Novo diretor na Interplayers

0
Interplayers, Albery Dias
Foto: Divulgação

A Interplayers nomeou Albery Dias ao cargo de diretor de serviços de saúde. O executivo chega à healthtech após uma passagem de 19 anos pela Pague Menos, onde exercia a mesma função. Ele conciliará suas reponsabilidades às atividades como conselheiro do hub de inovação em startups ICC Biolabs.

Farmacêutico formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), cursou pós-graduações em gestão de negócios pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Também tem um mestrado em administração de empresas pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

Contato: albery.dias@interplayers.com.br

Marca de suplementos da Vitamedic estreia com 80 SKUs

Suplementos da Vitamedic
Foto: Divulgação

A nova marca de suplementos da Vitamedic estreia com mais de 80 SKUs e uma plataforma própria de e-commerce. Por meio da marca Trustfuel, a farmacêutica brasileira passou a contar com uma unidade de negócios focada nesse segmento.

Entre equipe comercial interna e distribuidores parceiros, a companhia tem capacidade de atender 110 mil PDVs, entre farmácias e estabelecimentos do canal alimentar.

A família Trustfuel contém nove submarcas, entre as quais a maior linha de gummies funcionais do Brasil, com 19 apresentações. Tem ainda produtos para foco, sono, imunidade, saúde dos ossos, beleza, libido, emagrecimento, estresse, menopausa e saúde intestinal, entre outros.

Toda a fabricação será própria e utilizará as operações da planta da farmacêutica no Distrito Agroindustrial de Anápolis, em Goiás. O complexo exibe capacidade para produzir, mensalmente, 18 milhões de unidades.

Marca de suplementos da Vitamedic tem farmácias como âncoras

Para consolidar sua marca de suplementos, a Vitamedic acredita na “ajuda” de um velho conhecido – o varejo farmacêutico. “Temos capacidade para colocar a Trustfuel em até 90 mil farmácias, setor que já concentra 83% do volume de vendas de vitaminas no país”, explica o acionista e diretor executivo de planejamento estratégico do Grupo José Alves, João Ricardo Alves.

Em comparação com 2022, a venda de vitaminas no varejo foi 9% maior no ano passado. Para os próximos quatro anos, a expectativa é que o faturamento do setor chegue a R$ 17 bilhões.

Quando se fala em suplementação esportiva, os dados são ainda mais animadores. Com previsão de dobrar a receita em cinco anos, esses itens já movimentam R$ 4,4 bilhões e cresceram 25% em 2023.

Wegovy nas farmácias tem preço de até R$ 2,3 mil

0
Wegovy nas farmácias
Foto: Reprodução – Reuters

A chegada do Wegovy nas farmácias brasileiras começou na última sexta-feira, dia 19, em um movimento que deve perdurar até a próxima semana. O medicamento da Novo Nordisk está sendo comercializado com preços que variam de R$ 1.228,14 a R$ 2.366,15. As informações são do O Tempo.

O remédio, que é a primeira injeção semanal para o tratamento da obesidade aprovada pela Anvisa, tinha previsão de chegar ao varejo farmacêutico brasileiro apenas em agosto. Apesar disso, grandes redes conseguiram adiantar a venda.

O Grupo DPSP, por exemplo, iniciou a comercialização em nível nacional na semana passada, com exceção da Bahia e Pernambuco, onde começarão às vendas até esta quinta-feira, dia 25. Já a RD Saúde disponibiliza o fármaco em São Paulo e no Paraná, com previsão para estender a venda aos demais estados até o fim do mês.

Wegovy nas farmácias é mais barato que o esperado 

Em estados como o Piauí, onde o ICMS é de 21%, a expectativa era de que o Wegovy custasse algo em torno de R$ 2.484, valor menor do que o máximo registrado nessa primeira semana.

Outro recorte positivo para o varejo farmacêutico brasileiro fica por conta da comparação com a precificação praticada nos Estados Unidos. Por lá, o preço de tabela do medicamento é de US$ 1.349 (cerca de R$ 6.000).

Anvisa analisa aprovação para doenças cardíacas 

Apesar do sucesso do Wegovy quando o assunto é o emagrecimento, a Novo Nordisk deseja expandir os horizontes do medicamento. A fabricante iniciou em março um movimento para buscar a aprovação do remédio para a prevenção de doenças cardíacas relacionadas ao peso.

De acordo com a fabricante, o pedido já estava em análise pela Anvisa. Nos Estados Unidos, ele foi aprovado para “reduzir risco de morte cardiovascular, ataques do coração e acidente vascular cerebral em adultos com doença cardiovascular, obesidade e sobrepeso” pela FDA.

A farmacêutica também entrou com o mesmo pedido junto à EMA (Agência Europeia de Medicamentos), que regulamenta drogas na União Europeia. A expectativa é de uma decisão ainda em 2024.

Junho registra queda de preços nas farmácias

PREÇOS NAS FARMÁCIASMedicamentos, farmácias, varejo farmacêutico
Foto: Freepik

O mês de junho apontou queda de preços nas farmácias em diferentes departamentos. Apenas os itens que compõem os departamentos infantis (0,19%) e de cuidados com a saúde (0,14%) apresentaram alta, enquanto cuidado pessoal e alimentos foram as que mais registraram redução. É o que apontou a pesquisa mensal de preços realizada pela Proffer, empresa especializada em precificação com inteligência artificial para os segmentos de distribuição e varejo farmacêutico. 

Essas alternâncias refletem a dinâmica do mercado e as mudanças nas preferências dos consumidores no período. A análise das variações percentuais por categoria revela tendências importantes para a estratégia de precificação nas farmácias.

Captura de tela 2024 07 23 085550 1
Fonte: Proffer

“Observamos uma queda em praticamente todos os departamentos da farmácia, grande parte por ser um movimento normal de pós-alta. Depois de dois meses praticamente de preços congelados, as lojas começam a rodar esses estoques e partir para o combate de preço”, explica Paulo Henrique Botelho, gerente de produto e precificação da Proffer e especialista em pricing.

Outra motivação, segundo o executivo, está atrelada à queda na taxa de inflação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). “Os dados refletem um comportamento do varejo, que vem segurando reajustes e investindo em ofertas e promoções para não sobrecarregar o orçamento do consumidor”, acrescenta.

Queda de preços nas farmácias e variações em três categorias

Confira abaixo os itens que registraram as maiores e menores variações de preços nas farmácias, nas categorias de cuidado pessoal, medicamentos OTC e medicamentos tarjados.

Principais variações de preços – cuidado pessoal

Captura de tela 2024 07 23 085826 2
Fonte: Proffer

Principais variações de preços – medicamentos OTC

Captura de tela 2024 07 23 085934 3
Fonte: Proffer

Principais variações de preços – medicamentos Rx

Captura de tela 2024 07 23 090037 4
Fonte: Proffer

“Diferentemente do estudo do mês anterior, que indicou uma tendência de aumento de preço em função do reajuste dos medicamentos e do desastre do Rio Grande do Sul, o que vemos hoje é um movimento de competição e monitoramento de mercado”, ressalta Paulo Sergio Soares, cientista de dados da Proffer.

A importância do boletim mensal

“Diferentemente do estudo do mês anterior, que indicou uma tendência de aumento de preço em função do reajuste dos medicamentos e dos impactos econômicos decorrentes do desastre do Rio Grande do Sul, o que vemos hoje é um movimento de competição e monitoramento de mercado”, ressalta Paulo Sergio Soares, cientista de dados da Proffer.

Maiores variações de preços na cesta de farmácia

A pesquisa também apresenta a “cesta de farmácia”, que lista os principais produtos vendidos nos PDVs, com maiores quedas e aumentos de preços em cada categoria, sempre em comparação ao mesmo período do ano anterior. A análise revelou, por exemplo, que a Pampers Fralda Pants Ajuste Total Tamanho XG (66 unidades) teve variação de 9,80%. Da mesma forma, a fralda descartável infantil Johnson ‘s Baby Shampoo Regular 400 ml registrou uma variação de 7,71%. Esses aumentos influenciam a inflação de preços nesse departamento.

VARIAÇÃOES DE PREÇOS EM PRODUTOS DO DEPARTAMENTO MUNDO INFANTIL JUNHO’23 X JULHO’23

Captura de tela 2024 07 23 111722 2

A importância do boletim mensal de preços do varejo farmacêutico

Acompanhar os indicadores mensais é o primeiro passo para que o gestor de farmácia possa ter uma tomada de decisão assertiva e coerente. Foi com esse intuito que o Panorama Farmacêutico fechou uma parceria com a empresa, a fim de munir o mercado com dados que ajudam na montagem do sortimento, na composição do estoque e, principalmente, na precificação correta dos produtos. Os dados serão disponibilizados mensalmente no portal e por meio do Boletim de Preços disponível no site da Proffer.

“Quem dispõe de plataformas de acompanhamento de preço deve ficar atento porque, às vezes, pode estar cultivando uma precificação desalinhada com o mix e a demanda atual”, explica Soares.

Mercado de medicamentos genéricos atinge 30% no Norte

0
Mercado de medicamentos genéricos
Foto: Divulgação

O mercado de medicamentos genéricos vive um bom momento em todo o país. Na região Norte, segundo estudo da PróGenéricos a partir de dados da IQVIA, a categoria representou cerca de 30% das vendas realizadas em 2023.

 Segundo o presidente da entidade, Tiago de Moraes Vicente, ao todo foram comercializadas mais de 100 milhões de unidades na região nos últimos 12 meses, um crescimento de 4,42% em relação ao mesmo período de 2023.

As vendas foram lideradas pelo Pará, com 46 milhões de itens; Amazonas, com 19 milhões; e Rondônia, com 13 milhões. Entre os medicamentos, os favoritos dos consumidores são a losartana, nimesulida, sildenafila, dipirona sódica e amoxicilina.

Mercado de medicamentos genéricos cresce no Sul

Na outra ponta do país, todos os Estados do sul já apresentam uma participação superior a 40% dos genéricos em suas vendas.

“Este aumento na participação de mercado é um indicativo claro da eficácia dos genéricos, além de refletir o impacto positivo das políticas públicas e iniciativas educativas sobre a importância e os benefícios desta classe de medicamentos”, comenta Vicente.

Programa de graduação da RD Saúde é ampliado

0
Graduação da RD Saúde
Foto: Divulgação

O programa de graduação da RD Saúde, que oferece cursos de farmácia para os colaboradores da rede, chega à sua segunda turma. Agora, 280 gerentes e supervisores de farmácia serão beneficiados pela iniciativa.

As aulas começaram nesta semana e o processo de seleção levou em conta as notas registradas pelos interessados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O curso tem duração de cinco anos e mensalidade fixa de R$ 250, sendo o restante subsidiado pela companhia.

Graduação da RD Saúde chega a 500 colaboradores

Somado com os 220 estudantes que fazem parte da primeira turma, a RD Saúde já ofereceu seu curso próprio de graduação em farmácia para 500 colaboradores. “Comemoramos não apenas o fato de chegar à metade do ano com tantos alunos matriculados, mas também com um índice de retenção muito alto”, afirma a diretora de serviços de saúde Juliana Cervan.

Criado em parceria com a P15 Educação e UniFECAF, o curso presencial foi idealizado para promover o desenvolvimento dos profissionais da varejista, com foco principal na atuação dos farmacêuticos no PDV.

Além desta iniciativa, o grupo também oferece vagas em outras universidades por meio do programa Incentivo Educação. Nesta modalidade, que já beneficiou mais 800 colaboradores, a rede também subsidia parte da mensalidade.

Parceria com Biophytis amplia o portfólio da Blanver

Portfólio da Blanver
Foto: Divulgação

O portfólio da Blanver é reforçado por um acordo de licença exclusiva com a a Biophytis SA (Euronext Growth Paris: ALBPS), (“Biophytis” ou a “Empresa”), empresa de biotecnologia especializada no desenvolvimento de terapias para doenças relacionadas ao envelhecimento.

O acordo envolve o BIO101, em desenvolvimento e estudos clínicos pela Biophytis, e operações de marketing na região da América Latina, que incluirão o Brasil e também Argentina, Colômbia e México. A Blanver será responsável pelo registro e comercialização do BIO nas suas seguintes áreas terapêuticas: metabólicas, doenças respiratórias, musculares, entre outras.

Portfólio da Blanver cobre toda a América Latina 

O portfólio da Blanver, que tem mais de 40 anos de história, tem como foco doenças infecciosas, osteoporose, oncologia, hematologia, doenças raras e distúrbios metabólicos. Além da atuação no Brasil, mantém uma extensa rede de distribuidores exclusivos que cobre toda a região da América Latina.

Nos termos dessa parceria, a Biophytis receberá um pagamento adiantado e, se determinadas metas forem alcançadas, um montante total de até 108 milhões de euros (cerca de R$ 630 milhões). A Biophytis também é elegível para receber royalties de dois dígitos nas vendas líquidas do BIO101 geradas na região.

Stanislas Veillet, CEO da Biophytis, declarou: “Saúdo calorosamente essa nova parceria, um marco fundamental que permitirá à Biophytis implementar ainda mais a sua direção estratégica, especialmente na obesidade. Esta é uma oportunidade única para ambas as empresas e chega em um momento crucial, já que o Brasil é o país que mais cresce no mercado farmacêutico, representando mais de US$ 23 bilhões em 2023. Na América Latina, cerca de 100 milhões de pacientes apresentam obesidade. Esperamos continuar nosso desenvolvimento clínico. Pretendemos fornecer juntos, soluções para pacientes e médicos ao longo dos anos à frente.”

Sergio Frangioni, CEO da Blanver, comentou: “A inovação faz parte do DNA da Blanver e estamos entusiasmados em fazer parceria com a Biophytis para fornecer acesso à saúde de muitos pacientes na América Latina. Estamos muito confiantes de que os estudos clínicos do BIO101 apresentarão resultados estimulantes, que apoiarão a comunidade médica na luta contra a obesidade. Seus efeitos trarão saúde e qualidade de vida a tantos pacientes que apresentam essa condição.”

Globo Pharma recruta diretora

0
Globo Pharma, Érica Galloro
Foto: Freepik

A farmacêutica mineira Globo Pharma recrutou Érica Galloro para o cargo de diretora comercial. A executiva conta com mais de 25 anos de experiência no canal farma e assume o desafio após 12 anos exercendo essa mesma função na Sandoz.

Formada em marketing pelo Centro Universitário Moura Lacerda, acumulou experiências atuando em diversas posições do setor durante sua carreira, como propagandista, supervisora de equipe, gerente nacional de demanda e vendas e diretora de marketing.

Contato: Erica.galloro@globopharma.com.br

Serviços clínicos nas farmácias são tema de congresso

0
Serviços clínicos nas farmácias
Foto: Divulgação – Panvel

Os serviços clínicos nas farmácias já são realidade no exterior e aqui no Brasil também. Atualmente, mais de 6,5 mil drogarias dispõem de programas de assistência farmacêutica.

Mas, para a operação alavancar de vez, alguns desafios culturais, tecnológicos e legais precisam ser superados. Com tal objetivo, o Congresso de Salas Clínicas da Abrafarma chega à sua quinta edição.

Entre hoje, dia 22, e amanhã, dia 23, a entidade realiza o encontro, que será feito no formato virtual. “Conseguimos congregar especialistas e formadores de opinião vinculados a todo o ecossistema de saúde”, ressalta o CEO, Sergio Mena Barreto.

Serviços clínicos nas farmácias posicionam setor como hub de saúde 

A Clinicarx, plataforma voltada à gestão dos serviços clínicos nas farmácias, será a responsável por abrir o congresso. A empresa realizará uma panorâmica sobre o posicionamento das drogarias como hubs de saúde.

Na sequência, serão abordados temas como a telessaúde e os testes de análises clínicas, considerados estratégicos para esse processo. Essas palestras contarão com especialistas da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Apsen e do Hospital Albert Einstein.

Já o segundo dia abordará a necessidade de atualização das legislações que versam sobre o tema. “É imperativo termos um marco legal mais moderno, que vá ao encontro da demanda atual e estabeleça uma padronização desses serviços em todo o Brasil”, entende Mena Barreto.

Exemplos de sucesso na adoção da assistência farmacêutica fecharão a agenda. Executivos das redes associadas à Abrafarma sobem ao palco para compartilharem um pouco sobre suas experiências no tema.

Abrafarma aposta na capacitação de farmacêuticos 

A capacitação de farmacêuticos é outra bandeira importante levantada pela Abrafarma. Na primeira quinzena de julho, a entidade levou seu Road Show para Belo Horizonte (MG).

A iniciativa já qualificou mais de 40 mil profissionais desde 2016. “O Road Show é uma oportunidade única para os farmacêuticos se atualizarem e compreenderem a importância de seu papel como agentes de saúde na sociedade brasileira”, comenta o executivo.

O encontro contou com a participação de palestrantes convidados pela indústria farmacêutica, representando laboratórios como Cimed, Cremer, Danone, EMS, Kimberly-Clark, Medley, Nestlé, Prati-Donaduzzi e Unicharm.

Receita da MedQuímica deve superar os R$ 300 milhões em 2025

Receita da MedQuímica
Foto: Divulgação

Até o fim de 2025, a receita da MedQuímica deve superar os R$ 300 milhões. Essa é a meta da farmacêutica, que foi comprada pela indiana Lupin há uma década e, agora, depois de lidar com um alto endividamento, volta a um ritmo de crescimento.

No ano passado, o faturamento da empresa ficou em R$ 290 milhões. Com a expectativa de avanço de 12% até o ano que vem, a companhia espera atingir um faturamento próximo de R$ 325 milhões.

Receita da MedQuímica cresceu menos do que o esperado 

Na época da aquisição da MedQuímica pela Lupin, a farmacêutica apresentava R$ 230 milhões em vendas. O objetivo com o negócio era elevar esse total para R$ 600 milhões em quatro anos.

Para atingir tal meta, o laboratório adquiriu nove medicamentos da Bausch Health para comercializar no país, mas as dívidas e o aumento nos juros fizeram com que os planos mudassem. “É aquela história: viajar para a Disney e entrar no cheque especial ou fazer uma viagem mais tranquila no ano que vem”, compara o presidente Alexandre França.

“Os juros ficaram muito altos nos últimos dois anos e preferimos amortizar a dívida, em detrimento de mais investimento. Agora, o número de credores foi reduzido e o endividamento caiu 30%”, completa.

Portfólio fortalecido será motor do crescimento 

Para atingir a meta de crescimento, a MedQuímica irá ampliar seu portfólio por meio de genéricos fabricados pela Lupin na Índia e, também, por uma maior representatividade da categoria de medicamentos clones no negócio. Dentre os remédios que chegarão ao mercado estão anti-hipertensivos, por exemplo.

Presente em 80 mil PDVs e com 80 SKUs, a farmacêutica também reforçará sua equipe de vendas para dar mais vazão aos lançamentos. Além disso, o laboratório não descarta comprar ativos nacionais.