A grande maioria das principais marcas do país não está totalmente adaptada aos celulares e está perdendo negócios por causa disso.
A conclusão é de estudo da consultoria Pontomobi, que analisou a presença na internet das maiores anunciantes no país. Das 235 maiores marcas brasileiras (a maioria é do varejo e da indústria), só 18% estão plenamente adaptadas para celulares, e 34% ainda podem ser consideradas iniciantes nesse meio.
Os critérios usados foram a qualidade do site da marca no celular, se há um aplicativo disponível, a presença em programas de mensagens e, por fim, se o conteúdo em redes sociais é adaptado para ser visto em smartphones. Bons sites têm botões do tamanho correto para clicar e podem ser vistos na vertical.
O uso de celular para acessar a internet ultrapassou o desktop em 2016, no Brasil e no mundo. Desde 2015, a maior parte das buscas feitas no Google vem de smartphones.
“As empresas acabam perdendo negócios por causa dessa demora em se adaptar aos novos meios e investem menos do que poderiam”, afirma Renato Virgili, diretor da consultoria.
Houve avanço nessa adaptação em relação à primeira pesquisa da Pontomobi, em 2014. Na época, 32,4% das marcas não faziam uso de nenhuma ferramenta para celular. Hoje, esse número caiu para zero. Só 41,8% das empresas tinha site para celular, o que aumentou para 85%.
Segundo uma pesquisa da Ebit, 21,5% das compras na internet no ano passado foram feitas via dispositivos móveis, quase o dobro de 2015, quando eram 12,5%.
Os setores mais bem adaptados são telecomunicações, aviação e empresas de serviços digitais, que já nasceram na internet, afirma a Pontomobi. As piores áreas são as de saúde, farmacêutica, entretenimento e alimentos.
A tendência é que os sites deixem de ser apenas vitrines para os serviços. Segundo a consultoria Big Data Corp, a proporção de sites de e-commerce no Brasil que têm loja física diminuiu de 14,5% em 2015 para 4,9% em 2017.
AS MASSAS E O CELULAR
34%
das marcas estão apenas começando
*
48%*
estão em fase de experimentação. A maioria das empresas do varejo se encaixa nessa categoria
14%
estão bem inseridas nos celulares, mas têm onde melhorar
4%
são os “reis do mobile”, considerados experts
Fonte: Pontomobi