
Uma grande disputa no segmento de inovações tem pautado a guerra comercial travada pelas farmácias americanas. Grandes varejistas estão apostando na integração de soluções que proporcionam praticidade e preços vantajosos para os consumidores. As informações são do Diário do Comércio.
A Amazon e o Walmart são alguns dos principais líderes do mercado atualmente, ocupando as primeiras posições no imaginário da população quando o assunto é um atendimento simples e eficaz.
A companhia de Jeff Bezos já oferece consultas médicas online, receitas digitais e entrega de medicamentos, tudo dentro do sistema integrado Amazon One Medical. O ecossistema é capaz de agendar atendimentos com até 30 minutos de antecedência e entregar os fármacos no mesmo dia em 40 cidades diferentes.
A tecnologia pode ser contratada como um plano contínuo ou individualmente por consulta. Nos casos em que o problema é simples e diagnosticado com segurança, já é emitida uma receita e os medicamentos são entregues pelo Amazon Pharmacy. Já nas situações em que o médico vê a necessidade de exames ou atendimento presencial, o paciente é encaminhado diretamente para a clínica parceira mais próxima.
“Estamos integrando tecnologia para modernizar a farmácia, mantendo o atendimento clínico de alto nível”, afirma John Love, vice-presidente do Amazon Pharmacy. “Os clientes agora podem obter uma ampla variedade de medicamentos prescritos entregues rapidamente em sua porta com apenas alguns cliques, além de acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana a um farmacêutico. Estamos reinventando a entrega de cuidados de saúde para atender os clientes onde eles estão, seja — online, em trânsito e em casa”, completa.
Já o Walmart tem apostado na possibilidade de propiciar uma experiência de compra mais completa a seus usuários, que podem adquirir produtos de supermercado, farmácia e mercadorias em geral de maneira conjunta. “Sete em cada oito americanos escolhem sua farmácia com base na conveniência para eles”, afirma a companhia em nota.
A rede de supermercados ainda oferece o aplicativo MyHealthJourney, capaz de armazenar e organizar todos os registros médicos do usuário como histórico de exames, informações do seguro saúde e lembretes de serviços de assistência.
Farmácias americanas estão perdendo espaço por falta de inovações
As companhias que não priorizaram o desenvolvimento ou a introdução de novas tecnologias em seus PDVs acabaram ficando para trás no mercado, registrando quedas bruscas nos números de clientes e vendas.
Redes tradicionais como a CVS Health enfrentaram crises nos últimos anos, sendo forçadas a rever conceitos e alterar rotas. Após fechar quase 600 lojas em 2024, a rede lançou um aplicativo e alterou o design de 100 unidades, focando em criar um PDV menor e mais concentrado na venda de medicamentos.
“A CVS tem lutado há muito tempo com seu negócio no varejo físico e tem feito relativamente pouco para defender a receita no digital. Não surpreende, portanto, que eles abram algumas lojas novas com foco em farmácia. Certamente será mais barato operar pontos menores com foco em produtos essenciais de farmácia, e se isso mantiver as lojas nas comunidades locais, é uma coisa boa”, explica o analista de varejo e diretor da consultoria GlobalData, Neil Saunders.
“No entanto, não é uma solução completa, pois muitos outros players digitais estão entrando no espaço de prescrição, e há uma concorrência crescente de redes como o Walmart”, finaliza.