Farmácias da Abrafad já preveem R$ 7 bilhões de faturamento

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

FARMÁCIAS DA ABRAFADFarmácias associativistas, Abrafad, farmácias, associativismo
Fotos: Leandro Luize

As farmácias da Abrafad mantêm crescimento consistente acima da média do setor e já preveem chegar a R$ 7 bilhões de faturamento até o fim do ano. A receita das 28 redes que integram o grupo associativista representaria uma evolução de 14% em comparação ao ano anterior, enquanto o varejo farmacêutico projeta avanço na faixa de 9% a 11%.

A performance da associação a credenciaria como dona do quarto maior faturamento do varejo farmacêutico nacional, caso ela fosse uma rede de farmácias. Ficaria somente atrás das gigantes RDSaúde, Grupo DPSP e Farmácias Pague Menos.

Ao todo, as farmácias da Abrafad administram 5,4 mil PDVs em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal. No início do ano, mantinha cerca de 5 mil lojas. “Mas apesar dessa expansão orgânica, é o desempenho das lojas maduras que vem puxando nosso incremento, o que ratifica a relevância do associativismo como recurso para impulsionar as operações do varejo farmacêutico regional”, observa o diretor executivo Nilson Ribeiro.

O atual patamar do grupo revela um crescimento substancial do projeto que teve início em 2017 a partir da união de forças de três redes de farmácias associativistas – Melhor Compra, Soma Farmácias e Universal Farma, que administravam 973 unidades com receita de R$ 817 milhões.

Farmácias da Abrafad e evolução no faturamento
(em bilhões de R$)

234987245985795842309583095830492345523454325
Fonte: Abrafad

Farmácias da Abrafad atraem seleta audiência para encontro de negócios

A seleta audiência presente à 7ª edição do Encontro de Negócios com as farmácias da Abrafad, ocorrida em São Paulo (SP) nos dias 9 e 10 de outubro, refletiu a solidez do grupo. A rodada atraiu 46 fabricantes de medicamentos, produtos de HPC e provedores de serviços para o varejo. O número recorde resultou também no aumento da carga horária destinada às reuniões táticas dos fornecedores com as farmácias associativistas – de 18 para 20 horas.

Reunioes
Reuniões táticas entre indústria e varejistas somaram 20 horas em dois dias

A Maxinutri é uma das companhias que prestigia o encontro desde sua primeira edição. “É o momento ideal para revisarmos rotas comerciais com a alta gestão da indústria. E o nível de informação e compartilhamento de boas práticas proporcionados pela Abrafad nos dão segurança e respaldo para aumentar nossa penetração nas farmácias”, acredita o gerente nacional de vendas Lucas Franco

“O evento representa uma oportunidade ímpar para estreitarmos relacionamento com as associadas”, complementa Giancarlo Dal Mulin, gerente executivo de associativismo da Catarinense Pharma. Adão Fonseca, diretor comercial da Melhor Compra, corrobora essa percepção. “Aproveitamos essa oportunidade para colocar em prática JBPs bem alicerçados e capitalizar resultados visando ao fim de ano e à temporada de verão”, observa.

Foco na gestão das lojas e capacitação de líderes

A Abrafad vem procurando reforçar o desenvolvimento das farmácias afiliadas por meio de ferramentas próprias de gestão, a exemplo da Smart – que parametriza e indica as melhores condições de compra para cada medicamento, artigo de HPC, integrando indústrias e distribuidoras em uma só plataforma. “Também contamos com um robusto sistema de BI focado em precificação e fidelização, o que dá respaldo para incentivarmos as redes na jornada de digitalização do negócio”, conta Ribeiro.

A Academia de Treinamento e Atualização vem sendo outra aposta da associação. Em parceria com o instituto HS&E, a entidade realiza capacitações periódicas com os líderes das redes. “Buscamos aguçar a visão estratégica dos gestores, voltada à análise e interpretação de dados. Detectamos que esses ensinamentos revertem, em curto e médio prazo, na melhor condução das operações e no aumento do tíquete médio”, conclui.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress