O maior canal de informação do setor

Farmácias superam 10 milhões de testes da covid-19

388

Farmácias superam 10 milhões de testes da covid-19

 

 O varejo farmacêutico brasileiro acaba de superar a expressiva marca de 10 milhões de testes rápidos da Covid-19. O número foi alcançado após a semana de 22 de agosto, segundo levantamento da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

Dos 10.083.387 atendimentos, mais de 8 milhões foram realizados neste ano. O serviço teve início no dia 28 de abril de 2020. O primeiro milhão foi alcançado no limite entre o fim de outubro e o início de novembro. O ano passado terminou com cerca de 2 milhões de testagens.

“Essa escalada em 2021 tem relação direta com a evolução da pandemia no Brasil, mas reitera como as farmácias e drogarias se tornaram pontos de saúde estratégicos para a população brasileira e fundamentais para o combate à Covid-19”, enaltece Sérgio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.

O gráfico abaixo mostra o acumulado de testes a cada mês desde o fim de outubro/2020, quando o número de atendimentos superou 1 milhão.

Farmácias superam 10 milhões de testes da covid-19

 

Desde o início da implementação do serviço, o setor registrou 2.083.726 resultados positivos (21%) e 7.999.661 negativos (79%), com 4.337 estabelecimentos ministrando as testagens. Em média, pouco mais de 20,9 mil pessoas recorreram diariamente ao varejo farmacêutico para diagnosticar se haviam ou não contraído o novo coronavírus.

“Os pacientes encontraram nas farmácias um espaço seguro para a realização desses testes, com confiabilidade nos testes laboratoriais, protocolo clínico padronizado, atenção especializada e mais segurança na comparação com os ambientes de hospitais e prontos-socorros. Além disso, todos os resultados são encaminhados às autoridades públicas de saúde, o que colaborou para uma mensuração mais precisa do avanço da Covid-19 no Brasil”, ressalta Barreto.

A pesquisa completa pode ser conferida aqui.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/biobalance-avanca-com-suplementos-em-grandes-redes/

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação