A adoção de ferramentas de inteligência artificial na farmácia pode representar um diferencial competitivo do PDV no atendimento ao cliente. Em entrevista ao Panorama Farmacêutico, o diretor da consultoria WSI, Ricardo Guimarães, afirmou que essa tecnologia tem papel preponderante para humanizar a interação com o consumidor na loja.
Para o especialista, o uso da inteligência artificial no atendimento ao cliente reúne aplicabilidades que vão desde o varejo digital até o físico. Independentemente da modalidade, o objetivo é o mesmo – otimizar tempo e recursos. “Essa tecnologia deve ser vista como uma estratégia auxiliar, capaz de garantir mais velocidade a tarefas repetitivas do cotidiano”, avalia.
A IA também colabora para aumentar a acurácia da análise de dados sobre o comportamento do consumo e para elaborar promoções personalizadas de maneira muito mais simples. Além disso, ela libera o balconista e o farmacêutico de outras atribuições e permite que ele dedique uma atenção mais exclusiva ao cliente, esclarecendo suas dúvidas com calma e profundidade”, analisa.
Inteligência artificial na farmácia muda experiência do e-commerce
Outra vantagem da inteligência artificial na farmácia é a possibilidade de oferecer um suporte 24/7 no ambiente digital. “A IA pode alimentar um chatbot, por exemplo, respondendo às dúvidas mais frequentes do consumidor”, argumenta. Além disso, ele aponta que a tecnologia pode ajudar nos agendamentos de procedimentos, como aplicação de injetáveis e realização de testes rápidos.
“Em paralelo, ela pode também solicitar automaticamente feedbacks junto ao consumidor sobre a experiência de compra, para identificar os pontos fortes e fracos de sua atuação no canal virtual”, acrescenta.
Consumidor é digital, mas cuidado humano ainda é necessário
O especialista afirma que o consumidor está se acostumando com a implementação de novas tecnologias no atendimento, mas ainda deseja uma interação pessoal na loja física. “A maioria dos shoppers não compraria um remédio com um robô, mas ele pode ajudar o ser humano a se aproximar de seu cliente. Isso é inegável”, finaliza.