Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Vale Verde inicia profissionalização com nova diretoria

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Vale Verde inicia segunda onda de profissionalização com nova diretoria

A passagem de bastão do fundador Rubens Augusto para a filha Ana Carolina Augusto, em 2012, representou o primeiro passo do plano de crescimento das Farmácias Vale Verde. Praticamente restrita a Londrina nas primeiras três décadas de operações, a rede consolidou-se como maior player do varejo farmacêutico no norte do Paraná, com mais de 21% de share. Agora, chega a segunda onda de profissionalização por meio de uma nova diretoria executiva.

Novos diretores - stacy, carla, carol, pedro e raul
Stacy Marcondes, Carla Caldi, Ana Carolina Augusto, Pedro Pierolo e Raul Jacob Créditos: Thaís Fujarra

Ana Carolina seguirá como principal comandante, mas pela primeira vez terá a companhia de executivos com status de diretoria, a partir do diagnóstico elaborado pela consultoria Galeazzi. Em entrevista exclusiva ao Panorama Farmacêutico, ela antecipou a meta de superar as 50 lojas em três anos – hoje são 31 –, avançar pelo estado do Paraná e fortalecer as conexões com plataformas de tecnologia e startups, com foco no varejo digital e nos serviços de saúde.

Em comum, as novas lideranças são nomes oriundos do mercado, com experiência em outros segmentos do varejo. O diretor comercial Raul Duarte Jacob passou por companhias como DIA e P&G. “Ele concilia a vivência com a indústria de bens de consumo e a agressividade nas vendas característica do setor supermercadista, tanto que já está liderando a estruturação de um programa de fidelidade com cashback”, destaca.

Stacy Marcondes assume o cargo de CFO, substituindo Rafael Augusto, irmão de Ana Carolina e que passa a integrar o conselho administrativo. Ela acumula vivência internacional após mais de sete anos como gestora na rede de departamentos nova-iorquina Bed, Bath & Beyond. Pedro Henrique Pierolo será o diretor de operações, respaldado pela carreira em rede como a Centauro.

Varejo digital

Carla Caldi, há 15 anos na Vale Verde, completa o time na condição de diretora de omnicanal, um dos focos do projeto de expansão. “Neste ano, inclusive, nos tornamos pioneiros na região e também uma das primeiras redes de farmácias do país a firmar um acordo regular com o iFood, que prospectava um parceiro tradicional em Londrina, cidade onde já consegue 80% de penetração”, enfatiza.

Como parte dos processos de transformação digital, a Vale Verde iniciou a integração de seus sistemas operacionais a um aplicativo em desenvolvimento pela SantaCruz, uma das principais distribuidoras da rede. “Isso permitirá automatizar o registro de pedidos eletrônicos e fornecerá importantes dados para mapear o perfil dos clientes e a gestão das categorias – tarefa que passou a ser segmentada em gerências por tipo de produto”, explica. Os indicadores sustentarão decisões como a otimização do número de SKUs – que sofreu uma revisão por conta de pandemia e totaliza 10 mil produtos.

Serviços farmacêuticos

A Vale Verde ocupa a 26ª colocação no ranking de faturamento do grande varejo farmacêutico da Abrafarma, mas avança para o 22º lugar em receita por cliente – resultante da expansão de áreas como a de serviços farmacêuticos. “Nossas salas clínicas já respondem por 10% do volume de negócios”, revela Ana Carolina. Uma das estratégias é criar vínculos com startups, a exemplo da Atende Doc, que possibilitará a incorporação de uma plataforma de telemedicina ao rol de serviços clínicos.

VALE VERDE
Fundação: 1974
Operação atual: 31 lojas em 15 cidades do norte do Paraná, além de um laboratório de manipulação e uma loja online
Posição no ranking da Abrafarma: 26ª em faturamento e 22ª no quesito faturamento por cliente
Número de SKUs: 10 mil

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/biobalance-avanca-com-suplementos-em-grandes-redes/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress