O maior canal de informação do setor

Emba lança tecnologia para transporte de medicamentos

4.117
Grupo Emba lança tecnologia inovadora para transporte de medicamentos
A sócia Fernanda Pires manuseia a caixa térmica, que substitui embalagens descartáveis

 

Uma tecnologia inovadora do Grupo Emba para o transporte e armazenagem de medicamentos está conquistando a atenção de players como a Profarma Specialty.

As novas regulamentações no setor farmacêutico e o contexto da pandemia vêm resultando em 24 horas de operações ininterruptas no parque fabril do Grupo Emba, na região do ABC Paulista. A empresa, que há 15 anos desenvolve soluções para transporte de medicamentos de especialidades, mobilizou seu time de pesquisa com a meta de acelerar o lançamento de novas tecnologias e ampliar competitividade no canal farma.

Sete novos produtos ganharam o mercado neste ano. O mais recente é uma inédita caixa térmica de logística reversa, que substitui embalagens descartáveis no atacado farmacêutico. A EmbaAdvanced Reverse diferencia-se por possuir isolante térmico a vácuo (VIP) e elemento refrigerante PCM (Phase Change Material), que garantem elevadas estabilidades.

Fármacos que precisam ser conservados entre 2º e 8º C mantêm essa condição de temperatura por mais de 100 horas. No range de 15º a 25º, a estabilidade chega a 240 horas. “São dez dias em que medicamentos de alto custo ficam livres de qualquer excursão de temperatura”, afirma a diretora Fernanda Pires. Está disponível em quatro tamanhos – 5, 10, 20 e 48 litros, configurados para as mais diferentes necessidades da indústria e das distribuidoras.

Com alta durabilidade, a caixa conta com reposição individual dos elementos que compõem a solução, perpetuando seu uso por até cinco anos ou mais. O lançamento já está em conformidade com a RDC nº 430 da Anvisa, que regula as boas práticas de transporte e armazenagem de medicamentos. “A companhia que adota esse produto está, automaticamente, implantando uma solução que atende tanto às exigências atuais como as que entrarão em vigor a partir de 2022, relacionadas à distribuição de carga seca”, acrescenta Fernanda.

Mais sustentável

Outro diferencial da tecnologia é a aptidão para logística reversa. Com estrutura robusta e acabamento rígido de fácil montagem, desmontagem e higienização, a EmbaAdvanced Reverse está sempre pronta para reuso. Essas características agilizam o dia a dia da operação, reduzem a necessidade de caixas de uso único e também a emissão de resíduos.

A solução é produzida no Brasil e a tecnologia PCM foi desenvolvida com química verde. Isso significa que todo o processo de desenvolvimento preconizou o respeito ao meio ambiente, sem substâncias nocivas de algum modo à natureza e à saúde humana. “O nosso cliente, além de zerar perdas com medicamentos de alta complexidade, para de adquirir produtos descartáveis e ainda agrega valor sustentável ao seu negócio. É um ganho não apenas para a área de qualidade, mas que se estende aos departamentos de compras e de marketing”, enfatiza a diretora comercial Adriana Schveitzer.

As funcionalidades da EmbaAdvanced Reverse despertaram a atenção da Profarma Specialty, integrante do grupo AmerisourceBergen. “Utilizar esse tipo de caixa térmica nos dará mais segurança quanto à estabilidade da temperatura do produto durante o trajeto e, consequentemente, da sua qualidade ao chegar ao destino. Além disso, entendemos que há uma importante questão de sustentabilidade, com a diminuição no uso de materiais descartáveis”, comenta Andreza Ceschim de Souza, gerente regulatório e de qualidade.

Crescimento

Em dois anos, o volume de novos negócios cresceu 50%. Além de indústrias e distribuidoras farmacêuticas, o Grupo Emba atende redes de hospitais, transportadoras, pesquisas clínicas e operadores logísticos. Para absorver essa demanda, inclusive, o grupo iniciou a migração rumo a uma nova planta em São Bernardo do Campo (SP), cuja área de 4 mil m² é três vezes superior à da atual.

A empresa coleciona inovações. Foi a primeira fabricante de gelo a oferecer testes em laboratório próprio, em 2010. Em 2019, tornou-se a primeira no Brasil a desenvolver, qualificar e homologar embalagens reversas, sustentáveis e com utilização de gelo PCM. Certificado com ISO9001, O Grupo Emba tem o melhor custo x benefício do mercado.

“Um país continental e com variações climáticas já impõe desafios extras para o segmento de cadeia fria. E se considerarmos também a pandemia, o envelhecimento da população e a maior necessidade de acesso rápido a medicamentos e vacinas, inovações tecnológicas são imperativas”, acredita Fernanda.

GRUPO EMBA
Fundação: 2006
Sede: fábrica em Diadema, no ABC Paulista. Empresa está migrando para nova planta em São Bernardo do Campo, na mesma região e com área de 4 mil m²
Os investimentos aumentaram a capacidade de atendimento em 70%

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/biobalance-avanca-com-suplementos-em-grandes-redes/

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação