Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Farmácia Popular perde 2 mil farmácias por suspeitas de fraude

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Uma portaria do Ministério da Saúde, publicada no último dia 18 de junho, determina o descredenciamento de quase 2 mil farmácias do programa Farmácia Popular. Segundo a pasta, a medida foi adotada diante de suspeita de irregularidades, já que fraudes cometidas no programa provocam prejuízos estimados em R$ 500 milhões por ano.

Os cortes representam 5% dos estabelecimentos credenciados pelo programa, que foi criado em 2006 durante o governo Lula. O Farmácia Popular é um dos mais populares na área da saúde e, na última estimativa, existiam no Brasil mais de 34 mil farmácias credenciadas, distribuídas em mais de 4 mil municípios.

Segundo a professora Julieta Ueta, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, “a farmácia popular é um benefício para a população e todos devem lutar para receber seus medicamentos gratuitos”.

Há menos de dois meses, o Ministério da Saúde reduziu o preço pago às farmácias para 22 medicamentos que estão no programa, para gerar uma economia de R$ 800 milhões. Segundo estimativas do governo, ainda há uma fila de aproximadamente 45 mil estabelecimentos interessados em participar do programa.

Fonte: USP

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress