Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Farmácias de Guarujá atendem mais de três mil pessoas por dia

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Em média, mais de três mil pessoas têm acesso, diariamente, a uma lista variada de medicamentos, com 216 itens que são oferecidos gratuitamente nas farmácias públicas de Guarujá – único município do Estado de São Paulo a ter farmacêutico em tempo integral em todas as suas 15 Unidades de Saúde da Família (Usafas). Nesta lista constam medicamentos básicos, controlados e do componente especializado (também conhecido como alto custo).

A unidade líder de atendimentos atualmente é a Farmácia do Cidadão de Vicente de Carvalho, que oferece tratamentos diariamente ao público, que gira entre 800 e 1 mil pacientes. “O retorno a este endereço (Av. São João, 155) no ano passado foi muito bom, pois este lugar passou por ampliação, é mais acessível, além de estar mais próximo de outras unidades de saúde do Município. Somos uma referência aqui em Vicente de Carvalho”, afirma o farmacêutico responsável pela farmácia, Antônio Sérgio Sardinha.

Informatização

Desde o ano passado, o Município conta com uma unidade totalmente informatizada, a farmácia do Centro de Atenção Psicossocial III (CAPS III), que atende a cerca de 50 pacientes por dia.

“Isso garante economicidade, pois proporciona maior controle na dispensação dos medicamentos e também do lote. Ou seja: se tiver algum problema no lote, sabemos quem o recebeu”, afirma a coordenadora de Assistência Farmacêutica do Município, Juçara Barga do Nascimento.

Segundo ela, outro ponto que ganhou maior informatização foi o almoxarifado, que desde o ano passado conta com novo sistema, que garante maior precisão nos relatórios de distribuição. Além disso, ainda este ano o local passará por ampla reforma.

Ela afirma ainda que o Município tem trabalhado firme para informatizar todas as unidades farmacêuticas, o que deve acontecer em breve. Uma boa ajuda é uma verba de R$ 65 mil a ser recebida até julho deste ano, proveniente do Programa Qualificar-SUS, do Ministério da Saúde.

“Nos credenciamos em dezembro e fomos aprovados para receber esses recursos no início deste ano. Para isso, tivemos que atender a pelo menos sete, de 12 critérios estabelecidos pelo Programa. Isso possibilitará a compra de computadores para equipar as unidades”, afirma Juçara.

Unidades

Farmácia do Cidadão:

Vicente de Carvalho (Av. São João, 155) – de 800 a 1 mil atendimentos por dia

Vila Júlia (R. Marivaldo Fernandes, 275) – 500 atendimentos por dia

Jardim dos Pássaros (Rua Rouxinol, 25) – 300 atendimentos por dia

Unidades de Saúde da Família (Usafas):

15 unidades – média de 70 atendimentos por dia em cada unidade

Farmácia do Caps III:

CAPS III (Av. Adriano Dias, 692, Jardim Boa Esperança, Vicente de Carvalho) – 50 atendimentos por dia

Consultório Farmacêutico no Willian Rocha:

Hospital de Infectologia Willian Rocha (Rua Hélio Ferreira, 370, Jardim Boa Esperança, Vicente de Carvalho) – 100 a 150 atendimentos por dia

Fonte: Diário do Litoral

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress