Grandes redes da Abrafarma celebram conquistas de 2024

Setor prevê fechar o ano com faturamento acima de R$ 101 bilhões

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

GRANDES REDES DA ABRAFARMAVarejo farmacêutico, redes de farmácias, farmácias, mercado farmacêutico
Vencedores do Prêmio Parceiros do Ano comemoram com membros do Conselho Diretivo e da diretoria da Abrafarma | Foto: Leandro Luize/ Panorama Farmacêutico

As grandes redes da Abrafarma, que respondem por quase metade do faturamento do setor, celebram os números superlativos de 2024 e confirmam a solidez do grande varejo farmacêutico nacional. As 29 bandeiras associadas à entidade projetam encerrar o ano com uma receita acumulada acima de R$ 101 bilhões.

Esse momento foi celebrado no jantar de confraternização realizado nesta quarta-feira, dia 4, no Vibra São Paulo. O encontro atraiu mais de 700 empresários, executivos da indústria e do atacado farmacêutico, dirigentes e representantes do poder público.

Para o CEO da entidade, Sergio Mena Barreto, o evento reconhece o papel fundamental que o varejo farmacêutico exerce no ecossistema de saúde brasileiro. “A nova farmácia extrapola as fronteiras da venda de medicamentos e oferta de serviços de excelência. Ela salva vidas, tal como fez durante a epidemia de dengue, que assolou a saúde pública neste ano”, ressalta.

No ápice de casos da doença, as farmácias ministraram mais de 570 mil exames rápidos, com positividade superior a 20%. “Esses indicadores reforçam as farmácias como hubs de resolutividade em saúde”, acrescenta o executivo.

A representatividade das redes associadas à entidade para o mercado farmacêutico também tem viés de alta. Em 12 meses, o market share dessas empresas em faturamento subiu de 45% para 47%. “Há dez anos essa participação chegava a 41%. Em três anos podemos responder por 50%”, acredita.

Faturamento 3 trimestres (em bilhões de R$)

394840392304598235729503458230
Fontes: Abrafarma e FIA-USP

Protagonismo do setor

As conquistas legais e regulatórias também reforçam o protagonismo da Abrafarma em prol do setor, como a participação ativa dos movimentos intensos para aprovar o texto-base da reforma tributária aprovado na Câmara dos Deputados. “Unimos forças e articulações com associações da indústria em favor de uma legislação que corrija as profundas distorções na sistemática envolvendo a cobrança de impostos”, afirma Marcelo Cançado, presidente do Conselho Diretivo.

Segundo ele, a entidade defendeu abertamente a isenção tributária para todos os tarjados e 60% de redução automática para os medicamentos isentos de prescrição. Também reivindicou alíquota zero no caso de compras públicas e da saúde suplementar, remédios do Farmácia Popular e envolvidos em pesquisas clínicas, amostras grátis, devoluções, doações e vacinas.

“Não faltaram idas e vindas até chegarmos a uma redação considerada ideal, que posiciona, efetivamente, os medicamentos como bens essenciais. É um avanço inédito na política tributária brasileira”, acrescenta.

Reconhecimento aos parceiros da indústria

Um dos pontos altos do evento foi a realização da 12ª edição do Prêmio Parceiros do Ano, dedicado aos fabricantes e produtos que mais se destacaram em performance no grande varejo farmacêutico. São 17 categorias, sendo seis troféus para os fabricantes e 11 voltados para os produtos. A organização e definição dos critérios ficam a cargo da consultoria IQVIA.

“O mercado farmacêutico desempenha um papel fundamental na economia do Brasil. É inspirador ver esse setor se reinventando com a integração de novas tecnologias, a ampliação de serviços nas farmácias e uma relação colaborativa bem alinhada com a indústria”, afirma Mena Barreto.

Prêmio Parceiros do Ano – vencedores de 2024

Fabricantes
Medicamento de marca: Eurofarma
Medicamento similar: Neo Química
Medicamento genérico: EMS
Medicamentos isentos de prescrição e outros produtos OTC: Cimed
Consumer health: Nestlé
Vendas por e-commerce: EMS
Produtos
Medicamento de marca: Ozempic (Novo Nordisk)
Medicamento similar: Neosoro AD (Neo Química)
Medicamento genérico: Tadalafila MG (Eurofarma)
Medicamentos isentos de prescrição e outros produtos OTC: Dorflex (Opella)
Nutricosmético e dermocosmético: Cetaphil (Galderma)
Higiene e beleza: Rexona Desodorante (Unilever)
Cuidado infantil: Pampers (P&G)
Cuidado adulto: K-Med (Cimed)
Nutricional: Nutren Senior (Nestlé)
Vitaminas e suplementos: Lavitan (Cimed)
Produto do Ano
E-Commerce 2024: Pampers (P&G)

 

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress