Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Farmarcas se firma como top 4 do varejo farmacêutico

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

0301Farmarcas se firma como top 4 do varejo farmacêuticoFarmarcas já faz as contas para terminar o ano com faturamento recorde. A projeção é chegar a R$ 4,6 bilhões, um avanço de 22% em relação a 2020 e que a consolida como quarto maior grupo do varejo farmacêutico nacional, atrás apenas das gigantes Raia Drogasil, Grupo DPSP e Farmácias Pague Menos. Considerando todo o setor varejista, a rede ocupa o top 40.

O movimento de R$ 3,45 bilhões entre janeiro e setembro é histórico para o período. Com presença em 23 estados e no Distrito Federal, a Farmarcas soma 1.308 pontos de venda e prevê chegar a 1.350 até dezembro. “Vamos totalizar 215 novas lojas em 2021, sendo que apenas 20% foram abertas por novas bandeiras que se juntaram à rede. Isso demonstra um crescimento baseado, sobretudo, no fortalecimento dos associados que já integravam nossa base”, celebra o diretor geral Paulo Costa.

Indicadores da IQVIA sustentam esse argumento. Neste ano, as lojas maduras da Farmarcas – unidades com mais de 24 meses de operações – tiveram incremento de 24,6% nas vendas, contra 11,2% de todo o varejo farmacêutico. Números realmente expressivos para um projeto que teve início há apenas nove anos. “Nossa meta é dobrar a receita até 2025, com foco na digitalização 360º para as farmácias associativistas”, ressalta.

Projeto de e-delivery e geomarketing próprio

Costa atribui parte dos resultados ao conjunto de ferramentas e tecnologias de que o associativismo dispõe para afinar seus processos e ampliar canais de vendas. E uma das apostas é o projeto de e-delivery, que deve se tornar realidade ainda no primeiro trimestre de 2022.

“Desde 2018 temos o aplicativo e agora vamos evoluir para um sistema que permitirá a efetivação das compras em cada loja. Isso representa um esforço de desenvolvimento imenso, pois teremos estoques e precificação de 1.350 farmácias diferentes atualizados em tempo real”, enfatiza.

Por meio do departamento de inovação, a Farmarcas começou a disponibilizar uma ferramenta própria de geomarketing, que subsidia as redes afiliadas a mapear os melhores pontos para abertura de unidades e os perfis de consumo do entorno. “A célula de inovação atua como uma autêntica startup”, destaca.

Campanha de incentivo de R$ 2 milhões

Implementadas em 2017, as campanhas de incentivo ajudam a ilustrar a evolução do modelo associativista. Enquanto a primeira edição movimentou R$ 100 mil, a Promoção Farmarcas 2021 distribuirá R$ 2 milhões em prêmios tanto para consumidores como atendentes e balconistas.

Como tempero para este ano, a campanha repassará parte da premiação a três ONGs – a Central Única das Favelas, o movimento Escoteiros do Brasil e o ecossistema de inserção profissional Gerando Falcões. Os próprios profissionais e clientes ganhadores poderão indicar para qual entidade desejam reverter doações. “Essa iniciativa vai ao encontro do nosso propósito de formar uma grande rede multiplicadora e fomentar o empreendedorismo”, acredita Costa.

FARMARCAS
Fundação: 2012
Faturamento: R$ 4,6 bilhões (projeção de 2021)
Bandeiras associadas: 12 – AC Farma, BigFort, Drogarias Maestra, Entrefarma, Farma100, Farmácia Super Popular, Farmavale, Maisfarma, Maxi Popular, Mega Popular, Mega Pharma e Ultra Popular
Número de PDVs: 1.308
Presença territorial: 24 unidades da Federação (todas, menos Alagoas, Rio Grande do Sul e Sergipe)

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/nova-lei-de-licitacoes-traz-mais-insercao-de-venda-a-varejistas/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress