Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Flux Farma inova com delivery para farmácias em 7 estados

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

DELIVERY PARA FARMÁCIASDelivery, farmácias, motoboy, vendas digitais
Foto: Divulgação

Há  apenas um ano em atividade, a Flux Farma já realiza a gestão de delivery para farmácias em sete estados brasileiros. Presente nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, a startup proporciona uma solução eficiente para o gerenciamento das entregas, um dos maiores desafios do varejo farmacêutico.

“Para muitas farmácias, a logística de entrega ao consumidor final é vista como uma complicação. Isso ocorre porque o setor ainda depende de modelos ultrapassados de contratação de motoboys, como o CLT, que trazem insegurança jurídica e dificuldades operacionais”, explica o CEO André Justino.

A contratação de entregadores CLT envolve a definição de escalas, riscos trabalhistas e dificuldades de gestão. Além disso, os aplicativos de transporte não resolvem completamente o problema, pois muitas vezes não há profissionais disponíveis em condições adversas, como chuvas ou fins de semana.

A importância de um delivery eficiente vai ao encontro de dados da Abrafarma, segundo a qual o faturamento dessa modalidade avançou cerca de 35% nos últimos dez anos nas 29 maiores redes de farmácias do país. Já um levantamento da consultoria IQVIA revelou que varejistas que não mantêm um sistema de entrega bem estruturado perdem até 20% de suas vendas potenciais para concorrentes que oferecem um serviço mais eficiente. A pesquisa também indica que mais de 60% dos consumidores preferem farmácias que garantem entregas rápidas, especialmente em situações de emergência.

“Na Flux Farma cuidamos de todas as etapas desse processo, a partir da expedição até a chegada do produto ao consumidor, garantindo um serviço eficiente e sem complicações para a farmácia. Diferentemente dos aplicativos e serviços de entregas tradicionais, que mantêm os motoboys em nuvem ou os acionam apenas quando necessário, nossos entregadores ficam à disposição do PDV”, ressalta Justino.

A operação da Flux Farma atende tanto drogarias como farmácias de manipulação, desde que realizem mais de 1.500 entregas mensais. Redes como Indiana, Portal Farma, Poupa Minas e Ultra Popular já adotaram a solução. Com uma frota de 200 motoboys, a startup planeja expandir atuação para os estados do Amazonas, Pará e Rondônia nos próximos 30 dias.

Delivery para farmácias tem consultoria personalizada

O delivery para farmácias administrado pela Flux Farma combina gestão eficiente, tecnologia avançada e motoboys cooperados. “Nossa frota reúne profissionais que recebem benefícios como pagamento do INSS, planos de saúde e odontológico, seguro e apoio jurídico”, destaca Justino. A participação na cooperativa exige que os motoboys utilizem suas próprias motos.

A integração com o ERP das farmácias assegura eficiência e segurança no processo de vendas. A Flux Farma utiliza inteligência artificial para otimizar rotas e horários, reduzindo custos e aumentando a eficiência das entregas. Além disso, ao iniciar uma operação, trabalha com os gestores para o aprimoramento da operação, oferecendo uma consultoria que leva em conta características regionais e específicas de cada loja.

“Mapeamos a quantidade demandas por bairro, a duração média do trajeto percorrido pelo motoboy em cada região e a captação de clientes novos via delivery. Também mensuramos o tempo de expedição médio nos turnos da manhã e da tarde”, resume.

“Ao terceirizar a gestão desse serviço, o setor consegue se concentrar no seu core business. Essa parceria não só reduz os custos operacionais, mas também melhora a qualidade do atendimento aos clientes”, acredita.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!