Ter o poder da gestão dos dados nas farmácias é um dos elementos mais vitais para qualquer empresário que queira prosperar nesse mercado tão competitivo. Mas vale ressaltar que apenas coletar indicadores não significa nada se o gestor não souber utilizá-los para tomar decisões estratégicas.
Dentro da Febrafar, sempre tive essa visão clara. Nossa missão não é apenas fornecer dados, mas sim ajudar nossos associados a aplicá-los da melhor forma possível. Desenvolvemos ferramentas que possibilitam que as redes e farmácias integrantes do grupo possam transformar essas informações em ações práticas e eficazes.
Desde o início, investimos em sistemas que colocam as farmácias na vanguarda da digitalização. Antes mesmo de 2010, já estávamos trazendo consultorias para homologar sistemas operacionais nas lojas e criamos um sistema integrado de compras, algo que para a época era bastante inovador.
Com o tempo evoluímos essa percepção. Exemplo é a criação de uma ferramenta de aferição de indicadores, que poderia auxiliar os gestores na análise e no controle da performance financeira. Os dados, no entanto, precisam ser usados com propriedade. O acesso a informações não terá valor se o gestor não dedicar tempo para analisá-las profundamente e convertê-las em estratégias. O tempo investido no estudo dos números é o que vai permitir decisões mais assertivas e orientadas para o crescimento.
Nesse contexto, convém mencionar o trabalho que fazemos no Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (IFEPEC). Realizamos constantes pesquisas de mercado para entender melhor o consumidor. Queremos saber o que o cliente busca, quais suas expectativas e como as farmácias podem atender a essas demandas de modo mais eficiente.
Essa visão do consumidor final nos permite ajustar estratégias, desde a escolha do mix de produtos até o atendimento, garantindo que nossas redes estejam sempre alinhadas às necessidades do mercado.
Gestão dos dados na farmácia a serviço da inovação
A gestão dos dados na farmácia também potencializa os investimentos em inovação. Mas a verdadeira inovação começa na base sólida e bem estruturada. E é esse entendimento que sustentará o sucesso na implementação de plataformas de e-commerce, aplicativos ou serviços de delivery.
Em nossa trajetória na Febrafar, sempre nos guiamos por essa filosofia. Iniciamos com a digitalização de processos e, ao longo do tempo, aprimoramos nossas ferramentas. Hoje, a inovação está presente em todas as áreas da empresa, incluindo aquelas que, mesmo sem um software específico, transformam seus processos e desenvolvem suas equipes para oferecer um atendimento cada vez melhor aos associados.
A inovação é pensada de forma contínua e 360 graus. Envolvemos nosso time, associados e até mesmo nossos parceiros da indústria e distribuição nesse processo. Tudo é fundamentado em dados, que transformamos em ideias que ajudam as farmácias a gerenciar com eficiência, negociar melhor, identificar tendências e planejar ações de vendas mais rápidas e eficazes.
Isso não é um fim, mas um meio para melhorar continuamente. Mas alcançar esse estágio só é possível quando há uma cultura forte de análise de dados e de utilização desses números para nortear as ações.
Por isso, sempre digo que o gestor de farmácia precisa enxergar o controle de dados como ferramenta de sobrevivência. Não se trata apenas de tecnologia, mas de mentalidade, de estar disposto a aprender com os números e, a partir deles, tomar decisões mais assertivas e competitivas. Essa é a chave para o sucesso no varejo farmacêutico.
Inovar sem olhar para os dados é um caminho perigoso. É como dar um tiro no escuro. Utilizá-los da forma certa nos permite enxergar o futuro com mais clareza, tomar decisões seguras e, o mais importante, entregar o que o consumidor realmente precisa.
* Edison Tamascia é um empresário com 50 anos de experiência no varejo farmacêutico. É presidente da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) e um dos principais promotores do associativismo no país