Tendências e Notícias da Indústria Farmacêutica

Investimento em marca própria entra no radar do Metrô de SP

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Investimento em marca própria
Foto: Freepik

O Metrô de São Paulo e o varejo farmacêutico acumulam similaridades e, agora, o investimento em marca própria é uma delas. Por meio do licenciamento de produtos, a companhia busca uma nova fonte de receitas. As informações são do portal Metrô CPTM.

Em um chamamento público, a empresa está convocando parceiros para intermediarem a fabricação de itens com a logomarca do Metrô de São Paulo em esquema de royalties e, também, para a administração de três lojas físicas e um e-commerce. As propostas, que devem ter validade mínima de 120 dias, podem ser enviadas até o dia 13 de setembro.

Além de oferecer o espaço nas estações Japão – Liberdade, Paraíso ou Sé, a companhia também arcará com o custo da energia elétrica por dois anos. O investimento estrutural caberá ao vencedor do chamamento.

Investimento em marca própria reflete em receita

No varejo farmacêutico, o investimento em marca própria já tem se mostrado rentável. Quatro grandes redes viram o faturamento dessa categoria crescer 24% nos 12 meses que antecederam novembro de 2023, em comparação com o mesmo período anterior.

Se considerada a performance do mercado de consumer health no segmento, que abrange MIPs, produtos de HPC e bomboniere, o desempenho das marcas próprias está 20 pontos percentuais acima.

Metrô também está na alça de mira das farmácias

Se o Metrô de São Paulo segue uma estratégia de sucesso do varejo farmacêutico, as farmácias também miram o transporte público para alavancarem suas vendas. Um exemplo é o das Drogarias Pacheco, que instalaram vending machines em estações do Rio de Janeiro.

As primeiras paradas contempladas com as máquinas foram Jardim Oceânico, General Osório, Jardim de Alah e Carioca. O principal objetivo da medida é aproveitar o intenso movimento nas plataformas e apostar na praticidade para impulsionar suas vendas.

A iniciativa também já foi adotada pela Drogaria São Paulo. A primeira máquina de vendas automáticas foi instalada na estação Pinheiros, da Linha 4 – Amarela do sistema metroviário paulistano.

Notícias Relacionadas