Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Fórum de nutracêuticos reúne especialistas na FCE Pharma

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Nutracêuticos
Foto: Panorama Farmacêutico/ Ana Claudia Nagao

Nesta quarta-feira, dia 14 de junho, a FCE Pharma abrigou o NFS – Fórum de Nutracêuticos, Funcionais e Suplementos. Em sua terceira edição, o evento debateu o desempenho de uma categoria que vem apresentando rápido impulso no país, tanto que pela primeira vez alcançou três dígitos de faturamento só com as vendas em farmácias.

A receita desse segmento chegou a R$ 102,5 milhões nos últimos 12 meses até fevereiro de 2023. Um ano foi suficiente para esse mercado avançar 53%. Desde 2019, a evolução atinge impressionantes 165%.

A participação desse nicho na operação de consumer health das farmácias aumentou três pontos percentuais desde 2018, saltando de 45% para 48%. O crescimento acumulado desde então foi de 68%, contra 53% dos medicamentos prescritos.

Os números vão ao encontro da percepção dos consumidores. Segundo levantamento conduzido pela própria IQVIA com 1.015 clientes de farmácias, 49% dos entrevistados ampliaram a preocupação com o aumento do custo de vida nos últimos 12 meses. No entanto, 57% desse público não reduziu o fluxo de compra de produtos para saúde e imunidade.

Potencial global de consumo de nutracêuticos e suplementos

A América Latina representa 8% do consumo total de suplementos alimentares no mundo. Já o Brasil é o segundo maior mercado potencial global de consumo de suplementos, na qual o segmento de proteicos cresceu 75% nos últimos 5 anos, especialmente os “whey proteins”. O setor crescerá cerca de 10% ao ano no Brasil, atingindo R$ 4,18 bilhões em 2026, segundo dados da Euromonitor International.

O NFS é uma iniciativa pioneira da FCE Pharma em parceria com a NutriConnection – Inovação Funcional. Sensível aos desafios do setor, foi idealizado com o propósito de ampliar a gestão da suplementação com debates e apresentações que trazem respostas aos grandes desafios das áreas de P&D, Marketing, Comunicação e Regulatório.

 

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress