O primeiro óleo de cannabis medicinal, aprovado pela Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica (ANMAT), chama-se Convupidiol e já está disponível nas farmácias da cidade de Rosário, na Argentina. Voltado para as epilepsias refratárias, o novo medicamento é fabricado e produzido nacionalmente pelo laboratório Alef Medical Argentina. As informações são do Grupo La Provincia.
Segundo a reportagem o único problema é o alto custo em adquirir o medicamento. De acordo com o Colégio de Farmacêuticos da cidade de Santa Fé, o frasco está em torno de 62 mil pesos, o equivalente a R$ 3.499,90.
Em 2017, com a Lei 27.350, foram estabelecidas as diretrizes legais para a pesquisa científica e o uso da cannabis, que vinham sendo aplicadas em uma crescente informalidade. E já em novembro do ano passado, o Executivo publicou por decreto no Diário Oficial da União a nova regulamentação, legalizando o auto cultivo e a venda de óleos nas farmácias, por meio de receitas magistrais.
O óleo de cannabis medicinal da Alef Medical Argentina concentra-se em epilepsias que são principalmente infantis; 99,6% puro e 0,017% de THC, segundo dizem os fabricantes.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!