Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Franchising Brasil Farma recruta novos franqueados

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Franchising Brasil Farma recruta novos franqueados

Gestora de franquias criada em 2012 para facilitar a atuação de farmácias privadas, a Franchising Brasil Farma tem a meta de chegar a 250 PDVs até o fim do ano. Para isso, o grupo intensificou a procura por novos franqueados. Historicamente, as farmácias que aderiram à Franchising Brasil Farma apresentam avanço de 50% a 300% no faturamento.

A perspectiva de expansão está atrelada aos dois modelos de franquia que a rede trabalha. “A conversão de bandeira representa 35% das adesões, enquanto 65% são provenientes de investidores que buscam abrir novas farmácias”, afirma o diretor executivo Jhonatan Muriel Belotto.

Segundo ele, o investimento para abrir uma nova franquia varia de R$ 350 mil a R$ 550 mil dependendo da bandeira. O grupo detém as marcas Farmácias Brasil Poupa Lar, Farmácias Farmãe e Farmácias Acesso Popular, que somam 230 lojas distribuídas em 11 estados brasileiros, com maior predominância em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Em 2022, a rede contabilizou mais de R$ 520 milhões em vendas.

Perfil das bandeiras da Franchising Brasil Farma

A escolha da bandeira para investimento ou conversão envolve análise do perfil e da localização da loja. A Brasil Poupa Lar, de perfil popular, oferece medicamentos éticos, genéricos e similares de marcas conceituadas com preços altamente competitivos. Já a Acesso Popular pratica uma política agressiva nos preços de medicamentos genéricos e similares, com foco em mercados de concorrência mais acirrada.

A bandeira Farmãe adota um modelo mais tradicional, primando pelo serviço farmacêutico. A rede disponibiliza, além de medicamentos, perfumaria, dermocosméticos e itens de higiene e beleza, uma linha especial para as mães e os bebês.

Suporte integral em ações de vendas e merchandising

Periodicamente, um consultor do grupo se reúne com o franqueado presencialmente ou de forma remota, para avaliar o desempenho do PDV e lançar diversas sugestões para melhorar os resultados e o nível de satisfação dos clientes.

Os franqueados contam ainda com um setor de marketing próprio, que prepara materiais para mídias online e também para a decoração do PDV em datas comemorativas. Com isso, viabiliza ações mais robustas em períodos com maior potencial de vendas, que se somam à campanha anual Show de Prêmios, que distribui diversas premiações aos consumidores, inclusive carros e motos.

Farmácia Escola capacita novos franqueados

Em 2022, a Franchising Brasil Farma mudou-se para uma nova sede administrativa na cidade de Capinzal (SC), em uma estrutura própria de cinco andares, que também abriga a Farmácia Escola, inaugurada este ano. “Trata-se de uma loja-modelo que atende ao público como uma farmácia comercial convencional, mas que contempla espaço para a capacitação do novo franqueado e sua equipe”, explica Belotto.

O executivo complementa que “o espaço proporciona aprendizado teórico e prático da metodologia de trabalho que tem impulsionado o sucesso das farmácias franqueadas”. O franqueado passa por uma imersão que dura de uma semana a até um mês, e ainda há a opção de realizar os treinamentos também de maneira online.

A Farmácia Escola é um projeto pioneiro e único dentro do segmento farmacêutico e abrigará o Projeto Farmácia Escola Solidária, uma iniciativa social desenvolvida em parceria com o Senac. O projeto visa a oferecer um curso gratuito de capacitação para jovens e adultos interessados em ingressar no mercado de trabalho.

“O curso aborda temas fundamentais para a atuação nessa área e prepara os participantes para trabalharem como atendentes em farmácias. É destinado a pessoas de origens socioeconômicas menos privilegiadas, promovendo o desenvolvimento profissional e a inclusão social”, ressalta o diretor. A primeira turma inicia atividades agora em outubro.

A empresa também dispõe de um centro de distribuição em Capinzal, que fornece um portfólio com mais de 100 itens de marcas exclusivas, entre polivitamínicos, gel corporal e produtos de HPC.

Selo de reconhecimento

Pelo terceiro ano consecutivo, a Franchising Brasil Farma recebeu o prêmio 5 Estrelas, concedido pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, e também o Selo de Excelência em Franchising, conferido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A honraria é reservada apenas para as franquias que demonstram um compromisso notável com a qualidade e a ética nos negócios.

“Somos uma das poucas franquias do setor de farmácias e drogarias a receber esse reconhecimento. Isso não apenas valida o compromisso da empresa com a excelência operacional, mas também a coloca no mesmo patamar das melhores franquias do país”, finaliza Belotto.

Os interessados em se tornar franqueado da Franchising Brasil Farma podem entrar em contato pelo e-mail contato@fbf.far.br ou pelo telefone e WhatsApp (49) 3555-6165.

FRANCHISING BRASIL FARMA

Fundação: 2012
Bandeiras: Acesso Popular, Brasil Poupa Lar e Farmãe
Presença territorial: 230 lojas distribuídas em 11 estados – Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Acre e Rondônia
Faturamento: R$ 520 milhões
Número atual de franqueados: 230
Número de colaboradores: 1.600

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress