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Farmácias do Paraná patinam na estratégia digital

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farmácias do Paraná

As farmácias do Paraná ostentam números superlativos quando o assunto é o total de lojas em operação – mais de 10,4 mil, o quinto maior contingente entre os estados brasileiros. Além disso, estão à frente da Bahia e do Rio de Janeiro no volume de salas de assistência farmacêutica. Mas o posicionamento digital está bem aquém dessa realidade.

É o que indicou um estudo inédito da Zeeng, consultoria especializada na análise de performance de marketing e engajamento online das marcas. Por meio de soluções de big data, a pesquisa leva em conta a movimentação digital nos últimos 90 dias até 10 de janeiro e estabelece escore de um a dez pontos – com peso 4 para as postagens nas redes sociais, 3,5 para a veiculação de notícias espontâneas e 2,5 para a posição no Google Analytics.

Apenas duas redes conseguiram pontuação suficiente para compor a análise. São elas a Drogaria Nissei, dona do nono maior faturamento do varejo farmacêutico nacional, e a Vale Verde, entre as top 30 do setor. No entanto, apresentam escore considerado baixo, respectivamente 1,91 e 1,81.

“Como parâmetro, as três melhores farmácias da Região Sul estão bem mais avançadas em relação ao posicionamento digital, diversificando melhor sua atuação entre as redes sociais, a geração de notícias na web e o engajamento no Google”, adverte Eduardo Prange, CEO da Zeeng.

Farmácias do Paraná bem abaixo no escore digital

Farmácias do Paraná restritas às redes sociais

O desempenho digital das duas redes de farmácias do Paraná está basicamente atrelado à atuação nas mídias sociais. Esses canais responderam por 100% da pontuação da Nissei, que detém uma ativo de 300 mil seguidores – dos quais 73% no Facebook e 26% no Instagram.

Onde estão os seguidores da Nissei nas redes sociais

Onde estão os seguidores da Nissei nas redes sociais

“No entanto, a julgar pela frequência das postagens nos últimos três meses, percebemos uma tentativa da Nissei de reforçar presença no Instagram, que concentrou 304 das 596 inserções no período – 51%”, destaca Prange. No caso da Vale Verde, Facebook e Instagram somam 58K do total de 59 mil seguidores, sendo que a segunda rede foi usada em 52% das postagens.

Onde estão os seguidores da Vale Verde nas redes sociais

Facebook                  39K
Instagram                  19K
YouTube                   155
Twitter                        101

Ausência das farmácias do Paraná em mídia espontânea

A Vale Verde é a única com presença em notícias espontâneas na internet entre as farmácias do Paraná. Ainda assim, o escore de 0,51 é tímido. Embora mantenham iniciativas positivas voltadas especialmente aos serviços clínicos e vivam um ciclo de expansão, essa modernização operacional não se reflete em um trabalho mais poderoso para estimular inserções em mídias de alcance nacional, segundo alerta da Zeeng. “E isso tem impacto direto no Google Analytics, onde ambas praticamente inexistem no ranqueamento”, complementa Prange.

Posts campeões de engajamento

Não à toa o Instagram vem predominando como principal meio de difusão dos produtos e serviços das farmácias. O canal é responsável pelos seis posts campeões de engajamento nos últimos 90 dias, todos eles dedicados a promoções. As cinco primeiras posições pertencem à Nissei (vídeo abaixo).

A principal audiência ficou a cargo da divulgação dos resultados da mais recente promoção envolvendo os produtos da Aishy, uma das marcas exclusivas da Nissei. “Foram 2,2 mil curtidas e 318 comentários, bem acima das 330 curtidas da segunda maior postagem em engajamento. E isso se deu por meio de um vídeo, o que revela a importância de veicular conteúdos mais diferenciados e com recursos audiovisuais”, conclui.

PRINT DO VIDEO

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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