Clínicas médicas do Walmart estão à venda

Clínicas médicas do Walmart
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As clínicas médicas do Walmart foram colocadas à venda, segundo reportagem do portal Drug Store News. As negociações, que ainda estão em estágio inicial, incluem principalmente seguradoras de saúde.

 A Humana, companhia sediada em Louisville, no Kentucky (EUA), é a maior interessada na aquisição das 51 unidades espalhadas por todo o território norte-americano. Embora os valores da possível transação ainda não tenham sido divulgados, o Walmart, que tem uma das maiores redes de farmácias do mundo, deseja resgatar parte de seu investimento no negócio, dificultando a negociação.

Clínicas médicas do Walmart foram fechadas em abril

Criado em 2019, o segmento de clínicas médicas da multinacional americana foi encerrado em abril desse ano. O fechamento foi anunciado em nota pela empresa, que definiu a decisão como “muito difícil”.

“Os crescentes e desafiadores custos de operação e o faturamento negativo fazem com que o mercado de saúde seja insustentável para nós nesse momento”, explica a companhia.

“Nossa prioridade será garantir que as pessoas e comunidades impactadas sejam tratadas com todo o respeito, compaixão e apoio possível durante essa transição. Mesmo não operando mais centros clínicos de saúde, usaremos o que aprendemos e proporcionaremos um serviço de saúde confiável em todo o país por meio de nossas quase 4,6 mil farmácias”, complementa.

EMS compra Vitamine-se e fortalece aposta no mercado de vitaminas

Mercado de vitaminas
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Um importante player fortalecerá sua atuação no mercado de vitaminas. A EMS anunciou a aquisição da startup de saúde Vitamine-se, que já trabalha com receita na casa dos R$ 25 milhões. As informações são do Pipeline do Valor Econômico.

O fundador da healthtech, Augusto Cruz Neto, fará parte da operação, agora como o responsável pela estratégia de marketing das marcas da farmacêutica. Com vasta experiência em publicidade, o executivo já atuou na comunicação de grandes empresas do setor.

Fundada em 2021, a Vitamine-se nasceu fazendo vitaminas personalizadas e comercializando os itens por meio de seu e-commerce. Para aumentar sua capilaridade, a fabricante começou a produzir multivitamínicos padronizados e trabalhar junto ao varejo farmacêutico.

De acordo com a publicação, o valor da transação segue em segredo. A companhia já atuava na categoria, mas agora contará com um portfólio mais diverso e investimento mais robusto.

Mercado de vitaminas receberá o dobro de investimento 

Com a chegada da Vitamine-se, a EMS irá, literalmente, dobrar a aposta no mercado de vitaminas. Para 2024, a farmacêutica planeja investir duas vezes mais na categoria e repetir o movimento em 2025, chegando a aportes de R$ 100 milhões.

A startup chega ao portfólio da EMS com 30 produtos. A companhia, por sua vez, garantirá mais capilaridade a esses SKUs, aumentando de 5 mil para 86 mil os PDVs atendidos pela healthtech.

Segundo Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS, os multivitamínicos podem também pintar no canal alimentar. “Temos um time contratado para isso (levar as vitaminas para os supermercados), que hoje está ocioso e vai começar a ter mais trabalho”, afirma.

Farmacêutica quer fortalecer comunicação 

Além de reforçar sua presença no mercado de vitaminas, a compra da Vitamine-se passa também por outro grande objetivo da EMS: reforçar sua comunicação. “O que acontece é que a EMS lidera no varejo farmacêutico há 17 anos consecutivos, mas a estratégia de branding ainda tem que ser resolvida”, analisa Sanchez.

“A EMS é uma Disneylândia das marcas. Aos 45 anos de idade, ter esse espaço na (empresa) líder, me sinto mesmo num parque de diversão”, comemora Neto. O executivo ficará à frente do projeto de reforçar as marcas da farmacêutica.

Segundo um estudo do Meio & Mensagem em parceria com a Kantar, a companhia paulista é a oitava maior quando o assunto é o montante investido em publicidade. Em 2022, R$ 422 milhões foram destinados para essa área, total que quase dobrou em 2023, fechando em R$ 798 milhões.

Justiça mantém leilão de fazendas de donos da São Bento

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Donos da São Bento
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As fazendas dos donos da São Bento continuarão no processo para ser leiloadas. O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT24) não aceitou a nulidade da venda das propriedades para a quitação das dívidas trabalhistas, que passam de R$ 10 milhões. As informações são do Campo Grande News.

Segundo a defesa, os cônjuges foram intimados apenas após o leilão. O advogado, Eduardo Marques, também argumenta que a execução foi redirecionada para os sócios. Os procuradores não aceitaram o pedido.

Fazendas de donos da São Bento são avaliadas em mais de R$ 23 mi 

Avaliadas em R$ 23,6 milhões, os imóveis em questão pertenciam ao Grupo Buainain, que geria a rede de farmácias São Bento. Totalizando mais de 1,2 mil hectares, as propriedades ficam localizadas em Camapuã (2) e Bandeirantes (1), ambas no Mato Grosso do Sul.

Rede de farmácias entrou em recuperação judicial em 2015 

Fundada em 1948, a São Bento nasceu como uma farmácia independente na esquina da Rua 14 de Julho com a Marechal Cândido Mariano Rondon, em Campo Grande (MS). A rede chegou a fincar bandeira em 23 municípios do estado, totalizando 80 PDVs.

Com quase R$ 74 milhões em dívidas, a companhia entrou com pedido de recuperação judicial em 2015. A justificativa foi que, com investimentos em estrutura e tecnologia, a empresa havia comprometido sua capacidade de honrar com seus compromissos.

O plano de RJ foi aceito em 2021 e, na época, a defesa da varejista afirmava ter 1.359 credores. Suas duas últimas lojas fecharam em 2022.

Portal lançou seção sobre o tema 

Alinhado com o momento do mercado, o Panorama Farmacêutico lançou uma seção sobre recuperação judicial no setor farmacêutico. O espaço Falências & Recuperações está dividido entre as diferentes fases desse processo.

“O mercado farmacêutico vive um momento delicado e munir-se de informações relevantes se torna ainda mais importante para a sobrevivência dos negócios. Queremos abordar esse assunto sem medo e preconceitos”, explica o editor-chefe do portal, Leandro Luize.

MCG Saúde tem novo CEO

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MCG Saúde, Marcelo Sáfadi
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O laboratório farmacêutico MCG Saúde anunciou a contratação de Marcelo Sáfadi para o cargo de CEO. O executivo, que também é membro do conselho de administração da Farma Conde, adicionará esse novo desafio à sua rotina.

Formado em engenharia civil pelo Centro Universitário de Lins (Unilins), cursou uma pós-graduação em transporte aéreo e aeroportos no ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) e dois MBAs em economia e negócios na FGV e no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE).

Contato: marcelo.alvares@grupofarmaconde.com.Br

Vacinas e insulina estão entre os remédios com isenção de imposto

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remédios com isenção de imposto
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A regulamentação da reforma tributária prevê um total de 383 remédios com isenção de imposto, o IVA. Além disso, 850 princípios ativos terão alíquota reduzida em 60%. As informações são da Agência Brasil.

Entre os medicamentos com isenção estão as vacinas contra Covid-19, dengue, febre amarela, gripe, cólera, poliomielite e sarampo. A lista também inclui substâncias como a insulina (usada para diabetes), o antiviral abacavir (usado contra o HIV) e o citrato de sildenafilia (usado para tratar disfunções eréteis), cujo produto de referência é o Viagra, da Pfizer.

A relação de princípios ativos com alíquota reduzida contempla o omeprazol (para o tratamento de refluxos e úlceras digestivas); o ansiolítico lorazepam; o medicamento para pressão alta losartana; a metmorfina (usada para diabetes), o anti-inflamatório, antialérgico e o antirreumático prednisona; e o remédio para impotência sexual tadafilia.

Remédios com isenção de imposto só a partir de 2026

Os remédios com isenção de imposto, no entanto, só valerão a partir de 2026, quando terá início a transição dos tributos atuais para o IVA. Esse processo só terminará em 2032 e somente em 2033 o sistema entrará plenamente em vigor.

O projeto de lei complementar regulamenta a cobrança do Imposto sobre Valor Adicionado (IVA). Esse tributo é composto pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), arrecadada pelo governo federal, e pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), de responsabilidade dos estados e dos municípios. A expectativa do governo é aprovar o texto até o fim de julho na Câmara e até o fim do ano no Senado.

Pela proposta do governo, a alíquota média ficará em 26,5%. Caso haja a redução de 60% para a alíquota geral, os medicamentos com o benefício pagarão apenas 10,6% de imposto.

Fim da cumulatividade

 Segundo o secretário extraordinário de Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, a aprovação da proposta como enviada pelo governo permitirá “uma redução relevante de custos” dos medicamentos. Além da redução ou isenção de alíquotas, ele destacou que o fim da cumulatividade (cobrança em cascata) resultará em preços mais baixos.

“Não só por causa das alíquotas, mas hoje tem a cumulatividade que vai deixar de existir. Quando o medicamento com [cobrança de] ICMS [Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços, que vai deixar de existir] vai para alíquota reduzida, há uma redução grande, de 20% para 10% [na carga tributária]. Se [atualmente] já tem alíquota zero, continua isento, mas ganha porque não tem mais cumulatividade”, afirma Appy.

Confira a lista dos medicamentos com redução ou isenção de imposto aqui.

Revolução no cuidado e renovação da pele

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45069808 0596 kayoh renascerA Kayoah, marca pioneira em tecnologia e inovação em cuidados dérmicos, lança o Renascer Skin. O creme inovador foi projetado para tratar áreas desafiadoras como mãos, peles ressecadas, calcanhares, cotovelos e cutículas.

O produto é indicado para peles ásperas e para a cicatrização de rachaduras, inclusive aquelas relacionadas a condições como diabetes e acúmulo de ácido úrico. Sua composição é livre de corticoides, garantindo um tratamento seguro.

A fórmula inclui ácido glicólico, que promove a esfoliação e estimula a renovação celular; extrato de arnica, que reduz inflamações e acelera a cicatrização; e extrato de calêndula, que suaviza e regenera a pele. É importante o uso de filtro solar em caso de exposição aos raios UVA e UVB.

Distribuição:  distribuição própria e parcerias com distribuidores
Gerente nacional: Ronaldo Olivo – (16) 99254-5151 

Darrow amplia família Actine com sérum inovador

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4369856046 LANCAMENTO PORTAL Renov 05.07A família Actine, da Darrow Laboratório e linha número 1 em prescrição para peles oleosas, tem um novo integrante para o tratamento antiacne. O Actine Renov é um concentrado revolucionário e renovador que oferece diversos benefícios, prometendo resultados visíveis em apenas sete dias de uso.

O produto é formulado com um complexo de ativos como a niacinamida, que previne e reduz cravos e espinhas, fortalecendo a barreira cutânea; extrato de ginseng como energizante e promotor do equilíbrio da derme; ácido succínico, com ação renovadora e eficácia comprovada contra acne; e P-Refynil, que atua no controle prolongado da oleosidade.

Actine Renov tem uma textura ultraleve e aveludada e segue a tendência clean beauty, proporcionando efeito natural. Recomenda-se utilizar de uma a duas vezes ao dia ou conforme orientação dermatológica, com a pele completamente limpa. “Durante muito tempo, buscamos inovações, dedicando até três anos para desenvolver um produto de alta qualidade que ofereça segurança. Agora, a linha Actine está completa, proporcionando uma rotina de cuidados com a pele ainda mais eficaz’’, diz Andrea Viegas, gerente de Marketing da Darrow.

O lançamento tem 95% de ingredientes naturais, é vegano, cruelty-free e livre de álcool, parabenos, fragrâncias ou corantes. É seguro para gestantes e lactantes.

Distribuição: sistema próprio de distribuição
Gerente de Marketing: Andrea Viegas – andrea.viegas@pierre-fabre.com

ECO Diagnóstica busca novas frentes para testes rápidos

TESTES RÁPIDOSExames clínicos, farmácias, ECO Diagnóstica
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Após consolidar a presença nas grandes redes de farmácia do país com a oferta de testes rápidos, a ECO Diagnóstica vem buscando incorporar novos modelos de negócios ao portfólio. Entre as ações estão parcerias com varejistas, indústrias farmacêuticas e empresas conveniadas para enriquecer a jornada de saúde do paciente com doenças crônicas.

“Nosso foco é olhar para esse consumidor que vai à farmácia com uma visão mais ampla do tratamento (jornada do paciente), sem esperar que ele chegue ao balcão e peça um teste. Isso normalmente não acontece assim, a não ser que haja suspeita clara de uma enfermidade como influenza, Covid ou dengue”, avalia Rodrigo Moura, consultor do ECO Diagnóstica.

Uma das iniciativas está sendo alinhada com a Drogaria Araujo e consiste no mapeamento de empresas parceiras para programas de cuidados de saúde voltados aos colaboradores, como forma de benefício e retenção de talentos. “Imagine o quanto de valor e cuidado podemos entregar, em conjunto com os varejistas, ao apoiar pessoas com diabetes, hipertensão arterial ou problemas cardiovasculares em suas jornadas de saúde”, ressalta Moura.

Segundo ele, quem tem problema de diabetes, colesterol alto ou de tireoide, poderá comprar os medicamentos na farmácia usando o convênio e, em um futuro próximo, ter o benefício de fazer um teste rápido para acompanhar o tratamento. “A Sociedade Brasileira de Diabetes preconiza a realização de quatro exames de hemoglobina glicada por ano, um a cada três meses. Por que não assegurar o agendamento desses testes na farmácia sob a supervisão do farmacêutico?”, questiona.

Testes rápidos na indústria farmacêutica

Outra frente de negócios para os testes rápidos está relacionada às parcerias com a indústria farmacêutica. “Uma das maiores dores do segmento, principalmente das grandes multinacionais, está relacionada ao dropout – abandono do tratamento – e à troca da receita. Essas situações são frequentes mesmo diante de numerosos esforços da indústria para blindar a prescrição e alongar o tempo do tratamento, como é o caso das PBMs”, explica Moura. Ele ainda acrescenta que o modelo baseado somente no desconto vem se mostrando insuficiente.

“Se os Consensos de Cardiologia indicam que o teste de perfil lipídico deve ser feito no mínimo duas vezes ao ano, para um paciente que está em fase de controle terapêutico, como os serviços farmacêuticos podem auxiliar nessa jornada para aumentar a adesão ao tratamento?”, contesta Moura. O mesmo vale para o paciente com problema de tireoide e que precisa se submeter aos exames de TSH.

Café da tarde com redes da Abrafarma

Como líder do segmento de testes rápidos, a ECO Diagnóstica detém 90% do market share nas farmácias brasileiras e possui o mais rico portfólio de exames rápidos. Agora, a fabricante quer estimular entre os varejistas discussões sobre a construção de um Joint Business Plan (JBP) para desenvolver a categoria de exames nas farmácias.

“Para apresentar e discutir essas novas iniciativas, vamos realizar um Café da Tarde em 12 de agosto com as redes associadas à Abrafarma, um dia antes do Abrafarma Future Trends, em local e horário ainda a confirmar”, adianta Moura.

Além de debater a criação de um calendário de saúde acoplado à agenda do varejo, com a exploração de datas importantes como o Dia Mundial do Diabetes e o Novembro Azul, a ideia do evento é levar provocações sobre o papel do farmacêutico como um grande líder técnico e os desafios de engajamento das equipes de PDVs pelo Brasil afora.

Com mais de 180 registros de exames na Anvisa, a ECO Diagnóstica aposta na capilaridade, na capacidade de entrega e na alta tecnologia como trunfos para atender esse nicho de mercado. Em 2024, a companhia teve um incremento de 300% no mercado farma, puxado pela alta procura por testes de dengue, Covid e demais TLRs.

E-commerce de farmácias tem Brasil no pódio

e-commerce de farmácias
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O faturamento do e-commerce de farmácias aproximou-se dos R$ 3 bilhões no Brasil, considerando o primeiro trimestre deste ano. O valor posiciona o país como o terceiro maior mercado mundial no varejo farmacêutico online, atrás apenas da Alemanha e dos Estados Unidos. As informações são do portal Saúde Digital News.

 Os dados são provenientes de uma pesquisa publicada pela IQVIA Brasil. De acordo com o levantamento, 18% dos brasileiros compram medicamentos exclusivamente por meio de canais digitais. Outros 20% preferem por pesquisar nas lojas físicas, mas finalizam suas compras virtualmente.

“No que tange a medicamentos, por exemplo, um consumidor que sabe a marca ou genérico que pretende comprar encontra no varejo online o diferencial da praticidade, aumentando a recorrência e seu nível de fidelidade”, afirma Bruno Bulso, COO e cofundador da Kobe Apps, plataforma de criação de aplicativos.

E-commerce de farmácias na contramão do varejo online

 O e-commerce de farmácias vem se destacando na contramão do varejo online. Um levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (AbComm), noticiado pelo Panorama Farmacêutico em junho, revelou que a procura por saúde e farmácia nas plataformas de vendas digitais cresceu 16% nos cinco primeiros meses deste ano em relação ao mesmo intervalo de 2023.

Foi o único segmento do varejo online a apresentar uma alta no período. As buscas por essas categorias atingiram a marca de 137,3 milhões de visitantes únicos.

 Alguns dos fatores que corroboram com esse aumento no número de pesquisas e compras são a alta demanda por produtos de beleza e estética, mercado que o Brasil lidera na América Latina, e a facilidade do acesso a essas plataformas pelo celular, principal meio de utilizado.Um levantamento publicado, no ano passado, pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico ( AbComm) revela que 82% das visitas do segmento de saúde e farmácia são realizadas a partir de dispositivos móveis. O setor é o quarto mais acessado via celulares e similares, atrás apenas do setor de joias e relógios, infantil e de calçados.

Pague Menos inova com hemograma nas farmácias

Hemograma nas farmácias
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A inclusão do exame de hemograma nas farmácias é uma novidade promovida pela parceria entre a Pague Menos e a Hilab, biotech brasileira especializada em tecnologia diagnóstica. A adição pioneira do procedimento reforça a missão da varejista de levar saúde e qualidade de vida aos brasileiros.

A novidade, utilizada para avaliar a concentração de diversos componentes do sangue, já está disponível nas lojas da rede em São Paulo, e deve chegar às unidades do Ceará, Rio Grande do Norte e Sergipe até o final do mês de julho.

Hemograma nas farmácias reforça hub de saúde

“A parceria com a Hilab reforça o hub de saúde da Pague Menos, fortalecendo nosso compromisso em fornecer saúde e bem-estar a todos os brasileiros, ampliando o acesso e ajudando a desafogar o sistema público de saúde”, reforça Socorro Simões, diretora do Hub de Saúde da rede.

O projeto nasceu em 2014 e já está presente em mais de 1.100 lojas, espalhadas por todo o país. O catálogo da Clinic Farma inclui mais de 60 serviços, como a aplicação de vacinas e testes rápidos.