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Indiana atinge segundo maior faturamento por loja

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Indiana atinge segundo maior faturamento por loja O ranking do varejo farmacêutico da Abrafarma apresenta um exemplo de evolução consistente fora dos grandes centros. Com base administrativa no interior de Minas Gerais, na cidade de Teófilo Otoni, a Farmácia Indiana saltou quatro posições em três anos e hoje é a segunda rede com maior faturamento por loja no Brasil. A rede tem 127 lojas distribuídas por Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais, com 18 mil SKUs.

Esse quesito revela o quanto cada empresa do canal farma consegue rentabilizar os negócios em cada ponto de venda, uma condição cobiçada por todos os players do setor. E parte desse resultado pode ser atribuída a uma célula de inovação própria formada pela rede em 2019.

“Já tínhamos estruturado uma estratégia sustentada na transformação digital antes mesmo da pandemia. Mas a Covid-19 exigiu que o varejo farmacêutico acelerasse esse processo”, ressalta o gerente de inovação Caio Mattar. Hoje, o departamento de inovação da empresa reúne dez profissionais, entre analistas de negócios e especialistas em ciência de dados. “Essa divisão foi integrada à área de TI, unindo a especialização técnica com a comportamental”, complementa.

De posse de informações consistentes sobre a jornada de consumo dos clientes e a performance de cada PDV, a rede ganhou subsídios para investir em soluções automatizadas de prevenção de perdas e gestão de estoques, no fim de 2019. No mesmo ano, a Indiana constituiu sua loja virtual e criou, em parceria com a Drogal, a Farma Ventures, que completou um ano de existência com a proposta de conectar startups e soluções disruptivas com o varejo farmacêutico.

“Mas a partir da pandemia, entendemos que nossa estratégia digital não poderia se limitar ao e-commerce convencional”, explica. De acordo com Mattar, os próximos passos são o desenvolvimento de um aplicativo de vendas e orientações sobre saúde, além da implementação do modelo de Compre e Retire em 100% das unidades.

Mais um CD

O volume atual de lojas é 15% superior ao de 2020. Minas Gerais concentra mais de 3/4 desse total e 20% dos pontos de venda estão na Bahia. A participação no Espírito Santo é mais discreta, com quatro unidades. E de acordo com Mattar, o objetivo é continuar avançando somente nesses três estados.

“Preconizamos sempre uma evolução gradual, mas consistente. Em princípio trabalhamos para ganhar espaço em municípios do Vale do Aço, da Zona da Mata e do leste e nordeste de Minas, para só então caminharmos para o sul da Bahia”, destaca. O market share médio da rede nas regiões onde atua chega a 68%.

Como parte dessa filosofia, a Indiana iniciou conversações com a prefeitura de Eunápolis (BA) para instalar seu terceiro centro de distribuição, com a expectativa de gerar em torno de 200 empregos diretos.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


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