Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Farmácia Vaticana une tradição e tecnologia

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Farmácia Vaticana une tradição e tecnologia em 150 anos
Foto: Reprodução site Farmácia Vaticana

Poucos negócios no varejo farmacêutico conseguem tão longa sobrevida. Mas a Farmácia Vaticana quebra essa regra, preservando a tradição e ao mesmo tempo apostando em tecnologia intensiva.

Fundada em 1874 como reserva de medicamentos para o Papa e cardeais, a farmácia ocupa uma área total de 1 mil m² dividida em diversos espaços, incluindo uma ampla sala de vendas, armazéns subterrâneos e escritórios.

O estabelecimento mantém 65 funcionários e um portfólio de cerca de 40 mil produtos, entre medicamentos, suplementos, itens de higiene e dermocosméticos. Passam por lá diariamente, em média, 2 mil pessoas, das quais mais de 50% são turistas.

Automação é o diferencial da Farmácia Vaticana

Um dos grandes diferenciais da loja da Farmácia Vaticana é a presença de seis portas automáticas para a distribuição de medicamentos por meio de robôs, que entregam os produtos ao farmacêutico em apenas oito segundos.

E esta é apenas uma das muitas inovações introduzidas após uma reestruturação completa realizada em 2020. Além da automação de vendas, o smart ticket também foi ativado. A ferramenta possibilita que o consumidor acesse informações relevantes sobre os produtos com um simples toque no telefone celular.

A farmácia ainda exibe vitrines virtuais com telas conectadas a computadores para que se possa visualizar os medicamentos. Outro elemento inovador é a adoção de um sistema de eliminação de filas de espera em tempo real.

Desde sua fundação, várias intervenções e acomodações foram feitas nas instalações. A última grande ampliação data de 1989, mas nos últimos três anos foram renovados o depósito (2017-2018), os escritórios administrativos e a seção de cosméticos (2018-2019) e, finalmente, a área de vendas (2019-2020).

Papa Francisco agradece aos farmacêuticos

No dia 18 de setembro, o Papa Francisco recebeu em audiência, no Vaticano, um grupo de 150 consagrados da Ordem Hospitaleira de São João de Deus, colaboradores e funcionários da Farmácia Vaticana.

De acordo com o Pontífice, os farmacêuticos são uma mão próxima e estendida, que não se limita a distribuir medicamentos, mas transmite coragem e proximidade. “Obrigado a vocês e a todos os farmacêuticos por isso! Sua profissão não é uma profissão, é uma missão”, afirmou. Com informações do Vatican News

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress