Projeções revelam um crescimento superior a 10% no faturamento da Pague Menos nesse ano, marcado por transformações profissionais e estruturais. Ao assumir em janeiro, Jonas Marques se tornou o primeiro CEO de mercado da companhia, até então controlada apenas pela família fundadora. As informações são da IstoÉ Dinheiro.
O executivo, psicólogo de formação, aplica técnicas de sua área de estudo diariamente para alterar processos e identificar problemas na operação das farmácias. Sua principal meta é consolidar a marca como segunda maior do Brasil em número de unidades (atrás apenas da RD Saúde) e terceira maior em faturamento (superada por RD Saúde e Drogaria São Paulo).
Antes de assumir efetivamente o cargo e iniciar seus trabalhos com os números da empresa, Marques realizou uma imersão com colaboradores e parceiros para identificar possíveis pontos de melhoria nos processos diários.
“Com dados e observação, descobrimos que gastávamos 178 mil horas por mês apenas para os funcionários cortarem as etiquetas de preços que tinham que ser alteradas nas prateleiras”, revela o CEO. “Esse tempo foi transferido para que o atendimento dos colaboradores aos clientes fosse realizado com mais eficiência e qualidade”, complementa o executivo.
Ações do novo CEO já impactam o faturamento da Pague Menos
As primeiras ações de Marques no comando incluíram também a definição de seis novos pilares de atuação: atendimento, manutenção, processos, precificação, tecnologia e operação.
Além disso, como noticiado pelo Panorama Farmacêutico, a rede inaugurou 30 unidades no primeiro trimestre, reformou outras 400, expandiu os processos de treinamento de seus funcionários e converteu a bandeira das lojas da Extrafarma, adquirida em 2022. “Nessas farmácias, o aumento nas vendas é da ordem de 30% a 35%”, finaliza o CEO.