De volta após a última edição em 2019, o jantar da Abrafarma para a entrega do Prêmio Parceiros do Ano celebrou a profunda transformação das farmácias ao longo de três décadas de atuação da entidade. O evento mobilizou mais de 600 dirigentes, empresários, executivos e representantes do poder público na noite desta quinta-feira (dia 17), no Vibra São Paulo.
E o setor estava com saudades. O tradicional networking que antecedeu o jantar ganhou mais tempo e revelou muito além de uma sintonia ímpar entre o varejo e os principais fornecedores da indústria e do atacado nacionais. “O olhar sobre as grandes redes de farmácias claramente é outro. Assumimos um novo patamar e posição de protagonismo como atividade econômica e hub de acesso à saúde”, ressalta o CEO Sergio Mena Barreto.
Os números ajudam a endossar o momento atual. Na comparação dos três primeiros trimestres de 2019 com o mesmo período deste ano, o faturamento das 26 empresas associadas teve uma evolução acumulada de 50%. A projeção é encerrar 2022 com alta de 17%, índice superior ao do varejo nacional.
“Esse crescimento poderia ser ainda mais expressivo se não tivéssemos de conviver com obstáculos decorrentes da dependência de insumos do Exterior e desafios extras para gerenciar os estoques”, pontua Deusmar Queirós, vice-presidente do conselho diretivo e que representou o presidente Modesto Araujo Neto, que se recupera de um quadro de Covid-19.
“E nos mobilizamos também para enfrentar riscos à saúde pública, como a ofensiva dos supermercados para aprovar a venda de MIPs nesses estabelecimentos .Mas provamos que remédio não é mercadoria, demonstrando a relevância das farmácias como pontos de primeira necessidade para a população”, acrescentou.
Pandemia acelerou transformação das farmácias
A transformação das farmácias se confirma também pelo aumento do volume de clientes que passaram pelas lojas, subindo de 697 mil para 800 milhões em apenas um ano – média diária de 2,9 milhões de atendimentos. E a pandemia acelerou esse processo, tornando os testes rápidos uma categoria consolidada no PDV.
Esse serviço passou a fazer parte da rotina dos brasileiros em abril de 2020. Até o último dia 13 de novembro, mais de 19,6 milhões de testagens foram realizadas. “Foram 21 mil brasileiros passando diariamente nas farmácias para verificar uma suspeita de coronavírus. Estivemos lado a lado da população por meio da assistência farmacêutica e ainda valorizamos o papel dos farmacêuticos”, acredita Mena Barreto.
Para absorver a demanda, as grandes redes aceleraram o recrutamento desses profissionais. Hoje, 30,8 mil farmacêuticos atuam nas redes associadas, contra 28,8 mil de 2021. Eles já respondem por 20,5% do total de funcionários e colaboradores.
30 anos de compromisso com a saúde e a liberdade econômica
O advento dos testes da Covid-19 foi mais uma das muitas conquistas que ratificam o compromisso da Abrafarma desde sua fundação, em outubro de 1991. As sete redes paulistas que se uniram em torno da criação da entidade buscavam fortalecer a atuação política e institucional do setor, pautadas pela harmonia entre compromisso com a saúde e a liberdade econômica.
O primeiro bilhão de faturamento anual chegaria em 1995. Em 2021, a entidade via a receita superar R$ 76 bilhões. “Mas além dos números, o que fica é o legado do setor. Tivemos influência determinante na instituição dos medicamentos genéricos e do Farmácia Popular na rede privada, bem como na batalha para garantir a venda de outros produtos nas farmácias, chancelada pelo STF. E precisamos salientar a Lei 13.021, que enfim regulamentou as farmácias como estabelecimentos de saúde”, enfatiza o CEO da entidade.
As três décadas de existência da Abrafarma, aliás, serviram de inspiração para um livro comemorativo, lançado oficialmente durante o jantar. Em 406 páginas, é possível entender o avanço do grande varejo e suas bandeiras em defesa da sociedade e do mercado, com direito a uma radiografia das 26 redes, que respondem por mais de 45% da venda de medicamentos no Brasil.
Sinergia com a indústria marca premiação
A solidez no relacionamento com a indústria também deu o tom aos 30 anos da Abrafarma. O Prêmio Parceiros do Ano, em sua nona edição, enaltece essa sinergia ao reconhecer o comprometimento dos fabricantes em aperfeiçoar o nível de atendimento ao varejo. Em 17 categorias que envolvem empresas e produtos, a entidade elegeu os destaques de 2021.
CATEGORIAS RELACIONADAS A PRODUTOS
Medicamento de marca: Ozempic – Novo Nordisk Medicamento similar: Neosoro AD – Neo Química Medicamento genérico: Rivaroxabana – EMS MIP e OTC: Allegra – Sanofi Nutricosmético e dermocosmético: Anthelios – La Roche Posay Higiene e beleza: Rexona Desodorante – Unilever Cuidado infantil: Pampers – Procter & Gamble (P&G) Cuidado adulto: Plenitud – Kimberly-Clark Nutricional: Ninho Fases – Nestlé Vitaminas e suplementos: Dprev – Myralis
CATEGORIAS RELACIONADAS A FABRICANTES
Medicamento de marca: Novo Nordisk Medicamento similar: Neo Química Medicamento genérico: EMS MIP e OTC: Sanofi Consumer Health: Procter & Gamble (P&G)
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Brinde aos 30 anos da Abrafarma
A diretoria da Farma Ponte: Lucas, Marcos, Claudia, Daniel, Marcos Eduardo e Ricardo Silveira
Celebrando a amizade, Leandro Pereira (A Nossa Drogaria), Cyrille Schroeder (diretor de marketing Latam da Abbott) e Renato Porto (Abrafarma)
Fernando Ferreira (Grupo Tapajós) confabula com Francisco Celso Rodrigues (Abrafarma)
Fornecedores do canal farma, Marcelo Menezes (Tramontina) e Luiz Silva (Sunstar) interagem com Nilson Ribeiro, diretor executivo da Abrafad
Gerência da Danone unida: Brian Silva (área de contas), Vivian Venite (regional de bvendas) e Michelle Douek (GC e shopper insights)
Marcelo Cançado, diretor da Drogal, botando o papo em dia com a consultora Silvia Osso e o sócio da Metalfarma, Regis Rodero
Networking mineiro entre Fabiano Queirós (Eco Diagnóstica) e Alexandre Mattar (CEO da Farmácia Indiana), mas com sotaque carioca de Leandro Pereira (diretor da A Nossa Drogaria) ao lado
O consultor Amilcar Molinari trocando figurinhas com a diretora de marketing da fabricante de higiene e beleza Santher, Fernanda Hermanny
Orquestra abrilhantando a noite com versões de clássicos da música internacional
Sergio Mena Barreto (Abrafarma) e Gilberto Martins (ex-presidente do Conselho)
Time da distribuição com Vinicius Andrade e Ivan Coimbra, representando a Abradilan, ao lado de André Pozza, diretor de logística da Prati-Donaduzzi
Joao Rocha (Gummy Hair) e Carlos Tadeu Neubauer (Redifar)
Marcelo Cançado, diretor da Drogal, botando o papo em dia com a consultora Silvia Osso e o sócio da Metalfarma, Regis Rodero
Prestígio da Eco Diagnóstica em dose dupla, com Fabiano Queirós e Vinicius Pereira
Reencontros: Marcos Guimarães e Aparecido Camargo (ex-dirigentes) e Helio Ishida (ex-executivo) da Abrafarma
A diretoria da Farma Ponte: Lucas, Marcos, Claudia, Daniel, Marcos Eduardo e Ricardo Silveira
Dirigentes setoriais marcando presença: Nilson Ribeiro (Abrafad) e Rafael Esquivel (ABCFARMA)
Alexandre Mattar, CEO da Farmácia Indiana; e Allysson Yamamoto, diretor comercial da Althaia colocando a conversa em dia
As três maiores redes de farmácias do Brasil: Jonas Laurindvicius, CEO do Grupo DPSP; Deusmar Queirós, fundador das Farmácias Pague Menos; e Marcilio Pousada, CEO da RD-RaiaDrogasil
Audieriks Salgado, gerente de operações da Drogaria Globo; ao lado de Walter Garcia e Fernando Ferreira, do Grupo Tapajós
Cesar Bentim, diretor da IQVIA; com a equipe da Prati-Donaduzzi Edilson Bianqui, Diones Wolfart, Álvaro Júnior e o CEO Eder Mafissoni; em um papo animado com Armando Ahmed, presidente da Drogaria Venancio
Serafim Branco Neto, assessor da presidência da Abrafarma (dir.), revendo os amigos Cesar Bentim, diretor da IQVIA; e Luiz Violland, da Connect Partners
Equipe da Close-Up International marcando presença no evento: Christian Becker, gerente geral, e Ivan Engel, diretor de serviços e insights ao varejo e distribuição; juntamente com Leticia Podcameni, diretora executiva da Perrigo; e Raquel Quintão, diretora de vendas
Indústria e varejo colocando a conversa em dia: Cristina Brochado (Farmácia Indiana); Álvaro Júnior; Olga Santos e Allysson Yamamoto, da Althaia; Aramis Domont (diretor comercial da EMS); Ricardo Ferrari (gerente comercial e de marketing da Althaia); Wili Garcêz (CEO do Grupo Tapajós); e Paulo de Tasso (fundador da Farmácia Permanente)
Deusmar, fundador das Farmácias Pague Menos, em conversa com Daniela Cerqueira; Renato Porto, diretor executivo de Relações Institucionais da Abrafarma; e o ex-senador Adelmir Santana
Edison Tamascia, presidente da Febrafar; Luiz Borgonovi, diretor presidente do Grupo NC; e Regis Rodero, diretor comercial da Metalfarma
Equipe Abrafarma: Renato Porto, diretor executivo de Relações Institucionais; o CEO Sergio Mena Barreto; e o ex-presidente da entidade Gilberto Martins Ferreira
Equipe da DPSP: Renato Lordello, diretor de operações; Bruno Magliano, diretor executivo de operações; Jonas Laurindvicius, CEO; e Jeandré Cohen, diretor comercial da Hypera Pharma
Equipe da Drogão Super: Marcelo Martins; Rita Sanches, Marira Tozatto; o CEO Milton Marcondes; Henrique; juntamente com Fabiano Queiróz e Vinicius Pereira, diretores comercial e executivo da Eco Diagnóstica
Diretores da Farma Ponte marcam presença no evento: Marcos Caramanti, presidente; Claudia Caramanti, diretora de compras; Daniel Caramanti, diretor comercial; e Ricardo Silveira; gerente de marketing e treinamento
Equipe da Metalfarma: Silvia Osso, consultora; Paulo Rovina e Camila Rodero, do marketing; e Idemir Nuttini, representante comercial
Representantes da Farmácias Nissei Marcelo Damari, diretor de vendas; Adailton Silva, diretor comercial; Alexandre Maeoka, CEO; André Lissner, CFO; e Regina Molinari, diretora de Gente e Cultura prestigiam o jantar
Dupla animada da Kley Hertz: Marta Soares, gerente de contas; e Rogério Mercês, gerente nacional de contas
Representantes do varejo farmacêutico: Ivan Teixeira, da Farmácia Permanente; Bruno Barata, acionista do Grupo DPSP; Paulo de Tasso, fundador da Farmácia Permanente; Marcelo De Zagottis, vice-presidente comercial e de marketing da RD-Raia Drogasil; e Edu Rocha, da Unifabra
Entidades do setor prestigiando o jantar: Juan Carlos Becerra Ligos, coordenador do Departamento de Assuntos Regulatórios do Sincofarma/SP; Lauro Moretto, presidente emérito da Academia Nacional de Farmácia; e Marcelo Polacow, presidente do CRF-SP
Olegário Araújo, cofundador da Inteligência 360; Deusmar Queirós, fundador das Farmácias Pague Menos; Alexandre Maeoka, presidente das Farmácias Nissei; e Rodrigo Ahmed, diretor da Drogaria Venancio em uma animada conversa entre amigos
Os consultores Dirceu Barbano (ex-presidente da Anvisa), Claudia Cunha e Luiz Violland
Duas redes de farmácia em animado bate papo: Paulo de Tasso (fundador da Farmácia Permanente), Marco (diretor de compras das Farmácias São João) e Ivan Teixeira (gerente de compras da Farmácia Permanente)
Rafael Ahmed, Daniele Ahmed, Armando Ahmed e Rodrigo Ahmed, diretor da Drogaria Venancio, da alta direção da Drogaria Venancio revendo os amigos Serafim Branco Neto, da Abrafarma; Luiz Violland, da Connect Partners; e Edison Tamascia, presidente da Febrafar
Drogarias Globo prestigiando o evento: Rafael Santos, gerente nacional de vendas; Wylkynson Dantas, diretor geral; Luan Moura, gerente de compras; Audieriks Salgado, gerente de operações; e Bruno Alvin, gerente nacional de trade
Raquel Santos, da Redepharma; ao lado de Raquel Guedes e Silvia Guedes, da Drogaria Minas-Brasil
Ricardo Cançado, diretor da Rede Drogal; e Julio Nascimento, diretor comercial da Expand Farma em animada conversa
Roberto Prioste e Kátia Simões, autores do livro sobre os 30 anos da Abrafarma; e Leandro Luize, da equipe de imprensa da Abrafarma
Manoel Viguini e Ubiratan Lima, da Drogaria Santa Lucia; Wili Garcêz, CEO do Grupo Tapajós; e José Freire
Edu Rocha, da Unifabra; Alexandre Maeoka, CEO das Farmácias Nissei; e Argemiro Santos, do Aché
Três redes em um animado bate papo: Edvaldo Neves e Evandro Melo, da Redepharma (na ponta à dir.); Leandro Guedes (Drogaria Minas-Brasil) e os diretores da Farmácia Vale Verde João Rafael e Ana Carolina Augusto
Luis Faloppa, gerente nacional de vendas da Viatris; Sebastião Carlos Capelli, vice-presidente comercial e de marketing da União Química; Reinaldo Moraes; Julio Melo e Ricardo Aguiar, da União Química
Executivos da Panvel e Nestlé prestigiam o jantar: Marcia Wagner (diretora comercial da Panvel), Pedro Bornhausen (gerente executivo de vendas da Nestlé), Ricardo Petribu (diretor de vendas e Trade Farma da Nestlé), Julio Mottin Neto (CEO do Grupo Panvel) e Roberto Coimbra, diretor executivo de operações da Panvel
Evento mobilizou 600 empresários e executivos do setor
Homenagem os ex-presidentes da Abrafarma. Na foto, Armando Ahmed, Aparecido Camargo, Alexandre Mattar, Deusmar Queirós, Marcelo Cançado, Gilberto Ferreira, Marcos Guimarães e Sergio Mena Barreto