O presidente Edison Tamascia ao lado de seu avatar no metaverso pode ser uma cena futurista, mas simboliza o foco da Febrafar em acelerar a transformação digital para consolidar o associativismo. E o jantar que integrou a programação do Encontro Febrafar indica que esse caminho não tem volta.
O evento na noite desta segunda-feira, dia 11, mobilizou uma audiência expressiva superior a 1,2 mil profissionais no Espaço das Américas, em São Paulo (SP). Visivelmente emocionado, Tamascia resgatou o cenário do mercado farmacêutico em fevereiro de 2000, mês de fundação da entidade, relembrando dirigentes e gestores que colaboraram nessa jornada.
Na época, 29.273 farmácias estavam em operação no Brasil. “E havia quem apontasse esse número como elevado, mas o varejo farmacêutico reforçou seu protagonismo e hoje soma 87.609 pontos de venda”, ressalta.
Com 12.522 lojas, a Febrafar agrega 14,3% do total de farmácias existentes no país. O faturamento das 61 redes associadas chega a R$ 20,4 bilhões. “Nunca procuramos ter uma atuação política intensa. Nosso principal papel foi sempre o de estimular a cultura empreendedora e o relacionamento colaborativo por meio de um modelo de negócios diferenciado. É gratificante constatar o resultado desse esforço, que dissemina saúde e bem-estar para toda a população”, destaca.
Transformação digital e novo ecossistema
Com recursos de cerca de R$ 15 milhões por ano, a entidade vem fazendo da transformação digital um dos pilares para mudar o patamar do associativismo. “Atualmente, contamos com 18 ferramentas de Power BI que norteiam a tomada de decisões das nossas farmácias” revela.
Agora, a entidade decidiu embalar essas soluções em um único ecossistema. A plataforma Orion reúne todas as soluções estratégicas da Febrafar para aprimorar os processos administrativos e os fluxos de compras e vendas – o que inclui o mais recente projeto para implementar o e-delivery nas farmácias.
Além de aglutinar as tecnologias, o ecossistema deve ser explorado como uma fonte para capacitar as equipes dos PDVs. “Teremos vídeos e conteúdos que percorrerão uma trilha de conhecimento colaborativo”, enfatiza.
Novas adesões
O Encontro Febrafar, que se estende até quarta-feira (dia 13), marcou ainda o anúncio de novas incorporações ao time de redes afiliadas. As novas integrantes são a Medfacil, com 20 lojas e sede em Aparecida de Goiânia (GO); e a CB Drogarias, com base em Alfenas (MG) e Cuiabá (MT) e que mantém 192 unidades.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico