Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Grávida pode tomar paracetamol? Saiba a dosagem e riscos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

O uso consciente de medicamentos é uma orientação válida para todas as pessoas, mas especialmente durante a gestação, quando o cuidado deve ser redobrado.

Além de poder trazer complicações para a gestante, o uso inadequado de remédios ― principalmente quando feito por automedicação ― pode também causar prejuízos à saúde do bebê.

Grávidas quando sentem dor de cabeça ou febre, por exemplo, costumam ter dúvida sobre qual remédio é seguro tomar. Entre esses tipos de medicamentos, um dos mais conhecidos é o paracetamol, que tem ação analgésica e antitérmica.

De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o uso de paracetamol durante a gestação é permitido, mas não deve ser feito sem orientação médica.

Além de ser comercializado com o próprio nome da substância, sem obrigatoriedade de receita, pode ser encontrado pelos nomes comerciais como Sonridor, Coristina Termus, Pratium, Tylidol, Vick Pyrena e vários outros.

No texto a seguir, mostramos quando esse medicamento é considerado seguro e quais os riscos presentes quando usado de forma irresponsável durante a gravidez.

Quando tomar paracetamol?

O uso de paracetamol, quando prescrito para adultos, bebês ou crianças, visa contribuir para a redução de febre e alívio de dores leves a moderadas, como dores causadas por quadros de gripe e resfriados, dor de garganta, de dente ou de cabeça.

Fonte: Minuto Saudável 

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress