Várias receitas tradicionais do Norte do Brasil levam o jambu em seus ingredientes. Entre elas o pato no tucupi e o tacacá. Além disso, a planta também é utilizada na fabricação de cachaças e em sobremesas. Você já provou alguma delas?
Caso sua resposta tenha sido afirmativa, você deve conhecer a sensação de dormência que costuma vir depois de comer esse alimento. A responsável por essa sensibilidade, ou melhor, a falta dela, é o espilantol.
No tocante a suas folhas, que também podem ser comidas, seu gosto é mais amargo e forte do que o do agrião, mas, ainda assim, é similar. Aliás, essa similaridade é exposta nos outros nomes populares do jambu. São eles:
- Agrião da Amazônia
- Agrião do Pará
- Agrião Bravo
Devido a seus benefícios a saúde, essa planta também é muito utilizada na medicina natural dos povos nativos da Amazônia. E aí, vamos conhecer mais sobre ela e saber como podemos aproveitar esses ensinamentos?
Quais os benefícios do jambu para a saúde?
O primeiro benefício do Agrião da Amazônia que citaremos aqui é ser rico em vitamina C. Assim como seu “conterrâneo” cupuaçu, ele combate os radicais livres, que são responsáveis por doenças degenerativas como o Alzheimer e Parkinson, e também afetam muito a saúde e beleza da sua pele, cabelos e unhas.
Lembra daquela sensação de dormência que citamos mais cedo? Ela também não foi esquecida. Os povos indígenas utilizavam a planta rotineiramente para combater dores como as de dente e garganta, e também para aliviar a tosse.
Fechamos essa lista de milhões falando das propriedades diuréticas do Agrião do Pará. Pessoas que sofrem com retenção de líquido podem fazer do chá de suas folhas uma companhia para aliviar esse incomodo.
Jambu é considerado afrodisíaco
Esse não é exatamente um benefício a saúde, mas, definitivamente, é uma forma de melhorar o bem estar. O Agrião Bravo aumenta a produção de testosterona e também causa um ganho na libido.
Ele é utilizado, inclusive, na produção de extratos concentrados que podem ser utilizados como lubrificantes.
Seu uso na culinária
Falamos em nosso artigo sobre a escarola que ela era extremamente versátil. Esse adjetivo serve também para o Agrião da Amazônia. Aliás, há uma semelhança entre ambos: seu uso em pizzas, isso mesmo!
Começamos por aí só para dar uma palinha das diversas maneiras que você pode colocar o jambu na sua dieta.
Um dos usos queridinhos é no ramo das bebidas alcóolicas. Com status de bebida típica, a cachaça a base do Agrião do Pará é uma atividade que o turista tem que colocar no seu roteiro ao conhecer a Região Norte do país.
Agora falando de hábitos alimentares bem mais saudáveis, você pode utilizar as folhas para temperar molhos, ou então como parte de saladas e sopas. Elas podem ser consumidas tanto cruas, quanto refogadas.
Sobre o espilantol, não precisa ficar com medo. Sua concentração é muito maior nas flores do que nas folhas, então pode comer sem preocupação.