Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Inteligência artificial da IBM buscará novos medicamentos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

inteligência artificial
Divulgação: Canva

A inteligência artificial em favor da descoberta de novos medicamentos atraiu a IBM para o mercado farmacêutico. A gigante da tecnologia acaba de firmar um acordo com a norte-americana Moderna para acelerar a realização de pesquisas de remédios e vacinas de mRNA.

As informações são do portal Gizmodo. Ao abraçar esforços com a IBM, a Moderna busca pegar carona no meteórico crescimento do laboratório durante a pandemia. A concepção do imunizante contra a Covid fez a empresa e seus investidores entrarem para o clube do bilhão na indústria farmacêutica.

A parceria possibilita que a Moderna faça parte dos programas IBM Quantum Accelerator e IBM Quantum Network. Com isso, a farmacêutica poderá utilizar a inteligência artificial e também tecnologias de computação quântica.

Inteligência artificial pode prever potencial terapêutico de novas moléculas

Por meio do modelo de inteligência artificial chamado MoLFormer, a farmacêutica poderia compreender melhor o comportamento de moléculas, prevendo suas propriedades e as características de possíveis medicamentos. As inovações poderiam ajudar também a detectar novas terapias e estratégias contra doenças autoimunes, cancerígenas ou degenerativas.

“Estamos testemunhando uma revolução no mundo da computação, impulsionada por avanços extraordinários em IA e computação quântica… Estamos entusiasmados em trabalhar com a Moderna para ajudar a preparar seus cientistas no conhecimento e uso das tecnologias de computação quântica, as quais IBM lidera, com o objetivo de acelerar a descoberta e a criação de novas terapêuticas”, declarou Darío Gil, vice-presidente sênior e diretor de pesquisa da IBM.

“Nosso objetivo é avanços revolucionários com a computação quântica, por isso estão investindo agora na construção de uma força de trabalho pronta para quantum, para estar totalmente preparada para aproveitar o poder dessa tecnologia”, complementou Stéphane Bancel, CEO da Moderna.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress