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Farmácias apostam em mercado de ensaios clínicos

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ensaios clínicos
Foto: Divulgação Walgreens

 

Depois de consolidar a farmácia como hub de saúde, o grande varejo farmacêutico está explorando um novo nicho de mercado, o de serviços de ensaios clínicos. Segundo reportagem do Drugstore News, a incursão neste mercado pode parecer estranha para alguns, mas é óbvia dada ao esforço em ser a porta de entrada para a saúde dos pacientes.

Além disso, há uma necessidade crescente da indústria farmacêutica de desenvolver e trazer novos medicamentos e vacinas para o mercado, em meio a esforços regulatórios crescentes da FDA para arregimentar participantes para os ensaios clínicos.

Entre as redes que estão avançando nesse novo nicho de mercado destacam-se a CVS  Health, a Walgreens e o Walmart. Em junho de ano passado, a Walgreens iniciou uma operação voltada à área de ensaios clínicos, com o objetivo de usar os dados de pacientes de suas farmácias para aumentar o recrutamento em estudos conduzidos por fabricantes de medicamentos.

Outro player, a CVS Health, está se consolidando na indústria de ensaios clínicos. Por uma década, a rede operou uma organização de pesquisa doméstica que apoiou mais de 200 ensaios clínicos, principalmente em oncologia, diretamente das casas dos pacientes. Ela também opera um grupo que concluiu mais de 100 estudos de evidências do mundo real para empresas farmacêuticas. Visando uma visão mais ampla do papel que poderia desempenhar na pesquisa clínica, a CVS Health criou o Clinical Trial Services (CTS), em maio de 2021.

Já o Walmart está avançando desde o lançamento do Healthcare Research Institute, em outubro de 2022. “Nosso serviço se concentrará em intervenções e medicamentos inovadores que podem fazer a diferença em comunidades sub-representadas, incluindo idosos, residentes rurais, mulheres, populações minoritárias e muito mais”, afirma John Wigneswaran, diretor médico do Walmart, enfatizando que, para que as terapias sejam bem-sucedidas, elas precisam ser avaliadas em todos que possam tomá-las.

Barreiras existentes para participantes de ensaios clínicos

A capacidade de oferecer opções convenientes para os pacientes participarem de ensaios clínicos é uma marca registrada dos grandes varejistas. Por conta da Covid-19, os pacientes não conseguiram chegar aos centros de ensaios clínicos e os fabricantes estavam procurando novas maneiras de alcançar os consumidores em testes futuros.

“Estamos criando oportunidades para proporcionar maior comodidade para os pacientes participarem e começar a remover algumas das barreiras que tradicionalmente existem para participantes de ensaios clínicos”, explica Ramita Tandon, diretora de ensaios clínicos da Walgreens.

Uma das maiores barreiras à participação do paciente tem sido estrutural, especialmente para moradores de áreas rurais ou do extremo sul do país. Quando os pacientes se inscrevem para testes e precisam viajar longas distâncias para centros médicos acadêmicos, eles geralmente não participam das consultas de acompanhamento. “A taxa de abandono é superior a 20%”, disse Ramita.

Para superar essa barreira, a Walgreens ativou 10 centros de ensaios clínicos e também oferece a opção de participar por telefone. Por meio da recente  aquisição da CareCentrix, a rede pode conduzir certos aspectos dos ensaios clínicos na casa do paciente.

O Clinical Trial Services, da CVS, também está oferecendo participação experimental virtualmente e nas casas das pessoas. “Um em cada cinco pacientes abandona os ensaios clínicos devido ao ônus associado à participação no próprio ensaio clínico. Temos uma história de 20 anos com mais de 1.100 MinuteClinics e uma base profunda no trabalho protocolado liderado por nossas enfermeiras, o que nos permite trazer pesquisas para esse ambiente e ter a confiança de que isso ocorrerá de uma maneira que atende às expectativas dos pacientes e patrocinadores”, ressalta Tony Clapsis, chefe do CTS. A clínica trouxe oportunidades de pesquisa para 25 milhões de membros e inscreveu cerca de 20.000 pacientes em 15 áreas terapêuticas.

O Walmart não fica de lado quando o assunto é conveniência. A varejista criou o MyHealthJourney, uma ferramenta digital que torna mais fácil para as pessoas ingressarem em estudos clínicos, ao mesmo tempo em que simplifica seus cuidados e elimina as lacunas de atendimento. A ferramenta digital permite que os pacientes da pesquisa acessem seus próprios dados  de saúde, incluindo registros médicos.

Áreas terapêuticas

Enquanto a Walgreens está focando em problemas cardiovasculares, diabetes e doenças renais crônicas, a CVCS, que está apoiando ensaios em 15 áreas terapêuticas, incluindo vacinas, metabólica e dermatologia, planeja expandir para outras áreas terapêuticas, bem como para os estados onde realiza ensaios. “

Já o Walmart Healthcare Research Institute, inicialmente focado em diabetes, doenças cardiovasculares, Cpovid-19 e asma, está olhando para HIV, demência, obesidade e doenças raras como oportunidades futuras e se concentrará em intervenções e medicamentos inovadores que podem fazer a diferença em comunidades sub-representadas.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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