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Faturamento das grandes redes atinge maior patamar mensal da história

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Faturamento das grandes redes
Foto: Freepik

O faturamento das grandes redes de farmácias em julho foi o maior registrado em um único mês. No período, as varejistas vinculadas à Abrafarma somaram R$ 8,76 bilhões em vendas. Os dados, compilados e auditados pela FIA-USP, integram o balanço da associação.

Em comparação com o mesmo mês do ano passado, o montante apresentou um avanço de 13,11%. Do total, R$ 6,03 bilhões vieram da comercialização de medicamentos, o que também é um recorde na série histórica.

Na comparação entre os sete primeiros meses de 2023 e o mesmo período deste ano houve um crescimento de 14% na receita acumulada, que já totaliza R$ 58,39 bilhões.

Faturamento das grandes redes pode superar os R$ 100 bilhões 

Tomando como base o crescimento registrado no primeiro semestre de 2024 e a performance média para o segundo semestre, que costuma ser ligeiramente superior à do primeiro, a Abrafarma atualizou sua previsão de receita para o ano. Agora, a entidade estima R$ 102 bilhões em vendas.

“Com a perspectiva de melhora no consumo e o posicionamento das lojas como polos de atenção primária e conveniência, as farmácias tendem a ganhar ainda mais relevância nos hábitos de compras dos brasileiros”, explica o CEO, Sergio Mena Barreto.

As maiores redes do varejo farmacêutico já cobrem 70% da população brasileira, somando 10,6 mil unidades divididas entre suas 29 bandeiras.

Serviços de saúde são motor para o crescimento 

Conforme destacado por Mena Barreto, o posicionamento das lojas como hubs de saúde já é um dos principais motores para o bom momento vivido pelo setor. Só no primeiro semestre de 2024, foram realizados 7,3 milhões de serviços clínicos e 4,5 milhões de atendimentos por mais de 5,1 mil drogarias em mais de 1.150 municípios, segundo levantamento da Clinicarx.

Os dados foram apresentados no Abrafarma Future Trends, durante uma das Sessões Paralelas que debateu a Revisão da RDC 44. “O sólido e sustentável crescimento, sequencial e recorrente, demonstra que podemos entregar muito mais do que testes de Covid-19”, afirma Jauri Siqueira Jr., head de serviços de saúde e novos negócios da startup.

No período, as redes ofereceram 111 serviços diferentes, um aumento de 20% em relação ao ano de 2023. Foram 1,6 serviços por consulta, crescimento de 38%.

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