Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Larimel quer ampliar venda de apicultura em farmácias

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Larimel quer ampliar venda de apicultura em farmácias
Carlos Alberto de Nóbrega estrela divulgação
dos produtos da Larimel, presentes em 3 mil PDVs

mercado de apicultura deve crescer US$ 5,6 milhões globalmente até 2027 e registrar uma taxa de crescimento anual de 9,39%, segundo relatório da Technavio. A evolução desse nicho, aliada ao potencial das farmácias como canal de venda, está no radar da Larimel.

Com 30 anos de atuação no segmento de produtos à base de mel, a fabricante passou por uma reestruturação em janeiro deste ano, após ficar ausente dos PDVs durante a pandemia. Hoje está presente em cerca de 3 mil PDVs nos estados da Bahia, Ceará, Maranhão e Pernambuco.

“Mas nosso objetivo é sair dos limites do Nordeste e, com a ampliação da capacidade produtiva, expandir a atuação em 100% das unidades da Federação”, destaca o sócio-proprietário Kenard Rocha.

Apicultura pode ganhar peso no associativismo

A difusão da apicultura em farmácias passa especialmente pelo varejo regional. A companhia criou uma equipe comercial e contratou um gerente nacional de vendas para cuidar do processo de expansão.

“Em um primeiro momento, queremos atingir as redes associativistas e as farmácias independentes. E para isso contamos com parcerias de distribuidoras regionais”, ressalta Kenard, que prevê ampliar o volume de negócios em 50% até o fim do ano.

Instalada em uma planta de 1.300 m² em Feira de Santana, na Bahia, a companhia conta com três linhas de produtos – Mel Colmeia, Bio Real e Knatus. O portfólio reúne 50 SKUs derivados da abelha como complementação alimentar. Um dos carros-chefes é o composto de mel, própolis e agrião, único produto orgânico no mercado na categoria de suplementação.

Consumo no Brasil ainda é baixo

De acordo com levantamento da  Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (ABEMEL), em 2021 o Brasil produziu 46 milhões de toneladas do produto. Segundo as projeções da entidade, em 2035, serão vendidas 250 milhões de toneladas por ano. No entanto o consumo de mel no Brasil ainda é um dos menores do mundo, apenas 60 gramas per capita por ano, enquanto a média mundial está em 240 gramas. “É um potencial de crescimento inexplorado”, acredita.

LARIMEL

Fundação: 1994
Sede e planta fabril: Feira de Santana (BA)
Portfólio: 50 SKUs das linhas Mel Colmeia, Bio Real e Knatus
Atuação: cerca de 3 mil PDVs na Bahia, Ceará, Maranhão e Pernambuco

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress