O maior canal de informação do setor

Farmácias superam 1 milhão de testes rápidos da Covid-19

270

Cinco decisões do mercado farmacêutico sobre testes rápidos da Covid-19

Apenas seis meses foram necessários para que as farmácias brasileiras ultrapassassem a marca de 1 milhão de testes rápidos da Covid-19. O número é superior ao da população de 15 capitais brasileiras, de acordo com os mais novos indicadores da Abrafarma.

Os dados referem-se ao período de 28 de abril a 1º de novembro, totalizando 188 dias. Nesse período, 2.162 estabelecimentos registraram 1.039.294 testagens, o que equivale a uma média de 5.528 atendimentos diários.

“As farmácias ganharam relevância como centros de assistência à saúde nessa pandemia, com testes laboratoriais confiáveis, atendimento seguro e especializado aos pacientes. Além disso, elas contribuíram para auxiliar as autoridades públicas na identificação de novos casos e no trabalho de controle da Covid-19”, avalia Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.

Do total de testes, 148.437 deram positivo (14,28%) e 890.857 (85,72%) foram negativos. Ao todo, 14 estados brasileiros registram um percentual de casos confirmados acima da média nacional. A lista reúne cinco estados da Região Norte (Amazonas, Amapá, Acre, Pará e Rondônia), seis do Nordeste (Ceará, Paraíba, Bahia, Maranhão, Pernambuco e Rio Grande do Norte), dois do sudeste (Rio de Janeiro e Minas Gerais) e um do Sul (Paraná). Apenas Rio Grande do Sul e Santa Catarina apresentam índices abaixo de 10%.

O levantamento ainda revela uma curva ascendente na quantidade total de testes nas duas últimas semanas. Na semana de 26 de outubro a 1º de novembro, esse número cresceu 85,07% em comparação aos sete dias anteriores. Isso ocorre exatamente dois meses depois do último pico, quando o crescimento havia sido de 86,07%.

A pesquisa completa pode ser conferida aqui.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação