Plataforma lançada no fim de abril, o Google Academy reúne uma série de lives gratuitas com o objetivo de ajudar varejistas a se reinventar nesse momento de crise. Um desses eventos abordou O novo contexto do varejo e a nova jornada de compra e foi conduzido por Rodrigo Chamorro, líder de Insights para o Varejo do Google. “As rápidas mudanças nos modelos de compra diante do isolamento social exigem repensar o papel da loja física e reduzir o abismo entre consumidores e canais digitais”, adverte.
O especialista elencou algumas estratégias fundamentais que o varejo deve implementar para se reinventar em meio à crise.
- Melhorias em seus aplicativos de compras
- Força de vendas direcionada 100% para o digital
- Novas soluções de logística last-mile, para evitar a morosidade que ainda marca o processo logístico de entrega do pedido virtual
- Ativação automatizada da base de clientes
- Expansão das categorias
- Rompimento dos silos organizacionais que comprometem a comunicação entre os setores da empresa
- Marketplace para pequenos varejos
- Incentivo a meios de pagamento contactless
Dificuldades para compra online
Mas enquanto o varejo se reinventa, o consumidor torna-se ainda mais exigente. Pesquisa do Google Surveys com mil brasileiros conectados, que efetuaram compras entre os dias 30 de abril e 3 de maio, apontou as seguintes barreiras para uma jornada de compra realmente satisfatória.
- Tempo de entrega das compras muito longo – 39%
- Não confio em comprar alguns tipos de produtos pela internet – 25%
- Não tenho cartão de crédito para comprar online – 16%
- Onde eu moro não fazem entregas – 10%
- As entregas vêm incompletas (faltam itens no meu pedido) – 9%
Melhorar experiência da compra
O levantamento também revelou quais ações os varejistas poderiam adotar para melhorar essa experiência.
- Diminuir o prazo de entrega – 45%
- Avisar quais produtos estão disponíveis na hora da compra – 29%
- Aceitar outras formas de pagamento para compra online – 23%
- Melhorar o site/app para ficar mais fácil de comprar – 23%
- Poder retirar na loja – 20%
- Prazos de pagamento mais longos – 16%
Novos hábitos de compra
Em relação aos canais de compra que o consumidor vai continuar utilizando na pós-Covid-19.
- Site da loja – 37%
- Lojas físicas – 34%
- Aplicativos da loja – 32%
- Aplicativos de entrega – 27%
- Telefone/WhatsApp – 25%
- Revendedores/ catálogo – 11%
E sobre os hábitos de compra adotados durante a quarentena, que o consumidor pretende manter depois que a pandemia acabar.
- Pesquisar mais antes de comprar – 29%
- Comprar mais online – 27%
- Reduzir minhas idas à loja física – 27%
- Compras de lojistas pequenos para ajudar a economia local – 23%
- Concentrar as minhas compras em poucos lojistas – 10%
O conteúdo completo sobre a pesquisa pode ser acessado aqui.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
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