de toda parte gerencial”, conta Lobato.

Entrefarma e Farmarcas: a virada de chave

Um dos marcos divisórios da trajetória do grupo foi a criação da Entrefarma, em 2008, rede associativista que conta com mais de 100 lojas em quase todo o estado de Minas Gerais. “Nossa família foi uma das três fundadoras. E nesse período, começamos a assimilar mais profundamente ensinamentos sobre gestão e estratégias de crescimento orgânico”, acredita Lobato.

Em 2012, a Febrafar, por meio de Edison Tamascia, resolveu criar outra rede associativista, a Ultra Popular. “Ele nos convidou para uma reunião e acabamos montando a terceira loja da Ultra Popular do Brasil. Foi o estopim para a rede virar Farmarcas e passar a atuar como uma administradora de redes”, completa.

O sucesso dessa empreitada fez a diretoria da Entrefarma decidir pela associação à Farmarcas. “Com duas bandeiras comungando das mesmas estratégias, fortalecemos nossa operação”, ressalta.

Hoje o grupo conta com 13 lojas de três bandeiras espalhadas por quatro municípios mineiros – Pitangui, Sete Lagoas, Pará de Minas e Governador Valadares. A meta é fechar o ano de 2023 com 14 PDVs e chegar a 25 unidades em 2025.

“A inovação e os processos e ferramentas de gestão providos pela Farmarcas nos auxiliam a estar sempre em evolução, com visão clara sobre onde estamos e para onde queremos chegar”, finaliza Lobato.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!