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Walgreens inicia aposta no mercado de ensaios clínicos

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ensaios clínicos

A Walgreens Boots Alliance lançou nesta quinta-feira, dia 16, uma operação voltada à área de ensaios clínicos. O objetivo é usar dados de pacientes de suas farmácias para aumentar o recrutamento em estudos conduzidos por fabricantes de medicamentos. As informações são da Reuters e da Fierce Healthcare.

A rede norte-americana de drogarias vem procurando expandir além de seu negócio principal. No ano passado, aliás, investiu US$ 5,5 bilhões para adquirir uma participação majoritária em duas operadoras de saúde – a VillageMD e a CareCentrix.

Com o negócio de ensaios clínicos, a empresa planeja usar seu vasto acervo de dados e novos serviços para ajudar a reduzir custos para a indústria farmacêutica e capturar uma fatia do mercado de aproximadamente US$ 83 bilhões.

“Essa é mais uma maneira pela qual estamos construindo nosso próximo mecanismo de crescimento de soluções de saúde centradas no consumidor”, disse Ramita Tandon, diretora de ensaios clínicos da Walgreens.

A executiva ingressou na empresa há oito meses para desenvolver o negócio de ensaios clínicos. “É uma tremenda oportunidade em escala nacional para melhorar a porcentagem de pacientes nos EUA que participam de pesquisas clínicas. E, mais importante, melhorar a natureza diversificada dos ensaios”, afirma.

Apenas 3% dos médicos e pacientes do país participam de pesquisas de ensaios clínicos que levam a novas terapias, de acordo com dados da Food and Drug Administration (FDA). Quase 80% dos ensaios clínicos não cumprem os prazos de inscrição, muitas vezes contribuindo para atrasos dispendiosos. A indústria também reconheceu a necessidade de mais diversidade nos ensaios clínicos.

Capilaridade das farmácias para realização dos ensaios clínicos

A Walgreens planeja expandir rapidamente três linhas de serviço com foco no recrutamento de pacientes. Para ampliar o acesso de participantes, a rede quer usar as lojas físicas como locais para a realização dos ensaios clínicos, usando as equipes de atendimento. Outro objetivo é alavancar a CareCentrix, uma empresa de gerenciamento de saúde domiciliar, para implantar soluções de assistência médica domiciliar e permitir que os pacientes com condições complexas ou crônicas participem de ensaios clínicos em casa.

A rede de farmácias também trabalha com uma startup chamada Pluto Health, uma plataforma de dados de saúde que agrega registros médicos, bem como dados de laboratório e farmácia. A startup diz que fornece acesso a cerca de 90% das instituições de saúde nos EUA, totalizando cerca de 280 milhões de registros de pacientes. A Walgreens planeja alavancar essa parceria para ajudar os fabricantes de medicamentos a combinar pacientes com ensaios clínicos.

“Nossa parceria com a Pluto nos permite entender os insights clínicos e farmacêuticos de uma jornada do paciente para identificar o paciente com mais precisão. Então, em vez de lançar uma ampla rede em toda a população dos EUA para ver se há interesse em participar, adotará uma abordagem muito mais direcionada e precisa, para encontrar os pacientes certos nas comunidades certas”, finaliza Ramita.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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