A farmácia está cada vez mais digital e soluções de tecnologia podem também ser aliadas no atendimento ao cliente. E modelos como o self checkout, o PDV Móvel e um aplicativo personalizado despontam como caminhos necessários para as redes de farmácias dispostas a dar mais escala às suas operações.
“Existem diferentes tipos de consumidores com necessidades variadas. A tecnologia vem para adequar o atendimento a essas situações”, aponta a gerente de service desk da Procft, Andrea Aguiar.
Os “três mosqueteiros” do atendimento ao cliente
PDV Móvel: “expansão” da sua loja na palma da mão
No fim de ano, cidades turísticas lidam com um expressivo aumento na demanda. Porém, planejar uma expansão física somente para absorver o fluxo de clientes nesse período seria infrutífero e incentivaria a ociosidade no restante do ano. É aí que entra o PDV Móvel.
“Com esse modelo, o varejista pode fechar a venda em qualquer lugar da farmácia e até mesmo fora dela. Assim, você consegue abrir um ‘caixa’ adicional sem precisar reorganizar o layout da loja ou promover reformas”, explica Andrea.
A gerente vai ainda mais longe e afirma que é possível fechar negócios antes impensáveis com o auxílio da tecnologia. “Por que não selecionar alguns itens, como protetores solares, pós sol, e comercializá-los na praia? Uma solução como essa permite que você tenha sua loja na palma da mão”, acredita.
O aparelho, à primeira vista uma maquininha de cartão de crédito comum, viabiliza a realização de todo o processo de checkout, completamente integrado com os sistemas de ERP.
Self checkout: atendimento no tempo do consumidor
Muito se fala do atendimento humanizado e personalizado. Só que, em alguns casos, o consumidor preza pela agilidade. “Nessas situações em que o contato olho no olho não é necessário, tótens de autoatendimento são recursos muito interessantes”, opina. “Às vezes, o consumidor busca apenas um artigo de conveniência em meio à sua rotina, como uma fralda, um desodorante ou um lanchinho. Ele quer agilidade”, explica.
Mas isso não quer dizer que o atendimento não será personalizado. Afinal, um cliente já fidelizado pode ser reconhecido ao iniciar o atendimento no tótem. Segundo a especialista, o software já consegue, inclusive, indicar produtos que costumam figurar na cesta do cliente, além de utilizar geolocalização para sugerir itens sazonais.
Aplicativo personalizável: compras sem sair de casa
Por último, Andrea afirma que a jornada do atendimento ao cliente pode começar muito antes da chegada à loja. Na prática, nem será preciso sair de casa em algumas circunstâncias. “Cada vez mais o consumidor entende que a farmácia também é digital e fecha negócios nesse canal. É importante então que o pequeno e médio empreendedor estejam preparados para essa demanda”, afirma.