Jantar da Abrafarma celebra 30 anos de transformação das farmácias


De volta após a última edição em 2019, o jantar da Abrafarma para a entrega do Prêmio Parceiros do Ano celebrou a profunda transformação das farmácias ao longo de três décadas de atuação da entidade. O evento mobilizou mais de 600 dirigentes, empresários, executivos e representantes do poder público na noite desta quinta-feira (dia 17), no Vibra São Paulo.
E o setor estava com saudades. O tradicional networking que antecedeu o jantar ganhou mais tempo e revelou muito além de uma sintonia ímpar entre o varejo e os principais fornecedores da indústria e do atacado nacionais. “O olhar sobre as grandes redes de farmácias claramente é outro. Assumimos um novo patamar e posição de protagonismo como atividade econômica e hub de acesso à saúde”, ressalta o CEO Sergio Mena Barreto.
Os números ajudam a endossar o momento atual. Na comparação dos três primeiros trimestres de 2019 com o mesmo período deste ano, o faturamento das 26 empresas associadas teve uma evolução acumulada de 50%. A projeção é encerrar 2022 com alta de 17%, índice superior ao do varejo nacional.
“Esse crescimento poderia ser ainda mais expressivo se não tivéssemos de conviver com obstáculos decorrentes da dependência de insumos do Exterior e desafios extras para gerenciar os estoques”, pontua Deusmar Queirós, vice-presidente do conselho diretivo e que representou o presidente Modesto Araujo Neto, que se recupera de um quadro de Covid-19.
“E nos mobilizamos também para enfrentar riscos à saúde pública, como a ofensiva dos supermercados para aprovar a venda de MIPs nesses estabelecimentos .Mas provamos que remédio não é mercadoria, demonstrando a relevância das farmácias como pontos de primeira necessidade para a população”, acrescentou.
Pandemia acelerou transformação das farmácias
A transformação das farmácias se confirma também pelo aumento do volume de clientes que passaram pelas lojas, subindo de 697 mil para 800 milhões em apenas um ano – média diária de 2,9 milhões de atendimentos. E a pandemia acelerou esse processo, tornando os testes rápidos uma categoria consolidada no PDV.
Esse serviço passou a fazer parte da rotina dos brasileiros em abril de 2020. Até o último dia 13 de novembro, mais de 19,6 milhões de testagens foram realizadas. “Foram 21 mil brasileiros passando diariamente nas farmácias para verificar uma suspeita de coronavírus. Estivemos lado a lado da população por meio da assistência farmacêutica e ainda valorizamos o papel dos farmacêuticos”, acredita Mena Barreto.
Para absorver a demanda, as grandes redes aceleraram o recrutamento desses profissionais. Hoje, 30,8 mil farmacêuticos atuam nas redes associadas, contra 28,8 mil de 2021. Eles já respondem por 20,5% do total de funcionários e colaboradores.
30 anos de compromisso com a saúde e a liberdade econômica
O advento dos testes da Covid-19 foi mais uma das muitas conquistas que ratificam o compromisso da Abrafarma desde sua fundação, em outubro de 1991. As sete redes paulistas que se uniram em torno da criação da entidade buscavam fortalecer a atuação política e institucional do setor, pautadas pela harmonia entre compromisso com a saúde e a liberdade econômica.
O primeiro bilhão de faturamento anual chegaria em 1995. Em 2021, a entidade via a receita superar R$ 76 bilhões. “Mas além dos números, o que fica é o legado do setor. Tivemos influência determinante na instituição dos medicamentos genéricos e do Farmácia Popular na rede privada, bem como na batalha para garantir a venda de outros produtos nas farmácias, chancelada pelo STF. E precisamos salientar a Lei 13.021, que enfim regulamentou as farmácias como estabelecimentos de saúde”, enfatiza o CEO da entidade.
As três décadas de existência da Abrafarma, aliás, serviram de inspiração para um livro comemorativo, lançado oficialmente durante o jantar. Em 406 páginas, é possível entender o avanço do grande varejo e suas bandeiras em defesa da sociedade e do mercado, com direito a uma radiografia das 26 redes, que respondem por mais de 45% da venda de medicamentos no Brasil.
Sinergia com a indústria marca premiação
A solidez no relacionamento com a indústria também deu o tom aos 30 anos da Abrafarma. O Prêmio Parceiros do Ano, em sua nona edição, enaltece essa sinergia ao reconhecer o comprometimento dos fabricantes em aperfeiçoar o nível de atendimento ao varejo. Em 17 categorias que envolvem empresas e produtos, a entidade elegeu os destaques de 2021.
CATEGORIAS RELACIONADAS A PRODUTOS
Medicamento de marca: Ozempic – Novo Nordisk
Medicamento similar: Neosoro AD – Neo Química
Medicamento genérico: Rivaroxabana – EMS
MIP e OTC: Allegra – Sanofi
Nutricosmético e dermocosmético: Anthelios – La Roche Posay
Higiene e beleza: Rexona Desodorante – Unilever
Cuidado infantil: Pampers – Procter & Gamble (P&G)
Cuidado adulto: Plenitud – Kimberly-Clark
Nutricional: Ninho Fases – Nestlé
Vitaminas e suplementos: Dprev – Myralis
CATEGORIAS RELACIONADAS A FABRICANTES
Medicamento de marca: Novo Nordisk
Medicamento similar: Neo Química
Medicamento genérico: EMS
MIP e OTC: Sanofi
Consumer Health: Procter & Gamble (P&G)
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
-
Brinde aos 30 anos da Abrafarma - Brinde aos 30 anos da Abrafarma
-
A diretoria da Farma Ponte: Lucas, Marcos, Claudia, Daniel, Marcos Eduardo e Ricardo Silveira - A diretoria da Farma Ponte: Lucas, Marcos, Claudia, Daniel, Marcos Eduardo e Ricardo Silveira
-
Celebrando a amizade, Leandro Pereira (A Nossa Drogaria), Cyrille Schroeder (diretor de marketing Latam da Abbott) e Renato Porto (Abrafarma) - Celebrando a amizade, Leandro Pereira (A Nossa Drogaria), Cyrille Schroeder (diretor de marketing Latam da Abbott) e Renato Porto (Abrafarma)
-
Fernando Ferreira (Grupo Tapajós) confabula com Francisco Celso Rodrigues (Abrafarma) - Fernando Ferreira (Grupo Tapajós) confabula com Francisco Celso Rodrigues (Abrafarma)
-
Fornecedores do canal farma, Marcelo Menezes (Tramontina) e Luiz Silva (Sunstar) interagem com Nilson Ribeiro, diretor executivo da Abrafad - Fornecedores do canal farma, Marcelo Menezes (Tramontina) e Luiz Silva (Sunstar) interagem com Nilson Ribeiro, diretor executivo da Abrafad
-
Gerência da Danone unida: Brian Silva (área de contas), Vivian Venite (regional de bvendas) e Michelle Douek (GC e shopper insights) - Gerência da Danone unida: Brian Silva (área de contas), Vivian Venite (regional de bvendas) e Michelle Douek (GC e shopper insights)
-
Marcelo Cançado, diretor da Drogal, botando o papo em dia com a consultora Silvia Osso e o sócio da Metalfarma, Regis Rodero - Marcelo Cançado, diretor da Drogal, botando o papo em dia com a consultora Silvia Osso e o sócio da Metalfarma, Regis Rodero
-
Networking mineiro entre Fabiano Queirós (Eco Diagnóstica) e Alexandre Mattar (CEO da Farmácia Indiana), mas com sotaque carioca de Leandro Pereira (diretor da A Nossa Drogaria) ao lado - Networking mineiro entre Fabiano Queirós (Eco Diagnóstica) e Alexandre Mattar (CEO da Farmácia Indiana), mas com sotaque carioca de Leandro Pereira (diretor da A Nossa Drogaria) ao lado
-
O consultor Amilcar Molinari trocando figurinhas com a diretora de marketing da fabricante de higiene e beleza Santher, Fernanda Hermanny - O consultor Amilcar Molinari trocando figurinhas com a diretora de marketing da fabricante de higiene e beleza Santher, Fernanda Hermanny
-
Orquestra abrilhantando a noite com versões de clássicos da música internacional - Orquestra abrilhantando a noite com versões de clássicos da música internacional
-
Sergio Mena Barreto (Abrafarma) e Gilberto Martins (ex-presidente do Conselho) - Sergio Mena Barreto (Abrafarma) e Gilberto Martins (ex-presidente do Conselho)
-
Time da distribuição com Vinicius Andrade e Ivan Coimbra, representando a Abradilan, ao lado de André Pozza, diretor de logística da Prati-Donaduzzi - Time da distribuição com Vinicius Andrade e Ivan Coimbra, representando a Abradilan, ao lado de André Pozza, diretor de logística da Prati-Donaduzzi
-
Joao Rocha (Gummy Hair) e Carlos Tadeu Neubauer (Redifar) - Joao Rocha (Gummy Hair) e Carlos Tadeu Neubauer (Redifar)
-
Marcelo Cançado, diretor da Drogal, botando o papo em dia com a consultora Silvia Osso e o sócio da Metalfarma, Regis Rodero - Marcelo Cançado, diretor da Drogal, botando o papo em dia com a consultora Silvia Osso e o sócio da Metalfarma, Regis Rodero
-
Prestígio da Eco Diagnóstica em dose dupla, com Fabiano Queirós e Vinicius Pereira - Prestígio da Eco Diagnóstica em dose dupla, com Fabiano Queirós e Vinicius Pereira
-
Reencontros: Marcos Guimarães e Aparecido Camargo (ex-dirigentes) e Helio Ishida (ex-executivo) da Abrafarma - Reencontros: Marcos Guimarães e Aparecido Camargo (ex-dirigentes) e Helio Ishida (ex-executivo) da Abrafarma
-
A diretoria da Farma Ponte: Lucas, Marcos, Claudia, Daniel, Marcos Eduardo e Ricardo Silveira - A diretoria da Farma Ponte: Lucas, Marcos, Claudia, Daniel, Marcos Eduardo e Ricardo Silveira
-
Dirigentes setoriais marcando presença: Nilson Ribeiro (Abrafad) e Rafael Esquivel (ABCFARMA) - Dirigentes setoriais marcando presença: Nilson Ribeiro (Abrafad) e Rafael Esquivel (ABCFARMA)
-
Alexandre Mattar, CEO da Farmácia Indiana; e Allysson Yamamoto, diretor comercial da Althaia colocando a conversa em dia - Alexandre Mattar, CEO da Farmácia Indiana; e Allysson Yamamoto, diretor comercial da Althaia colocando a conversa em dia
-
Audieriks Salgado, gerente de operações da Drogaria Globo; ao lado de Walter Garcia e Fernando Ferreira, do Grupo Tapajós - Audieriks Salgado, gerente de operações da Drogaria Globo; ao lado de Walter Garcia e Fernando Ferreira, do Grupo Tapajós
-
Serafim Branco Neto, assessor da presidência da Abrafarma (dir.), revendo os amigos Cesar Bentim, diretor da IQVIA; e Luiz Violland, da Connect Partners - Serafim Branco Neto, assessor da presidência da Abrafarma (dir.), revendo os amigos Cesar Bentim, diretor da IQVIA; e Luiz Violland, da Connect Partners
-
Edison Tamascia, presidente da Febrafar; Luiz Borgonovi, diretor presidente do Grupo NC; e Regis Rodero, diretor comercial da Metalfarma - Edison Tamascia, presidente da Febrafar; Luiz Borgonovi, diretor presidente do Grupo NC; e Regis Rodero, diretor comercial da Metalfarma
-
Equipe Abrafarma: Renato Porto, diretor executivo de Relações Institucionais; o CEO Sergio Mena Barreto; e o ex-presidente da entidade Gilberto Martins Ferreira - Equipe Abrafarma: Renato Porto, diretor executivo de Relações Institucionais; o CEO Sergio Mena Barreto; e o ex-presidente da entidade Gilberto Martins Ferreira
-
Equipe da Metalfarma: Silvia Osso, consultora; Paulo Rovina e Camila Rodero, do marketing; e Idemir Nuttini, representante comercial - Equipe da Metalfarma: Silvia Osso, consultora; Paulo Rovina e Camila Rodero, do marketing; e Idemir Nuttini, representante comercial
-
Dupla animada da Kley Hertz: Marta Soares, gerente de contas; e Rogério Mercês, gerente nacional de contas - Dupla animada da Kley Hertz: Marta Soares, gerente de contas; e Rogério Mercês, gerente nacional de contas
-
Os consultores Dirceu Barbano (ex-presidente da Anvisa), Claudia Cunha e Luiz Violland - Os consultores Dirceu Barbano (ex-presidente da Anvisa), Claudia Cunha e Luiz Violland
-
Duas redes de farmácia em animado bate papo: Paulo de Tasso (fundador da Farmácia Permanente), Marco (diretor de compras das Farmácias São João) e Ivan Teixeira (gerente de compras da Farmácia Permanente) - Duas redes de farmácia em animado bate papo: Paulo de Tasso (fundador da Farmácia Permanente), Marco (diretor de compras das Farmácias São João) e Ivan Teixeira (gerente de compras da Farmácia Permanente)
-
Raquel Santos, da Redepharma; ao lado de Raquel Guedes e Silvia Guedes, da Drogaria Minas-Brasil - Raquel Santos, da Redepharma; ao lado de Raquel Guedes e Silvia Guedes, da Drogaria Minas-Brasil
-
Ricardo Cançado, diretor da Rede Drogal; e Julio Nascimento, diretor comercial da Expand Farma em animada conversa - Ricardo Cançado, diretor da Rede Drogal; e Julio Nascimento, diretor comercial da Expand Farma em animada conversa
-
Roberto Prioste e Kátia Simões, autores do livro sobre os 30 anos da Abrafarma; e Leandro Luize, da equipe de imprensa da Abrafarma - Roberto Prioste e Kátia Simões, autores do livro sobre os 30 anos da Abrafarma; e Leandro Luize, da equipe de imprensa da Abrafarma
-
Manoel Viguini e Ubiratan Lima, da Drogaria Santa Lucia; Wili Garcêz, CEO do Grupo Tapajós; e José Freire - Manoel Viguini e Ubiratan Lima, da Drogaria Santa Lucia; Wili Garcêz, CEO do Grupo Tapajós; e José Freire
-
Edu Rocha, da Unifabra; Alexandre Maeoka, CEO das Farmácias Nissei; e Argemiro Santos, do Aché - Edu Rocha, da Unifabra; Alexandre Maeoka, CEO das Farmácias Nissei; e Argemiro Santos, do Aché
-
Evento mobilizou 600 empresários e executivos do setor - Evento mobilizou 600 empresários e executivos do setor
-
Homenagem os ex-presidentes da Abrafarma. Na foto, Armando Ahmed, Aparecido Camargo, Alexandre Mattar, Deusmar Queirós, Marcelo Cançado, Gilberto Ferreira, Marcos Guimarães e Sergio Mena Barreto - Homenagem os ex-presidentes da Abrafarma. Na foto, Armando Ahmed, Aparecido Camargo, Alexandre Mattar, Deusmar Queirós, Marcelo Cançado, Gilberto Ferreira, Marcos Guimarães e Sergio Mena Barreto
-
Os vencedores do Prêmio Parceiros do Ano - Os vencedores do Prêmio Parceiros do Ano