Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Farmácias do Paraná são destaque em congresso

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

A experiência de implantação do cuidado farmacêutico nas Farmácias do Paraná levou o terceiro lugar na área de Uso Racional de Medicamentos, no I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas. Cerca de 900 trabalhos foram apresentados. O evento organizado pelo Conselho Federal de Farmácia reuniu em torno de 4 mil participantes em Foz do Iguaçu.O trabalho ‘Processo de implantação de serviços farmacêuticos no âmbito do cuidado farmacêutico nas farmácias de uma Secretaria de Estado da Saúde’ traz um relato sobre o serviço dos chamados consultórios farmacêuticos – espaços onde os usuários da farmácia recebem atendimento individual com orientações quanto à administração do medicamento, possíveis reações adversas e interações medicamentosas que podem prejudicar o tratamento.No mesmo serviço o farmacêutico avalia se o tratamento do paciente está alcançando os resultados esperados e faz contato com o médico ou outro profissional de saúde caso detecte algum problema ou seja necessária alguma mudança no tratamento. O processo de implantação foi iniciado em 2015 com o Ministério da Saúde e, com o fim da parceria, passou por um redesenho adaptado à realidade das farmácias estaduais.O trabalho é de autoria da farmacêutica Paula Rossignoli, com coautoria de Deise Pontarolli, Claudia Moretoni, Suzane Virtuoso e Nathalie Mingorance, todas do Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.PLANO – “Aproveitamos o espaço em um evento tão relevante para a área farmacêutica para relatar esta experiência da Secretaria da Saúde que está sendo tão bem-sucedida. É uma oportunidade de compartilhar o que estamos fazendo, e de maneira pioneira no componente especializado, para que outras pessoas possam conhecer e até mesmo implantar de acordo com cada realidade”, fala Paula.

O cuidado farmacêutico faz parte do Plano Estadual de Saúde 2016-2019 como uma das metas para a qualificação da Assistência Farmacêutica no Estado. A ideia é implantar consultórios farmacêuticos nas Farmácias do Paraná das 22 regionais de saúde do Paraná até o fim de 2019. O serviço estará em 13 regionais no próximo mês. A previsão é de que a meta seja cumprida no final de 2018.

HEMEPAR – O trabalho dos profissionais de Farmácia na hemorrede paranaense foi tema de outra participação da Secretaria da Saúde no Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas. O diretor do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), Paulo Hatschbach, falou sobre a participação dos farmacêuticos em todos os processos relacionados ao sangue distribuído para a rede pública de saúde no Estado.

“51% dos profissionais de nível superior que compõe os 22 pontos da Rede Hemepar no Paraná são farmacêuticos. Eles exercem diversas e importantes funções e fazem parte de todos os processos, desde a triagem até a distribuição do sangue para 384 hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde no Estado”, destaca Hatschbach, que também tem formação na área.

O diretor participou da mesa que teve como tema ‘O papel do farmacêutico no hemocentro e nos serviços de hemoterapia’. O debate também contou com a presença de representantes da Coordenação-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde e da Coordenação-geral de Laboratórios de Saúde Pública do Mato Grosso do Sul.

 

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress