Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Farmácias associativistas da Abrafad já faturam R$ 5,4 bi

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Farmácias associativistas
Crédito: Paulo Piratininga

As farmácias associativistas que integram a Abrafad aceleram seu ritmo de expansão e somam faturamento de R$ 5,4 bilhões. O montante corresponde aos últimos 12 meses até março e aproxima o grupo da meta de R$ 5,8 bi até o fim do ano.

Fosse uma empresa, a Abrafad já estaria no privilegiado rol das cinco maiores varejistas do setor e tecnicamente empatada com as Farmácias São João. Considerando o principal raio de atuação da entidade, nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste, o avanço em relação ao mesmo período anterior foi de 16,7%, contra 14,2% de todo o mercado farmacêutico. Esses indicadores são da IQVIA.

“A projeção é terminarmos 2023 com crescimento de dois a três pontos percentuais acima da média geral da concorrência”, projeta o diretor executivo Nilson Ribeiro. Uma ascensão consistente a julgar que, em 2018, a receita alcançava R$ 1 bilhão.

As 20 bandeiras afiliadas à associação, representando 17 grupos econômicos, administram atualmente 5.262 pontos de venda em 2 mil municípios. O objetivo traçado para 2023 é chegar a 5,6 mil unidades. “Mas é gratificante ouvir de parceiros do setor que alcançar 6 mil lojas seria uma estratégia factível diante da nossa rápida ascensão”, ressalta o dirigente.

Embora procure ampliar continuamente a lista de associadas – foram três incorporações só neste ano –, é o fortalecimento da base atual que mais colabora para a expansão da Abrafad. “Isso ocorre especialmente em mercados como Minas Gerais e Nordeste, sede de 11 redes do grupo”, acrescenta.

Farmácias associativistas avançam na digitalização

As farmácias associativistas da Abrafad também vêm trilhando uma evolução expressiva nos canais digitais. As vendas via e-commerce, que equivaliam a 1,8% dos negócios até 2020, hoje já perfazem 5,7%.

“Claramente detectamos um amadurecimento do setor nesse quesito, tanto que escolhemos a digitalização como âncora do nosso Encontro de Líderes, que antecedeu a edição deste ano do Encontro de Negócios”, admite Ribeiro.

Como parte do trabalho para dinamizar as operações online, a associação deu início a entendimentos com a consultoria Nat Solutions, para concepção de ferramentas que potencializem a presença das farmácias no Google.

A criação de uma diretoria de operações, em 2022, ajuda a balizar esse crescimento. “Essa área, inclusive, vem conduzindo a implementação de quatro ferramentas para gerar um dashboard de desempenho das empresas, integrado a uma plataforma única e com módulos relacionados a precificação, fidelização, compras e BI”, destaca.

Encontros de Negócios favorecem sinergia setorial

A proposta dos Encontros de Negócios, que teve sua terceira edição nos dias 10 e 11 de maio, também vem aumentando a projeção da Abrafad perante a indústria e o atacado.

“Cadastramos 250 executivos para estabelecer negociações diretas com as redes associadas, a partir de uma agenda predefinida e reuniões one to one. Esses encontros táticos incentivam a objetividade nas conversações e melhoram a fluidez nas relações com fornecedores”, ressalta.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress