Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Impostos, RDC e mix pautam distribuição farmacêutica

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Impostos, RDC 430 e mix pautam distribuição farmacêutica

A distribuição farmacêutica elegeu sua agenda de prioridades para 2024. A pauta que promete mover as distribuidoras de medicamentos neste ano inclui desafios como a ampliação do mix de produtos para o varejo a reforma tributária e o aumento do ICMS em pelo menos 11 unidades da Federação.

Vinicius DallOvo, diretor-executivo da Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), expôs essas estratégias em entrevista exclusiva ao Panorama Farmacêutico.

Segundo o executivo, o impacto da reforma tributária no setor de medicamentos e as mudanças no cálculo do ICMS dos estados dominarão o trabalho da entidade junto aos associados. O assunto, inclusive, será tema de um dos painéis do Encontro de Líderes, evento restrito a convidados, que acontece em paralelo ao Conexão Farma.

“Vamos debater os impactos de médio e longo prazo da reforma, que exigirão uma readaptação de toda a cadeia de distribuição de medicamentos no país”, avalia.

Outra questão importante é a ampliação da oferta de produtos para as farmácias. “O distribuidor regional é quem apoia a indústria e irá auxiliar o varejo independente nessa missão de ter um mix de produtos maior nas lojas para ofertar ao consumidor”, explica.

Distribuição farmacêutica também avalia implicações da RDC 430

A distribuição farmacêutica também redobra as atenções sobre a RDC 430, que entrará em vigor no dia 16 de março e trata das boas práticas de distribuição, armazenagem e transporte de medicamentos. Os distribuidores já vêm, há algum tempo, se adequando às novas normas que entrarão em vigor.

Este ano, outro desejo da Abradilan é intensificar o trabalho de assessoria farmacêutica com as distribuidoras, para que elas continuem sempre em conformidade com as questões regulatórias. “Também temos como objetivo desenvolver um programa para os associados focado no aprimoramento da gestão e dos processos logísticos nos Centros de Distribuição (CDs), a fim de promover uma cultura de melhoria contínua com foco no resultado.

Números atualizados da distribuição farmacêutica

Atualmente, a entidade conta com 158 empresas associadas e 75 grupos econômicos, presentes em 25 estados mais o Distrito Federal. Com atuação nacional, as distribuidoras atendem 95% dos municípios brasileiros, com presença em 91% das farmácias.

De acordo com dados IQVIA, a Abradilan tem 30,01% de market share do mercado de distribuição em unidades e 17,7% em valores. Tem presença majoritária especialmente na categoria de similares e genéricos – 48,9% em unidades e 44,8% em valores.

Os distribuidores associados fazem mais de 50 mil entregas por dia, com mais de 4.500 veículos, que trabalham 24 horas na maioria das cidades do Brasil.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!