Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

A importância da liderança na farmácia independente

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

liderança na farmácia

A liderança na farmácia independente impõe muito mais do que competências técnicas do gestor. E um estudo internacional ajuda a mostrar o impacto dessa atuação para o funcionamento da operação.

Estudo da OC Tanner revela que 79% dos trabalhadores do setor farmacêutico dos Estados Unidos já se desligaram de alguma empresa devido à falta de valorização dos seus líderes.

Outra pesquisa, da consultoria Robert Half, mostra que 89% das corporações reconhecem que o desempenho e o sucesso estão intrinsecamente relacionados à motivação e à felicidade dos seus colaboradores. Além disso, 94% dos colaboradores acreditam que a satisfação no ambiente de trabalho é diretamente influenciada pela função.

O papel da liderança na farmácia no ambiente corporativo

Diante desse cenário, a liderança na farmácia desponta como um fator crucial para a construção de um bom ambiente de trabalho, e o treinamento corporativo surge para fortalecer esse pilar.

“Líderes eficazes são aqueles que conseguem inspirar, motivar e extrair o melhor potencial de suas equipes, garantindo um ambiente harmonioso e produtivo. Trata-se de um catalisador para o crescimento das organizações e o desenvolvimento dos colaboradores”, explica o especialista em gestão de empresas André Minucci.

Ele ainda ressalta que líderes devem estar atentos às demandas emocionais de suas equipes, promovendo um ambiente acolhedor e respeitoso. Por meio do diálogo aberto, do reconhecimento e do apoio, eles podem contribuir para a construção de uma cultura organizacional saudável, onde o estresse e a pressão são minimizados, e a colaboração é incentivada.

“Contudo, para que a liderança produza os resultados desejados é fundamental que a alta direção esteja comprometida em fomentar uma cultura de aprendizagem e aprimoramento contínuos. A implementação de programas eficientes de treinamento e desenvolvimento deve ser uma prioridade estratégica das empresas”, acrescenta.

Quatro maneiras de ser um líder eficaz

‍1 – Ouça a equipe

Um líder eficaz estabelece confiança entre si e sua equipe. Eles são abertos e receptivos ao feedback, apoiando-se na experiência de outras pessoas. Um gerente da farmácia pode tomar as decisões finais, mas é importante mostrar à equipe que ele aceita sugestões e comentários.

2 – Olhe para frente, mas pense no panorama geral

Manter a cabeça fria é essencial ao trabalhar na farmácia, especialmente como proprietário ou gerente independente. Algumas maneiras de fortalecer a longevidade da farmácia independente incluem:

  • Investir em novas tecnologias
  • Observar as pesquisas de mercado
  • Fornecer opções de serviços clínicos, tais como vacinas ou testes rápidos

3 – Dê o exemplo

As ações falam mais alto que as palavras e grandes líderes abrem caminhos exatamente com esse ditado. A maneira como se lida com clientes irritados, uma carga de trabalho elevada e todas as outras tarefas diárias da farmácia moldarão a forma como a equipe enxerga o líder

4 – Não espere ser apreciado por todos

Dizem que é melhor ser temido do que amado. Não tente incutir medo nos funcionários ou clientes em nome de uma liderança forte. Por outro lado, é importante reconhecer a necessidade de tomar decisões difíceis em algumas situações. Disciplinar os outros é um ato difícil, mas é preciso para se estabelecer como um líder forte, que não hesitará em mudar as coisas quando houver essa exigência

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress