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Google Academy ajuda varejistas a reinventar negócios

Lives do Google Academy ajudam varejistas a reinventar negócios em meio à pandemia

Plataforma lançada no fim de abril, o Google Academy reúne uma série de lives gratuitas com o objetivo de ajudar varejistas a se reinventar nesse momento de crise. Um desses eventos abordou O novo contexto do varejo e a nova jornada de compra e foi conduzido por Rodrigo Chamorro, líder de Insights para o Varejo do Google. “As rápidas mudanças nos modelos de compra diante do isolamento social exigem repensar o papel da loja física e reduzir o abismo entre consumidores e canais digitais”, adverte.

O especialista elencou algumas estratégias fundamentais que o varejo deve implementar para se reinventar em meio à crise.

  • Melhorias em seus aplicativos de compras
  • Força de vendas direcionada 100% para o digital
  • Novas soluções de logística last-mile, para evitar a morosidade que ainda marca o processo logístico de entrega do pedido virtual
  • Ativação automatizada da base de clientes
  • Expansão das categorias
  • Rompimento dos silos organizacionais que comprometem a comunicação entre os setores da empresa
  • Marketplace para pequenos varejos
  • Incentivo a meios de pagamento contactless

Dificuldades para compra online

Mas enquanto o varejo se reinventa, o consumidor torna-se ainda mais exigente. Pesquisa do Google Surveys com mil brasileiros conectados, que efetuaram compras entre os dias 30 de abril e 3 de maio, apontou as seguintes barreiras para uma jornada de compra realmente satisfatória.

  • Tempo de entrega das compras muito longo – 39%
  • Não confio em comprar alguns tipos de produtos pela internet – 25%
  • Não tenho cartão de crédito para comprar online – 16%
  • Onde eu moro não fazem entregas – 10%
  • As entregas vêm incompletas (faltam itens no meu pedido) – 9%

Melhorar experiência da compra

O levantamento também revelou quais ações os varejistas poderiam adotar para melhorar essa experiência.

  • Diminuir o prazo de entrega – 45%
  • Avisar quais produtos estão disponíveis na hora da compra – 29%
  • Aceitar outras formas de pagamento para compra online – 23%
  • Melhorar o site/app para ficar mais fácil de comprar – 23%
  • Poder retirar na loja – 20%
  • Prazos de pagamento mais longos – 16%

Novos hábitos de compra 

Em relação aos canais de compra que o consumidor vai continuar utilizando na pós-Covid-19.

  • Site da loja – 37%
  • Lojas físicas – 34%
  • Aplicativos da loja – 32%
  • Aplicativos de entrega – 27%
  • Telefone/WhatsApp – 25%
  • Revendedores/ catálogo – 11%

E sobre os hábitos de compra adotados durante a quarentena, que o consumidor pretende manter depois que a pandemia acabar.

  • Pesquisar mais antes de comprar – 29%
  • Comprar mais online – 27%
  • Reduzir minhas idas à loja física – 27%
  • Compras de lojistas pequenos para ajudar a economia local – 23%
  • Concentrar as minhas compras em poucos lojistas – 10%

O conteúdo completo sobre a pesquisa pode ser acessado aqui.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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