Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Farmácias podem auxiliar na vacinação contra a Covid-19

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

eua divulgam orientacoes para vacinacao da covid 19 em farmacias

A proposta da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias(Abrafarma) de oferecer as salas de imunização das redes associadas para serem pontos de vacinação contra a Covid-19  ganhou apoio do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e respaldo da Federação Internacional Farmacêutica (FIP). Segundo  dados da entidade,  farmácias nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Irlanda já estão auxiliando as autoridades na vacinação contra o novo coronavírus.

Em dezembro, a Abrafarma entregou ao governo federal e aos governos estaduais um projeto para aplicação das vacinas da Covid-19 nos estabelecimentos privados, disponibilizando 4.573 lojas com salas de imunização e 6.860 farmacêuticos para a realização do serviço em todos os Estados e no Distrito Federal, sem custo para o Ministério da Saúde ou para a população.

O atendimento ocorreria das 9 às 18h, com uma hora de intervalo para almoço e agendamento eletrônico. A proposta inclui ainda o uso dos centros de distribuição das redes associadas, presentes em 45 localidades, para facilitar o processo de logística e distribuição das vacinas. Outra sugestão é a publicação de um decreto federal ou ato do ministro da Saúde que autorize as farmácias a atuar na imunização de forma supletiva, o que se estenderia a outras entidades comunitárias e privadas.

“Com esse quantitativo de salas conseguiríamos imunizar 365.840 pessoas por dia no país. Estamos tentando ajudar até para ter mais adesão, muitas pessoas têm medo de enfrentar o serviço comum”, afirma Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo. Segundo reportagem, dados da Federação Internacional Farmacêutica (FIP) mostram que as farmácias nos EUA, no Reino Unido e na Irlanda já estão auxiliando as autoridades na vacinação contra o novo coronavírus.

Walter Jorge João, presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), disse que o número de farmácias que disponibilizariam o serviço poderia ser ainda maior, uma vez que a Abrafarma representa parte das farmácias registradas no conselho. “As vantagens para a prestação desse serviço em farmácias seriam a maior facilidade de acesso da população, com horários mais variados e estendidos, e a maior proximidade da residência dos pacientes”, disse.

Ele acrescentou que desde março do ano passado o CFF tem se reunido com membros do Ministério da Saúde para falar sobre o interesse da ampliação da capacidade da rede de vacinação com a ajuda das farmácias, mas o governo federal ainda não deu nenhuma sinalização sobre o assunto.

O presidente do CFF acrescenta que em 2020, por meio dos termos de cooperação público-privado, farmácias e drogarias conseguiram apoiar a saúde pública na campanha nacional contra a Influenza, durante o enfrentamento à pandemia da Covid-19. Em Porto Alegre (RS), por exemplo, do total de 719.573 doses, 155.056 foram ministradas por farmacêuticos em farmácias privadas, ou seja, 22% do total das doses administradas no município. “Uma das grandes contribuições foi diminuir a circulação e pacientes nas Unidades Básicas de Saúde e o aumento da disponibilidade da equipe de saúde para atendimento da demanda crescente de casos de Covid-19”, disse.

Tanto o CFF quanto a Abrafarma afirmam que não há nenhum pedido de contrapartida ao governo federal. As farmácias também têm a ganhar com a maior visibilidade dos produtos que vende, além de deixar claro à população que realizam o serviço de vacinação.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/01/05/progenericos-ingressa-na-justica-para-barrar-aumento-de-icms-em-sp/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress