Você sabia que a comida japonese pode retardar a gordura no fígado? Um estudo recente, apontou que os itens da culinária oriental podem atrasar a progressão da doença. A pesquisa foi publicada pelo periódico Nutrients, que também chegou à conclusão de que o cardápio contribui para o emagrecimento e processo digestivo.
Para chegar ao resultado, 136 pacientes com gordura no fígado que estavam em tratamento, que adotaram uma dieta com 12 peças da culinária japonesa: arroz, soja, picles, frutos do mar, cogumelos, algas, frutas, chá verde, café, carne de porco e de vaca, sopa de missô e vegetais verde e amarelos. Eles apresentaram uma desaceleração da progressão da fibrose hepática.
Dentro da dieta japonesa, os indivíduos que tiveram melhores resultados foram aqueles que consumiram mais soja, frutos do mar e algas marinhas. Veja a seguir, dicas preciosas de como incluir o cardápio na rotina de uma pessoa com gordura no fígado.
Comida japonesa contra a gordura no fígado?
Ideal para combater a gordura no fígado, a culinária japonesa é composta de arroz cozida no vapor, peixe, alaga marinha, tofu, frutas e legumes cozidos ou em conserva praticamente sem tempero, condimentos, gordura ou açúcar. Saiba quais alimentos são permitidos dentro da dieta para melhorar a gordura no fígado:
- Peixe e frutos do mar: todos os tipos de peixes e frutos do mar são liberados na forma cozida, assada, grelhada ou crua.
- Alimentos de soja: edamame, tofu, missô, molho de soja, tamari e natto.
- Frutas e vegetais: frutas cruas ou em conserva. Os legumes feitos no vapor, refogados, em conserva, cozidos em caldo ou em sopas.
- Algas marinhas: podem ser consumidos crus ou secos e fazem parte da culinária tradicional
- Tempurá: consiste em uma mistura de farinha de trigo com água gelada ou com gás, servido com frutos do mar ou legumes fritos.
- Arroz ou macarrão: o arroz feito no vapor é um item básico da cultura japonesa, além do macarrão sobá, lámen e udon.
- Bebidas: Chá verde quente e chá de cevada frio são as principais bebidas, embora cerveja e saquê possam ser servidos no jantar.
O que é gordura no fígado?
A esteatose hepática, mas conhecida como gordura no fígado, é uma condição em que as células do órgão apresentam acúmulo de gordura. O problema costumas aparecer quando acontece perda rápida de peso, obesidade, diabetes ou excesso de álcool.
Causa da gordura no fígado
Não existem explicações ou estudos que definam as causas da gordura no fígado, mas sabe que a condição está relacionada com outros problemas, como:
- Hepatite viral
- Doenças autoimune
- Obesidade
- Níveis elevados de ferro
- Excesso de álcool
- Dieta desequilibrada
- Colesterol elevado
Quais os sintomas de gordura no fígado?
Em estado inicial, a gordura no fígado não costuma provocar muitos sinais. Muitas vezes, o paciente nem sabe da existência, só por meio de exames. Quando ela avança, os sintomas mais comuns são:
- cansaço excessivo
- dor abdominal
- inchaço da barriga
- perda de apetite
- coceira na pele
- fezes esbranquiçadas
- dor de cabeça
- dor no canto superior direito da barriga/abdômen
- cansaço
- perda de peso sem motivo
Quando a gordura no fígado está em estágio mais avançado, que é ó caso da cirrose, alguns sinais graves são mais evidentes:
- pele amarelada
- amarelamento da parte branca dos olhos
- coceira na pele
- inchaços nas pernas, barriga, pés ou tornozelos