As grandes redes da Abrafarma, que respondem por quase metade do faturamento do setor, celebram os números superlativos de 2024 e confirmam a solidez do grande varejo farmacêutico nacional. As 29 bandeiras associadas à entidade projetam encerrar o ano com uma receita acumulada acima de R$ 101 bilhões.
Esse momento foi celebrado no jantar de confraternização realizado nesta quarta-feira, dia 4, no Vibra São Paulo. O encontro atraiu mais de 700 empresários, executivos da indústria e do atacado farmacêutico, dirigentes e representantes do poder público.
Para o CEO da entidade, Sergio Mena Barreto, o evento reconhece o papel fundamental que o varejo farmacêutico exerce no ecossistema de saúde brasileiro. “A nova farmácia extrapola as fronteiras da venda de medicamentos e oferta de serviços de excelência. Ela salva vidas, tal como fez durante a epidemia de dengue, que assolou a saúde pública neste ano”, ressalta.
No ápice de casos da doença, as farmácias ministraram mais de 570 mil exames rápidos, com positividade superior a 20%. “Esses indicadores reforçam as farmácias como hubs de resolutividade em saúde”, acrescenta o executivo.
A representatividade das redes associadas à entidade para o mercado farmacêutico também tem viés de alta. Em 12 meses, o market share dessas empresas em faturamento subiu de 45% para 47%. “Há dez anos essa participação chegava a 41%. Em três anos podemos responder por 50%”, acredita.
Faturamento 3 trimestres (em bilhões de R$)
Protagonismo do setor
As conquistas legais e regulatórias também reforçam o protagonismo da Abrafarma em prol do setor, como a participação ativa dos movimentos intensos para aprovar o texto-base da reforma tributária aprovado na Câmara dos Deputados. “Unimos forças e articulações com associações da indústria em favor de uma legislação que corrija as profundas distorções na sistemática envolvendo a cobrança de impostos”, afirma Marcelo Cançado, presidente do Conselho Diretivo.
Segundo ele, a entidade defendeu abertamente a isenção tributária para todos os tarjados e 60% de redução automática para os medicamentos isentos de prescrição. Também reivindicou alíquota zero no caso de compras públicas e da saúde suplementar, remédios do Farmácia Popular e envolvidos em pesquisas clínicas, amostras grátis, devoluções, doações e vacinas.
“Não faltaram idas e vindas até chegarmos a uma redação considerada ideal, que posiciona, efetivamente, os medicamentos como bens essenciais. É um avanço inédito na política tributária brasileira”, acrescenta.
Reconhecimento aos parceiros da indústria
Um dos pontos altos do evento foi a realização da 12ª edição do Prêmio Parceiros do Ano, dedicado aos fabricantes e produtos que mais se destacaram em performance no grande varejo farmacêutico. São 17 categorias, sendo seis troféus para os fabricantes e 11 voltados para os produtos. A organização e definição dos critérios ficam a cargo da consultoria IQVIA.
“O mercado farmacêutico desempenha um papel fundamental na economia do Brasil. É inspirador ver esse setor se reinventando com a integração de novas tecnologias, a ampliação de serviços nas farmácias e uma relação colaborativa bem alinhada com a indústria”, afirma Mena Barreto.
Prêmio Parceiros do Ano – vencedores de 2024
Fabricantes | |
Medicamento de marca: | Eurofarma |
Medicamento similar: | Neo Química |
Medicamento genérico: | EMS |
Medicamentos isentos de prescrição e outros produtos OTC: | Cimed |
Consumer health: | Nestlé |
Vendas por e-commerce: | EMS |
Produtos | |
Medicamento de marca: | Ozempic (Novo Nordisk) |
Medicamento similar: | Neosoro AD (Neo Química) |
Medicamento genérico: | Tadalafila MG (Eurofarma) |
Medicamentos isentos de prescrição e outros produtos OTC: | Dorflex (Opella) |
Nutricosmético e dermocosmético: | Cetaphil (Galderma) |
Higiene e beleza: | Rexona Desodorante (Unilever) |
Cuidado infantil: Pampers | (P&G) |
Cuidado adulto: | K-Med (Cimed) |
Nutricional: | Nutren Senior (Nestlé) |
Vitaminas e suplementos: | Lavitan (Cimed) |
Produto do Ano | |
E-Commerce 2024: | Pampers (P&G) |