O hipotireoidismo é um distúrbio da tireoide bastante comum entre os humanos. Caracterizado pela queda na produção dos hormônios da glândula, sua existência pode gerar diversos problemas e limitações para a pessoa, sendo a alimentação um fator muito importante. Alguns alimentos podem fazer bem, e devem ser aproveitados. Outros, a curto e longo prazo podem prejudicar à saúde, devendo ser evitados.
Por exemplo, alimentos que fornecem nutrientes como iodo, fibras, antioxidantes e gorduras saudáveis são ótimas opções para quem tem hipotireoidismo. Entretanto, os que contêm glicosinolatos devem ser evitados, já que diminuem mais ainda a produção de hormônios da tireoide. Veja a lista abaixo e saiba detalhadamente qual alimento a pessoa com este distúrbio pode ou não comer.
5 alimentos indicados para quem tem hipotireoidismo
Uma dieta ideal para pessoas com hipotireoidismo deve ser balanceada e saudável acima de tudo. Em geral, devem ser priorizados alimentos com fontes de fibras, antioxidantes e minerais. Confira quais são os mais indicados abaixo:
- Alimentos ricos em zinco
Carne bovina, nozes, castanhas e castanha-do-pará são ótimas opções;
- Alimentos ricos em cobre
Cacau, amendoim, amêndoa e aveia, por exemplo;
- Alimentos com alto teor de antioxidantes
Acerola, abóbora, caju, mamão, morango, tomate, abacate e laranja são ideais;
- Alimentos fonte de iodo
Algas marinhas, sal iodado, frutos do mar, leite e derivados devem ser utilizados;
- Alimentos fonte de selênio
Ovos, carnes, frutos do mar, cogumelos, cereais integrais e castanha-do-pará são fundamentais.
Mesmo que não se encaixem nos grupos citados acima, alguns cereais integrais devem ser aproveitados por quem tem o distúrbio. Pão integral, macarrão integral e arroz integral, por exemplo, têm alta quantidade de fibras. Isso é muito importante para saciar a pessoa e auxilia a não engordar.
Lembrando que, não apenas tais alimentações devem ser seguidas por quem tem hipotireoidismo. É necessário que a pessoa pratique atividades físicas regularmente como forme de promover a disposição física, mental e o humor. Além disso, também ajuda no metabolismo e na perda de peso.
5 alimentos que devem ser evitados
Não apenas o prejuízo na produção de hormônios na tireoide, mas o ganho de peso também é um problema frequente no hipotireoidismo. Quem tem esse distúrbio deve evitar alguns tipos de alimentos para manter a saúde em dia. São eles:
- Alimentos fonte de glicosinatos
Brócolis, couve, repolho, nabo, rabanete, couve-flor e couve de Bruxelas são prejudiciais;
- Alimentos ricos em açúcar
Bolos, doces, refrigerantes, sorvete e biscoitos devem ser evitados;
- Alimentos industrializados
Carnes defumadas, margarina, molhos e temperos prontos, fast food e salgadinhos, assim como os anteriores;
- Cereais refinados
Pão branco, macarrão branco e arroz branco são ao contrário dos integrais;
- Soja e derivados
Leite de soja, tofu, tempeh e óleo de soja não são indicados.
Ressaltando que, os alimentos citados acima não devem ser 100% cortados da dieta. Porém, em excesso, todos devem sim ser evitados.
Tendência a engordar é mito ou verdade?
Realmente, é uma verdade que quem tem hipotireoidismo carrega tendência a ganhar peso. Isso porque essa condição desacelera o metabolismo, o que causa um considerável aumento na massa corporal. Entretanto, a pessoa não engorda tanto quanto se imagina, variando de 2 a 4 kg. Esse não é o maior problema do distúrbio e, se controlado, não será tão constante assim.
Resumindo, mantendo uma dieta balanceada, saudável e seguindo as orientações dos alimentos acima, é possível que este problema não seja tão grande. Os exercícios físicos não podem ser deixados de lado, já que são fundamentais no duelo contra o ganho de peso.
Além da alimentação, pessoas com hipotireoidismo também precisam ser acompanhadas por um endocrinologista, que poderá indicar medicamentos para regular as funções tireoide e diminuir os sintomas da doença, que podem incluir cansaço, aumento do peso e pele seca. Conheça outros sintomas e veja como tratar o hipotireoidismo.