O uso de uma ferramenta de compras B2B vem despontando como principal meio para agilizar a reposição de estoque na farmácia e o fluxo de transações com as distribuidoras. Denominada Força de Venda, a plataforma também contribui para dinamizar a operação das equipes comerciais do atacado farmacêutico.
“Trata-se de uma solução única, mas com muitas variantes. Isso porque ela pode ser empregada pelo setor de televendas de uma distribuidora ou por uma equipe de vendas que visita o PDV e digita os pedidos in loco, analisando as necessidades daquela loja e apresentando as promoções, descontos e condições de pagamentos personalizadas”, afirma Vlademir Vargette, gerente de projetos da Procfit.
Segundo ele, a mesma ferramenta pode ser utilizada pela equipe comercial da indústria ou mesmo ser implantada na base do varejista. Este, por meio de um login e senha, acessa a base de dados com as ofertas diárias disponibilizadas na plataforma. “Nas regiões mais remotas, ter a plataforma tecnológica instalada na base da farmácia garante a emissão do pedido e o abastecimento da loja sem a necessidade de deslocamento do vendedor”, ressalta o executivo.
Uma empresa que faz uso do Força de Venda é a Nazária, distribuidora de medicamentos que conta com nove CDs e contabiliza mais de 70% dos clientes provenientes das regiões Norte e Nordeste.
“Somente no mês de março de 2024, no período de pré-alta dos preços dos medicamentos, a empresa trafegou mais de 265 mil pedidos por essa ferramenta, divididos entre televendas (88 mil), representantes comerciais autônomos – RCA (75 mil), equipe da indústria (17 mil) e sistema instalado no PDV (85 mil). Hoje, a plataforma já concentra 60% das vendas mensais da Nazária”, explica Vargette.
E a solução também pode ser aplicada em redes de farmácia que vendem produtos para as lojas licenciadas ou franqueadas, a exemplo do que acontece com a Farma Conde.
Funcionalidades da ferramenta de compras B2B
A ferramenta de compras B2B não requer conexão com internet para funcionar, o que permite seu uso em localidades mais remotas onde o sinal é instável. A única questão é que há uma parametrização que impõe a atualização das tabelas de produtos e preço no sistema a cada seis a 12 horas – tempo que varia conforme a configuração e o volume de dados. “Essa exigência, porém, acaba incentivando a concessão de descontos e promoções-relâmpago”, explica.
A indústria também aproveita os benefícios da ferramenta quando participa de feiras de negócios realizadas por distribuidoras, nas quais os pedidos são trafegados por ela. O sigilo das promoções específicas para cada farmácia é outro diferencial. “Com uma média de 25 mil promoções ativas mensalmente, a Nazária coordena essas informações de modo que as equipes de vendas não visualizem as condições comerciais que foram estabelecidas para outros clientes”, finaliza.