Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Ivan Valente protocola requerimento para ouvir presidente ANVISA sobre interferências no órgão

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Brasília, 13/05/2022 – O deputado Ivan Valente (Psol-SP) protocolou nesta sexta-feira um requerimento no qual pede realização de audiência pública para ouvir o diretor presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, sobre supostas interferências de farmacêuticas na indicação de cargos no órgão. Torres deverá ser ouvido, caso o requerimento seja aceito, pela Comissão de Defesa ao Consumidor (CDC).

‘Há suspeita de forte influência de lobistas da indústria farmacêutica na indicação de cargos’, informou o deputado em publicação no Twitter.

No requerimento, Valente usa como argumento reportagem do Estadão, que noticiou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) havia nomeado o advogado Daniel Meirelles Fernandes Pereira para a Secretaria-Executiva do Ministério da Saúde.

Com passagem pelo Ministro da Saúde, na gestão de Marcelo Queiroga, e na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a chegada de Meirelles na agência foi duramente criticada pela advogada Cristiane Jourdan, uma das diretoras da agência.

Em entrevista ao Blog Política & Saúde Cristiane Jourdan disse que Meirelles ‘teve uma nomeação (para a Anvisa) antecipada, num processo de indicação e sabatina também antecipado, com algumas irregularidades, um processo viciado’.

Segundo ela, ‘existe uma influência enorme’ das indústrias e do Congresso nas decisões tomadas pela agência reguladora.

Fonte: Agência Estado

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress