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Gestão farmacêutica: fatores de sucesso

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Para uma gestão farmacêutica de sucesso, existem alguns pontos chave que não devem ser ignorados. Esse é o setor da administração de

Para uma gestão farmacêutica de sucesso, existem alguns pontos chave que não devem ser ignorados. Esse é o setor da administração de uma farmácia que envolve outras tarefas que não se limitam a conhecer seus produtos.

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Quando falamos em gestão farmacêutica, estamos falando sobre tudo que permite que sua drogaria cresça. São estratégias ligadas a contabilidade, marketing e recursos humanos.

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Você, como gestor do PDV, não precisa concentrar todas essas atividades em si. O ideal é ter profissionais capacitados nessas áreas, mas ter esse conhecimento te ajudará a alcançar melhores resultados.

Para ter a melhor performance possível aliada a uma bela gestão farmacêutica, veja as dicas.

Gestão farmacêutica é planejamento

Tudo em nossa vida, pessoal ou profissional, é fruto de planejamento. Com a gestão farmacêutica não é diferente. Por isso, antes de qualquer mudança em uma das áreas citadas anteriormente, você deve estudar qual o melhor plano de ação.

Com a análise SWOT (balanço de prós e contras da sua farmácia), você conseguirá analisar o que o seu ponto de venda já faz muito bem e também em quais áreas você deve investir em melhorias.

Um exemplo prático: meus produtos estão bem expostos, visíveis e de maneira atrativa (ponto forte: marketing). Por outro lado, minha equipe de vendas não está atuando como o esperado (ponto fraco: serviços humanos).

Com essas informações, você já sabe que seus esforços devem ser centrados em treinamentos e motivação para esse núcleo específico do PDV.

Estoque na ponta do lápis

Ok, esse subtítulo pode parecer meio ultrapassado, mas a mensagem é atemporal. Toda boa gestão farmacêutica precisa estabelecer um controle rígido das movimentações de estoque.

Novamente o SWOT pode ser utilizado. Exemplo: em meu PDV há uma alta demanda por dermocosméticos. Em contrapartida, a saída de remédios controlados é baixa. Logo, meu estoque deve contar com uma maior oferta de dermocosméticos.

Outro ponto de atenção diz respeito aos medicamentos de uso contínuo, como os utilizados para o controle de pressão. O paciente que faz uso constante desses fármacos tem um alto potencial de fidelização caso você sempre conte com esse produto em seu estoque.

O controle do estoque também possibilitará evitar perdas. Tendo em mãos a quantidade de produtos disponíveis e a média de saída, você evitará compras em excesso, que poderiam resultar em futuros medicamentos vencidos.

Marketing é indispensável

Quem não é visto não é lembrado. A máxima também funciona para o varejo farmacêutico. Mesmo os medicamentos sendo produtos essenciais, a concorrência é alta, por isso você precisa estar na ponta da língua de seus clientes.

Toda estratégia de marketing demanda estudo. Esse estudo, para fácil entendimento, pode ser explicado como colocar na balança dois pontos: quem é seu cliente hoje e quem você deseja que seja o seu cliente amanhã.

Se sua farmácia fica em uma via muito movimentada, investir em uma bela fachada irá chamar a atenção. Já se seu ponto de venda está localizado em uma rua mais pacata, você pode chamar atenção por meio de panfletos ou das redes sociais.

Lembre-se, esteja onde seu público está. Exemplo: se você está situado em um bairro residencial com forte presença de idosos, não será por meio de memes no Instagram que você trará novos clientes.

Cada canal, ou seja, formato de comunicação, atinge de uma maneira mais assertiva um determinado público-alvo. Daí a importância de saber quem compra de você hoje e quem você quer atrair no futuro.

Controle financeiro

Mais um paralelo com o nosso dia a dia. Como em nossas casas, nas farmácias as contas também devem ficar no azul no final do mês. Por isso, a gestão financeira prega o fluxo de caixa.

Nesse controle, você deve registrar todo o dinheiro que entra e sai da drogaria. Somente com essas informações você poderá planejar as estratégias e investimentos futuros.

Para que o controle seja efetivo, é bom criar várias subdivisões. Você pode dividir os gastos em variáveis (aqueles que não acontecem todos os meses) e fixos (com os quais você deve arcar mensalmente). Já no caso das receitas, é interessante dividir pela forma de pagamento, pois isso lhe dará um melhor panorama de que dinheiro há na mão e qual entrará no caixa em breve.

Foco no treinamento

De nada adianta você ser o gestor farmacêutico mais capacitado da cidade se todo esse conhecimento ficar centrado apenas em você. O treinamento para seus colaboradores é essencial.

Em primeiro lugar, você deve saber todos os setores que a sua farmácia emprega (balcão, caixa, farmacêutico e etc.). A partir daí você pode buscar opções de cursos para oferecer aos seus funcionários e colaboradores.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


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