Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Farmácias de Curitiba e genéricos vivem momento de alta

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Farmácias de Curitiba
Foto: Canva

As farmácias de Curitiba (PR) e o mercado de genéricos na capital paranaense encontram um setor promissor. O mercado de farmácias em Curitiba vê novas lojas abrindo com frequência e uma demanda cada vez maior pelos medicamentos não referência. As informações são do Plural Curitiba e da Rádio Band News FM.

Farmácias de Curitiba com maior capilaridade

Com uma maior oferta de profissionais de saúde e clientes que consomem também outros produtos do mix, como os de higiene e beleza, as farmácias de Curitiba têm ampliado cada vez mais sua capilaridade.

A cada três meses, duas novas farmácias são inauguradas na cidade, segundo o CRF-PR. De acordo com o conselho, em 2015, a capital tinha 681 drogarias, total que já chegou a 756 em 2023. A entidade também aponta que, esse total representa que há uma farmácia para cada 2,3 mil habitantes.

“O crescimento que vemos está relacionado também à quantidade de profissionais do mercado, farmacêuticos que saem da universidade, começam a trabalhar e já montam o próprio negócio”, analisa o diretor-tesoureiro do CRF-PR, Eduardo Valério.

Inflação abre caminho para os genéricos

E nem a inflação tem assustado o varejo curitibano. Isso porque o consumidor da capital paranaense tem buscado mais os medicamentos genéricos, que chegam a ser até 30% mais baratos que os de referência.

Na cidade, os remédios acumulam uma alta nos preços na casa dos 6,6% no ano. Essa inflação é quase o dobro da geral para o município, que ficou na casa dos 3,5% de janeiro a agosto.

Em paralelo, o varejo curitibano e nacional tem visto a busca pelos medicamentos genéricos e similares crescer. De acordo com a PróGenéricos, o primeiro semestre de 2023 apresentou um crescimento de 3,6% nas vendas desses remédios.

Trazendo esse avanço para unidades, 35 milhões a mais foram comercializadas no período, totalizando 979 milhões entre janeiro e junho deste ano.

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress