Na foto que ilustra essa reportagem, o CEO Jeff Bezos decidiu vestir um jaleco para promover o lançamento da Amazon Pharmacy, em novembro do ano passado. Mas a figura do fundador da Amazon assumindo o papel de farmacêutico reforça a principal preocupação dos profissionais do setor, segundo o resultado da última enquete do Panorama Farmacêutico.
Questionados sobre os maiores impactos negativos do advento das farmácias online, 1.344 (42%) dos 3.182 leitores que participaram da enquete apontaram o risco de uso indevido de medicamentos.
O percentual está bem acima do registrado nas demais alternativas – corrida por preços e menos interação pessoal, ambas com 16% (499 e 494 respostas, respectivamente); o fim da farmácia tradicional (14% – 440 votos); e incidência maior de erros na dispensação (3% – 101 votos). Somente 9% (304 votos) não veem nenhum perigo com esse movimento.
A manifestação dos leitores vai ao encontro de uma pesquisa do Conselho Federal de Farmácia (CFF) realizada pelo Datafolha. O levantamento indica que cerca de um quarto da população possui o hábito de se automedicar ao menos uma vez por semana e quase metade (47%) dos brasileiros faz uso de medicação sem prescrição médica no mínimo uma vez no mês.
Valorização de farmacêuticos
Sérgio Mena Barreto, CEO da Abrafarma, vê com bons olhos a chegada de novos players digitais, mas ressalta a importância do varejo farmacêutico tradicional como canal de atenção à saúde. “O cliente encontra no ambiente da farmácia mais praticidade e confiança. A tecnologia deve ser incorporada para facilitar as operações do ponto de venda, mas jamais substituirá o trabalho consultivo que o farmacêutico pode exercer”, avalia.
Como parte desse compromisso, a entidade lançou uma cartilha de conscientização sobre o autocuidado, que pode ser baixada gratuitamente na página oficial criada para o Movidos pela Saúde, projeto recém-criado pela Abrafarma. “Toda a população tem acesso a esse material, assim como as farmácias poderão utilizá-lo em campanhas de orientação aos seus clientes”, destaca Barreto.
Nova enquete
A nova enquete é alusiva ao Dia Nacional do Medicamento Genérico, que acontece no próximo dia 20 de maio e celebra os 22 anos de implementação desse gênero de remédio no Brasil. Mas na sua opinião, qual o futuro dessa categoria no varejo farmacêutico brasileiro? Participe e contribua para o debate.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
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